Antes de começarmos listar os encadernados precisamos colocar alguns pingos nos “i” com relação alguns termos e nomenclaturas.

Acima você encontra uma linda coleção de 12 volumes importados de Spawn Origins, que coleta (ou encaderna) várias edições mensais individuais de Spawn, em edições de capa dura (hardcover), lançadas na Alemanha pela Panini Comics. Também existem encadernados para A Maldição do Spawn (Curse of Spawn).

Nos Estados Unidos as histórias do Spawn são lançadas mensalmente em edições chamadas de single issues, ou seja, uma issue é um dos nomes que eles usam pra designar uma monthly comic book , que em português significa quadrinho mensal, ou usando um termo editorial, chamado de revista de linha. Já o termo single seria para dizer que é uma edição individual.

Essas edições mensais possuem em média 22 páginas de história (desconsiderando as diversas propagandas no meio da revista). Ainda que este número pode variar para mais ou menos. Diferente daqui do Brasil, que uma edição mensal geralmente é chamada de mix, pois justamente elas reúnem um mix de diversas HQs (podendo ou não ser do mesmo personagem) de 2 até 4 histórias single issue da versão americana.

Então o que chamamos de encadernado é basicamente uma edição que reúne em média 6 edições das mensais americanas single issue. Este número também pode variar dependendo do arco de história, ou de uma saga (conjunto de vários arcos de histórias) coletadas. Podem conter 6, 8, 10, 12 single issues por edição encadernada. Geralmente com 6 edições coletadas em um encadernado temos pelo menos 132 páginas de história, acrescente aí alguns extras como um prefácio ou posfácio, páginas das capas variantes, esboços, etc, uma edição assim pode ultrapassar 144 páginas, por exemplo.

Isto é apenas uma visão geral do que é um encadernado. Vamos pegar como exemplo o primeiro arco de história das origens do Spawn. São 4 histórias com o título “Questões”. Mas reunir apenas essas 4 revistas não vale muito a pena comercialmente, então eles jogam outras single issue para chegar numa quantidade de páginas próximo a 100 páginas. Se a gente pegar como exemplo a fase da “Saga do Armageddon” (que reúnem as edições 150 a 164 – veja a lista abaixo para maiores detalhes), podemos ter 3 encadernados individuais com 164 páginas cada ou um, ou apenas 1 encadernado especial coletando tudo em 492 páginas! Estes encadernados com muitas páginas (alguns ultrapassando as 1.000 páginas facilmente) podem ser chamados por vários nomes, dentre eles compendium, omnibus, absolute, integral, deluxe book, definitive edition e por aí vai.

Para ilustrar: estes dois encadernados de Spawn, no idioma português, lançado pela Devir Editora em maio de 2005, reúnem as 8 primeiras edições. O Volume 1 “Saído do Inferno” dos números 1 a 4 e o Volume 2 “Segredos Obscuros” dos números 5 a 8. São encadernados de capa cartonada extremamente raros de serem achados.

Para encerrar esta introdução ao assunto, temos duas categorias básicas de tipos de encadernados, com relação a impressão: versão capa dura (hardcover ou HC em inglês) ou capa cartonada (trade paperback ou TPB em inglês). Edições capa cartonada podem ser chamadas também de capa cartão ou lombada quadrada. Há alguns encadernados que são em capa canoa, ou seja, são edições grampeadas no meio, chamada também de capa brochura.


Agora sim, vamos a lista de compilados encadernados já lançados do Spawn! Lembrando que muitos deles podem ser encontrados para compra no site da Amazon.

Os primeiros encadernados do Spawn datam de 1995, em formato brochura (ou capa cartonada). Na época do lançamento do filme de 1997 (protagonizado por Michael Jai White, John Leguizamo, Martin Sheen, Theresa Randle e D.B Sweeney), houve uma reedição dos primeiros 4 volumes com um desenho de capa diferente, feitas por Ashley Wood. Entre os anos de 2005 a 2008 novos encadernados (trade paperbacks TPBs) foram feitos e depois houve um breve hiato de novas edições (coletando histórias inéditas das single issues). Estes encadernados foi uma nova coleção chamada de Spawn Collection coletando, em média, 20 edições por volumes, chegando até a edição de número 116.
Nesse meio tempo, em 2009 foi lançado uma versão de luxo, em capa dura (hardcover HC), com um tamanho diferenciado e com uma espécie de luva protetora (slipcase) para guardar estes livros. Essas edições deluxe das origens do Spawn vinham com as capas todas na cor preta, com reserva de verniz. Totalizaram 4 volumes, coletando até a edição 100.
Dando continuidade nas reimpressões das histórias de origens, foi lançado já em 2010 uma nova série de encadernados, também em formato capa dura, porém com capas na cor branca e utilizando novas artes desenhadas por Greg Capullo. Estas edições relançavam as primeiras edições do Spawn e foi até ao volume 10. A mesma versão desta coleção, batizada de Origins, foi lançada também em versão capa cartonada (substituindo a coleção anterior Spawn Collection iniciada no final de 2005), totalizando 20 volumes. Curioso notar que apenas no volume 1 da edição de capa dura de Origins houve pela primeira vez a reimpressão da famosa edição de número 10, desenhada por Dave Sim (que não era permitida ser republicada fora dos EUA)… Vale lembrar que no Brasil ficou uma numeração a menos – sendo o número 10 daqui a número 11 de lá – até que na edição número 50 isso voltou ao normal!
A partir de 2015 – até o momento do fechamento deste artigo – começou a ser lançado com uma certa regularidade novas edições encadernadas de Spawn, coletando novas histórias das single-issues e não apenas reimpressões e/ou novas coletâneas. Também foi lançado uma versão chamada Compendium que coleta as 50 primeiras edições (incluindo novamente o número 10) em arte apenas em preto e branco.

A revista Spawn foi lançada em mais de 120 países, e 15 idiomas diferentes. Vendeu 1.7 milhões de cópias apenas na edição número 1 e aqui no Brasil o número chegou em 80 mil exemplares vendidos! Listar todos os encadernados já lançados em vários idiomas de diversos países (e até suas variantes) é uma tarefa um tanto quanto difícil, por isso vamos nos ater apenas nas edições lançadas nos EUA e aqui no Brasil – veja até o final deste artigo 🙂

Encadernados de Capa Cartonada / Trade PaperBack (TPB)

Para ilustrar os primeiros encadernados de Spawn (books 1 – 12). Nota-se que na 2ª impressão dos primeiros 4 livros houve uma modernização no desenho da capa (obs: acima colocamos apenas os 3 primeiros encadernados na qual teve um diferença visual no layout da capa).

• Book 1, Beginnings / “Começos” (junho, 1995) – edições 1 a 5 (nota: a segunda impressão, iniciado em 1997, vinha com uma nova capa)
• Book 2, Dark Discoveries / “Segredos Obscuros” (junho, 1996) – edições 6 a 9 e 11 (nota: a número 10, desenhada por Dave Sim, não era para ser considerada cânone, por isso esse era um dos motivos para que não fosse republicada fora dos EUA)
• Book 3, “Book 3″ / “Livro 3” (dezembro, 1996) – edições 12 a 15
• Book 4, Escalation / “Escalada” (maio, 1997) – edições 16 a 20
• Book 5, Death and Rebirth / “Morte e Renascimento” (novembro, 1997) – edições 21 a 25
• Book 6, Pathway to Judgement / “Caminho para o Julgamento” (maio, 1998) – edições 26 a 30
• Book 7, Deadman’s Touch / “O Toque do Falecido” (novembro, 1998) – edições 31 a 34
• Book 8, Betrayal of Blood / “Traição de Sangue” (março, 1999) – edições 35 a 38
• Book 9, Urban Jungle / “Selva Urbana” (outubro, 1999) – edições 39 a 42
• Book 10, Vengeance of the Dead / “Vingança dos Mortos” (abril, 2000) – edições 43 a 47
• Book 11, Crossroads / “Encruzilhada” (outubro, 2000) – edições 48 a 50 (nota: a número 50 é double-sized, isto é, possui o dobro de páginas, pois veio com duas histórias, já no Brasil foi onde a diferença de numeração se realinhou – causado por causa da não publicação do número 10, conforme explicado anteriormente)
• Book 12, Immortality / “Imortalidade” (março, 2001) – edições 51 a 54

Para ilustrar a segunda leva de encadernados TPBs do Spawn, (chamada de Spawn Collection totalizando 6 volumes), com o primeiro volume lançado no final de 2005. Coletavam em média 20 edições, sendo em média 400 páginas por edição. Chegando até ao número 116, esta coleção foi substituída pela coleção de capa branca chamada Spawn Origins em 2009, na qual ganhou duas versões: em capa cartonada (trade paperback) e capa dura (hardcover).

• Spawn Collection Volume 1 (dezembro de 2005) – edições 1 a 8, 11 a 12 (nota: não foi publicado a número 10 por questões legais com Dave Sim, só voltou a ser republicada a partir de 2009)
• Spawn Collection Volume 2 (julho 2006) – edições 13 a 33
• Spawn Collection Volume 3 (março, 2007) – edições 34 a 54
• Spawn Collection Volume 4 (setembro, 2007) – edições 55 a 75
• Spawn Collection Volume 5 (abril, 2008) – edições 76 a 95
• Spawn Collection Volume 6 (agosto, 2008) – edições 96 a 116

Para ilustrar outro encadernado de capa cartonada extremamente raro de ser achado do Spawn, uma edição da Capital City Distribution, coletando apenas as 3 primeiras edições.

• Spawn: Capital Collection (janeiro, 1993) – coleta as edições 1 a 3 (nota: esta foi uma versão especial disponível da Capital City Distribution, com apenas 1.200 cópias produzidas)

Para ilustrar edições de capa dura e capa cartonada do Spawn. A edição de capa dura preta, à esquerda, é uma versão totalmente de luxo (deluxe), totalizando 4 volumes. A edição de capa cartonada, à direita, é uma versão especial em preto e branco, ressaltando apenas a arte desenhada, sem as cores.

• Spawn Compendium Volume 1 (junho, 2012) – coleta as edições dos números 1 a 50 com arte totalmente em preto e branco (nota: esta versão com quase 1.000 páginas e não possui as capas das revistas)

Para ilustrar a lista de encadernados do Spawn lançados no Brasil. Destacando todas as editoras por onde foi publicado: Abril Jovem, Pixel Media, HQ Maniacs (HQM) e New Order.

• As 10 Primeiras Edições de Spawn, Edição Especial Encadernada, Editora Abril Jovem (agosto, 1997) [Brasil] – edições 1 a 9 e 11
• Spawn: Origem – Volume 1, Editora Pixel Media (junho, 2007) [Brasil] – edições 1 a 5
• Spawn: Origem – Volume 2, Editora Pixel Media (março, 2008) [Brasil] – edições 6 a 9 e 11 (nota: como já explicamos acima, a número 10 não poderia ser republicada fora dos EUA, até que um novo acordo foi feito entre Dave Sim e Todd McFarlane entre 2009 e 2010)

• Spawn: The Armageddon Collection Part 1 – edições 150 a 155
• Spawn: The Armageddon Collection Part 2 – edições 156 a 164
• Spawn: The Complete Armageddon Collection – coleta as edições 150 a 164 (nota: a número 165 não foi incluída pois era dedicada a história do Spawn Mandarim)

• Spawn: Armagedom Parte 1 – Edição de Colecionador, Editora Pixel Media (outubro, 2007) [Brasil] – edições 151 a 155
• Spawn: Armagedom Parte 2 – Edição de Colecionador, Editora Pixel Media (outubro, 2007) [Brasil] – edições 156 a 160
• Spawn: Armagedom Parte 3 – Edição de Colecionador, Editora Pixel Media (novembro, 2007) [Brasil] – edições 161 a 165 (nota: diferente da edição americana, a Pixel Media incluiu a número 165)

• Spawn: New Flesh Collection / “Novo Corpo” ou “Carne Nova” (dezembro, 2007) – edições 166–169 (nota: foi incluído uma curta história lançada em Image Holiday Special 2005)
• Spawn: Neo Noir / “Novo Noir” – edições 170 a 175

• Spawn: Herança Maldita, Editora HQM – HQ Maniacs (agosto, 2012) [Brasil] – edições 176 a 184 (nota: não se tem nenhum registro de um encadernado americano coletando esta fase)

Para ilustrar os encadernados que vieram depois do Armagedom e antes da Ressurreição do Spawn. No arco “EndGame” temos o encerrando de um período de histórias com Al Simmons e em seguida se inicia histórias de um novo Spawn chamado Jim Downing, porém só foram coletadas as primeiras 12 edições, em dois volumes.

• Spawn: EndGame Volume 1 / “Fim de Jogo” (junho, 2009) – edições 185 a 190
• Spawn: EndGame Volume 2 / “Fim de Jogo” (abril, 2010) – edições 191 a 196
• Spawn: EndGame Collection / “Fim de Jogo” ou “Final de Jogo” (janeiro, 2011) – edições 185 a 196 (nota: algumas artes foram alteradas para estas coletâneas)

• Spawn: New Beginnings Volume 1 / “Novos Começos” (julho, 2011) – edições 201 a 206
• Spawn: New Beginnings Volume 2 / “Novos Começos” ou “Novos Caminhos” (março, 2012) – edições 207 a 212

Para ilustrar a capa dos últimos encadernados lançados de Spawn (atualizado até junho de 2019). Ainda saiu um especial spin-off chamado “Spawn Kills Everyone!” (em tradução livre seria Spawn Mata Todo Mundo!).

• Spawn: Resurrection (novembro, 2015) – edições Spawn: Resurrection e números 251 a 255
• Spawn: Ressurreição, Editora New Order (junho, 2016) [Brasil] – edições 251 a 255, incluindo o especial Spawn: Resurrection (nota: leia aqui a nossa resenha – sem spoilers)

• Spawn: Satan Saga Wars / “A Saga da Guerra Contra Satã” (junho, 2016) – edições 256 a 262
• Spawn: Hell on Earth / “Inferno na Terra” (setembro, 2017) – edições 263 a 275
• Spawn: Dark Horror / “Horror Sombrio” (abril, 2019) – edições 276 a 283
• Spawn: Enemy of the State / “Inimigo do Estado” (agosto, 2019) – edições 284 a 290

Acima colocamos todas as capas dos encadernados capa cartonada (trade paperback) coletando as primeiras histórias de origem do Spawn, na coleção chamada “Spawn Origin Collection“, coletando em 20 volumes da edição 1 até 122, sendo que a mesma coleção em versão capa dura (hardcover), em 10 volumes, foi da número 1 até edição 125.

Spawn Origins Collection (capa cartonada) – trade paperback

Esta nova linha de encadernados do Spawn teve a proposta de apresentar em ordem cronológica a saga de origem do personagem, chegando até ao volume 20, coletando ao todo do número 1 até 122 da revista mensal (single issue). Esta coleção possui três versões: uma mais “simples” em capa cartonada, com cerca de 130 a 150 páginas por volume (coletando 6 números por edição) e mais duas versões em capa dura, uma branca e outra preta, com o dobro de páginas e um tamanho diferenciado também. Todos os volumes saíram com capas desenhadas por Greg Capullo.

• Spawn Origins Collection Volume 1 (maio, 2009) – edições 1 a 6 (nota: este volume 1 já chegou na sua sexta reimpressão em 2019)
• Spawn Origins Collection Volume 2 (julho 2009) – edições 7 a 9, 11 a 14 (nota: a edição de número 10 só foi republicada na versão de capa dura desta coleção)
• Spawn Origins Collection Volume 3 (dezembro, 2009) – edições 15 a 20
• Spawn Origins Collection Volume 4 (janeiro, 2010) – edições 21 a 26
• Spawn Origins Collection Volume 5 (maio, 2010) – edições 27 a 32
• Spawn Origins Collection Volume 6 (junho, 2010) – edições 33 a 38
• Spawn Origins Collection Volume 7 (setembro, 2010) – edições 39 a 44
• Spawn Origins Collection Volume 8 (novembro, 2010) – edições 45 a 50
• Spawn Origins Collection Volume 9 (fevereiro, 2011) – edições 51 a 56 (February 2011)
• Spawn Origins Collection Volume 10 (março, 2011) – edições 57 a 62
• Spawn Origins Collection Volume 11 (junho, 2011) – edições 63 a 68
• Spawn Origins Collection Volume 12 (setembro, 2011) – edições 69 a 74
• Spawn Origins Collection Volume 13 (janeiro 2012) – edições 75 a 80
• Spawn Origins Collection Volume 14 (março 2012) – edições 81 a 86
• Spawn Origins Collection Volume 15 (junho, 2012) – edições 87 a 92
• Spawn Origins Collection Volume 16 (setembro, 2012) – edições 93 a 98
• Spawn Origins Collection Volume 17 (fevereiro, 2013) – edições 99 a 104
• Spawn Origins Collection Volume 18 (maio, 2013) – edições 105 a 110
• Spawn Origins Collection Volume 19 (setembro, 2013) – edições 111 a 116
• Spawn Origins Collection Volume 20 (fevereiro, 2014) – edições 117 a 122

Encadernados de Capa Dura / Hardcover (HC)

Para ilustrar as capas das edições de capa dura (hardcover) da coleção “Spawn Origin Collection” em 10 volumes, coletando em média 10 números por edição, sendo o dobro do que era coletado na versão de capa cartonada (trade paperback) da mesma coleção, na qual foram 20 volumes TPBs.

Spawn Origins Collection (capa dura)

Esta coleção definitiva do Spawn é a segunda versão da série Origins Collection, porém em capa dura com o dobro do número de páginas (coletando 12 números por edição). Contém o mesmo conteúdo do outro encadernado de capa cartonada, porém nos extras há as novas capas utilizadas dos volumes TPBs e ilustrações em preto e branco. Cada lombada possui uma caveira numa cor diferente em cada edição, e o desenho da capa também é de Greg Capullo. Outra diferença é que antes da edição de número 10 (aquela famosa revista escrita por Dave Sim), nesta coleção há uma carta explicando todo o ocorrido entorno da não republicação ao redor do mundo e o motivo que levou agora ela ser relançada, uma espécie de carta escrita pelo próprio Dave Sim (pra não deixar mais dúvidas sobre este fato ocorrido). Também há alguns pequenos textos escritos por Todd McFarlane antes de cada edição.

• Spawn: Origins Collection – Book 1 (março, 2010) – edições 1 a 12
• Spawn: Origins Collection – Book 2 (novembro, 2010) – edições 13 a 25
• Spawn: Origins Collection – Book 3 (março, 2011) – edições 26 a 37
• Spawn: Origins Collection – Book 4 (setembro, 2011) – edições 38 a 50
• Spawn: Origins Collection – Book 5 (janeiro, 2012) – edições 51 a 62
• Spawn: Origins Collection – Book 6 (maio, 2012) – edições 63 a 75
• Spawn: Origins Collection – Book 7 (setembro, 2012) – edições 76 a 87
• Spawn: Origins Collection – Book 8 (abril, 2013) – edições 88 a 100
• Spawn: Origins Collection – Book 9 (setembro, 2013) – edições 101 a 112
• Spawn: Origins Collection – Book 10 (outubro, 2016) – edições 113 a 125

Para ilustrar o máximo de qualidade em encadernados do Spawn! Esta coleção de origem é a edição definitiva do Spawn. Completo em 4 volumes de capa dura, vem com uma slipcase especial em mais de 600 páginas por edição. São todas edições numeradas e assinadas por Todd McFarlane.

Spawn Origins Collection: Deluxe Edition (capa dura)

Esta coleção de luxo é a terceira versão da coleção Origins, tem em média 600 a 700 páginas (coletando 25 números por edição), são assinadas e numeradas, ou seja, é um item de colecionador! Também possui um tamanho de página maior que da outra coleção Origins Collection de capa dura branca lançada (quase se comparando aquelas versões absolutes da DC Comics). Possui uma caixa (slipcase) para guardar o encadernado dentro e possui reserva de verniz no logo e na caveira da capa, que seguindo a mesma ideia da lombada das edições de capa dura e capa cartonada de Spawn Origins, possui uma coloração diferente em cada edição (apenas no olho da caveira, sendo na ordem: verde, vermelho, azul, amarelo).

• Spawn Origins Collection: Deluxe Edition – Vol. 1 (dezembro, 2009) – edições 1 a 25
• Spawn Origins Collection: Deluxe Edition – Vol. 2 (dezembro, 2010) – edições 26 a 50
• Spawn Origins Collection: Deluxe Edition – Vol. 3 (dezembro, 2012) – edições 51 a 75
• Spawn Origins Collection: Deluxe Edition – Vol. 4 (dezembro, 2013) – edições 76 a 100

As capas das edições de capa dura branca, quando abertas, formam uma imagem completa. A ilustração acima, desenhada por Greg Capullo, foi usada no volume 7 de Spawn Origins Collection Hardcover Edition.
As capas das edições de capa dura branca, quando abertas, formam uma imagem completa. A ilustração acima, desenhada por Greg Capullo, foi usada no volume 9 de Spawn Origins Collection Hardcover Edition.

Como bônus encerramos este artigo com uma lista de encadernados que saiu pelo selo Planeta Cómic/World Comics da Editora Planeta DiAgostini, em espanhol:

Para ilustrar: acima estão as capas dos encadernados de Spawn lançado pelo selo Planeta Cómic/World Comics, da editora Planeta DiAgostini, que saiu no idioma espanhol.

• Spawn Vol. 1 – Deuda con el Diablo / “Débito com o Diabo” (dezembro, 2005) – coleta as edições 140-144
• Spawn Vol. 2 – Aullido / “Uivo” (dezembro, 2005) – edições 145 a 150
• Spawn Vol. 3 – La Promesa / “A Promessa” (dezembro, 2006) – edições 151 a 157
• Spawn Vol. 4 – Destruccion / “Destruição” (abril, 2007) – edições 158 a 162
• Spawn Vol. 5 – Los que Oyen Voces / “Aqueles que ouvem vozes” (abril, 2008) – edições 163 a 168
• Spawn Vol. 6 – Tres Hermanos / “Os Três Irmãos” (janeiro, 2010) – edições 169 a 173
• Spawn Vol. 7 – El Monstruo de la Burbuja / “O monstro da Bolha” (maio, 2010) – edições 174 a 178)
• Spawn Vol. 8 – La Batalla Interior / “A batalha Interior” (maio, 2010) – edições 179 a 184 (nota: esta edição serviu de base para a editora Pixel Media lançar aqui no Brasil o encadernado, que foi rebatizado aqui pelo @Leo Violador, chamado “Herança Maldita”)
• Spawn Vol. 9 – Fin del Juego 1 / “Fim de Jogo 1” (julho, 2010) – edições 185 a 190
• Spawn Vol. 10 – Fin del Juego 2 / “Fim de Jogo 2” (setembro, 2010) – edições 191 a 196
• Spawn Resurrección / “Ressurreição” (setembro, 2017) – edições Spawn Resurrection #1, e os números 251 a 255


Neste artigo focamos apenas nos encadernados do Spawn, não considerando os especiais (o primeiro anual do Spawn, Blood and Shadows, e depois Blood and Salvation), spin-offs da série, que são muitos: Curse of Spawn, The Undead, The Dark Ages, Hellspawn, Sam & Twith, Book of Dead, Medieval Spawn & Witchblade, Shadows of Spawn, e os clássicos Ângela (Angela’s Hunt), Violador e Feudo de Sangue (Blood Feud), tão pouco os one-shots (edições especiais de apenas 1 única edição, como por exemplo Spawn: Godslayer, os encontros com Batman e também Savage Dragon).

Espero que tenham gostado desta lista e seja útil para você! Sempre que possível vamos atualizar esta artigo, para não ficar defasado.

Fiquem de olho em todas as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube) para futuras novidades e atualizações!

Até a próxima, soldados do 8º Círculo!

Referências:
www.guiadosquadrinhos.com.br
www.goodreads.com
www.spawnworld.com
en.wikipedia.org/wiki/Spawn_(comics)#Collected_editions

Deixe o seu comentário