Uma coisa que o Spawn (personagem criado por Todd McFarlane) pode se orgulhar – dentro do mundo dos quadrinhos – é que ele nunca sofreu um reboot, ou seja, passou por uma “grande crise” que apagasse e recomeçasse tudo de novo sua história (passar por crises ele passou, mas vocês entenderam a referência). Entretanto, isso não impede de existir versões alternativas, vindas de outras linhas do tempo, do nosso querido Spawn. Ao contrário disso, existem alguns deles que apareceram em outros títulos de Spawn ao longo do tempo, como por exemplo; Spawn Pós-Apocalíptico Daniel Llanso, da série A Maldição do Spawn (Curse of Spawn 1–4), e o Spawn Pesadelo (Nightmare Spawn) da série Hellspawn. Mas não estamos aqui para falar sobre isso, até porque já temos outras ótimas matérias listando estes outros hellspawns.

A matéria é para situar você fã nesta “linha do tempo” cronológica da revista mensal do Spawn, mostrando as grandes fases do personagem desde o número 1 até a fase mais atual, onde nós acompanhamos todos os arcos de histórias e as grandes sagas deste hellspawn principal da história… Al Simmons! Em especial, no ano de 2021, tivemos a expansão do Universo de Spawn de forma que agora outros títulos irão intercalar com a revista mensal padrão.

Para não se perder em tudo que aconteceu, listamos aqui abaixo todas as principais fases de Spawn, dividido por arcos de histórias ou grande sagas (existem muitos termos para definir isso, muitas vezes vemos em inglês usarem o termo “run” para indicar o período que um artista ficou a frente de um título; arco de história são vários capítulos interligados; uma saga é um arco de história, porém muito maior, de proporções mais “épicas”).

Fizemos uma transmissão de vídeo ao-vivo pelo YouTube comentando e conversando sobre este assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=nxgqtFVo4sI

Listas das fases (arcos de histórias) de Spawn:

1 – 24 = Clássica – Todd McFarlane (com convidados, Alan Moore, Frank Miller, Dave Sim, Neil Gaiman, Grant Morrison, Julia Simmons)
25 – 100 = Heroica Parte 1 – Greg Capullo (Todd McFarlane e Brian Holguin, com Tony Daniel)
101 – 150 = Heroica Parte 2 – Angel Medina (Todd McFarlane e Brian Holguin)
151 – 164 = Armagedon (David Hine e Philip Tan)
165 – 184 = New Flesh (até 169) e Neo Noir (David Hine e Brian Harbelin)
185 – 250 = Jim Downing (Szymon Kudranski, Whilce Portatio, Will Carlton)
251 – 266 = Ressurreição e Guerra Contra Satã (Jonboy Meyers, Erik Larsen)
267 – 275 = Inferno na Terra (Erik Larsen, Szymon Kudranski)
276 – 299 = Terror Sombrio / Inimigo do Estado / Vingança (Jason Shawn Alexander)
300 – atual = Nova Fase Spawn e Universo Spawn (com vários artistas, porém, destaque para Carlos Barbieri até edição 320)

Esta fase atual, após o número 300, é justamente onde entra as novas revistas: Spawn’s Universe, King Spawn, Gunslinger e The Scorched.

Resumidamente:

1 – 150 = Saga Clássica Heroica
151 – 184 = Saga Armagedom e Sombria
185 – 250 = Saga Jim Downing
251 – 300 = Saga Ressurreição
301 – atual = Saga Contemporânea (Universo Expandido)

Links úteis:

Importante deixar registrado aqui abaixo outros links extremamente úteis que vai ajudar você fã a não apenas entender tudo de Spawn, mas até para completar sua coleção de quadrinhos. Por exemplo, quando você vê ler a matéria sobre os títulos das histórias consegue perceber muito melhor cada um destes capítulos na história do Spawn. Assim como na matéria da cronologia podemos ter uma visão ampla de tudo que aconteceu além das histórias da revista mensal. Já na matéria dos encadernados podemos ter acesso a estas sagas e histórias todas reunidas (mesmo que ainda faltem coletar alguns números).

Nosso site (no momento que escrevo esta matéria) está se aproximando da marca de 1.000 páginas escritas!!! Vida longa ao rei, digo, ao Spawn!

Lista de encadernados Spawn
A Cronologia de Spawn
Lista completa dos títulos e capas das histórias de Spawn
Lista de publicações brasileiras (Checklist Completo)
Spawn – Mensal – Introdução


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

Instagram – https://instagram.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Deixe o seu comentário