Conheça a história de todos as pessoas que foram amaldiçoadas e se tornaram soldados do Inferno na eterna luta contra o Céu

Matéria originalmente publicada no Spawn Alley e posteriormente em Spawn # 176 (Pixel Media – Outubro/2008)


O hellspawn é um soldado que está sendo treinado para compor o exército do Inferno contra as hostes do Céu na apocalíptica batalha entre o bem e o mal chamado Armagedom. A palavra hellspawn pode ter duas traduções: Hell (Inferno) e Spawn (cria, filhotes oriundos de ova, prole e desova), assim pode ser lido como cria do Inferno ou filhote infernal; porém também pode ser lido como Hell’s Pawn onde Pawn significa peão. No jogo do xadrez, o peão é uma peça de movimento limitado, a qual se desloca só para frente, de casa em casa, e sua função é proteger peças importantes como a rainha. Pawn também pode ser traduzido como fantoche, títere e também como um soldado de infantaria. Então uma tradução completa para Hellspawn ou Hell’s Pawn seria um ser que foi criado no Inferno para ser um soldado que é manipulado e descartado a fim proteger seus superiores (leia mais detalhes sobre este tema em que abordamos aqui e aqui).

Mas um exército não é feito de apenas um único soldado, assim como um tabuleiro de xadrez não é feito apenas de um único peão. Durante a saga de Spawn vimos que Al Simmons tem sido o hellspawn mais importante da história pois ele é o ponto de equilíbrio entre o Céu e o Inferno, mas ficou-se sabendo que ele não foi o único a receber o fardo da maldição. Vários homens e mulheres também morreram e fizeram pactos em troca de servir Malebólgia na sua infantaria. Portanto, eis aqui uma descrição de todos os hellspawns que já apareceram no título regular ou em séries relacionadas. Alguns já apareceram no Brasil, outros são desconhecidos do grande público, mas os relatos abaixo serão importantes para todos conhecerem um pouco sobre a mitologia do hellspawn.

Spawn Anjo

Referências: Curse of Spawn #25

Este hellspawn, que é magro, tem pele pálida, cabelos longos e vermelhos e uma cruz invertida tatuada na testa, age de forma diferente dos demais: ele prefere atacar diretamente na mente das pessoas. Sua origem e época são desconhecidas, pois ele apareceu apenas uma vez em uma era atual e sua vítima foi um garoto chamado Harley.

Tudo começa quando Harley é atacado por uma espécie de “consciência estranha” dentro de sua cabeça, induzindo-o a fazer coisas ruins durante um mês. O Spawn Anjo (que não tem nada de anjo) mostra a ele coisas sangrentas que ambos poderiam fazer juntos. Um fato foi quando seu amigo Travis convida Kelly, seu amor secreto, para sair. O Spawn Anjo quer vingar a humilhação do seu hospedeiro, mas Harley resiste.

Certo dia ao sair de seu trabalho, Harley é abordado por assaltantes que querem roubar seu carro. Depois de ser atingido pelo punho de uma arma, Harley liberta sua fúria e também o hellspawn que, usando o corpo do garoto, massacra os assaltantes com as próprias mãos. Um pouco depois, Harley avista Travis e Kelly juntos. O hellspawn o instiga a se vingar e joga seu carro de encontro ao carro de Travis que atinge um posto de gasolina. Travis, Kelly e seus amigos fogem enquanto Harley corre em seu encalço, matando todos em seu caminho. Eles tentam se esconder em um prédio abandonado, mas Harvey mata um por um. No fim, Travis e Kelly tentam fugir, mas ele é morto pelo amigo agora transformado em hellspawn. Kelly corre para casa apenas para ver seus pais mortos por Harley. Ela corre para cozinha e quando pega uma faca, Harley, num momento de serenidade ou apenas fingimento, diz que não é culpa dele e sim da entidade que habita seu corpo. Kelly reconhece Harley e ambos se abraçam.

Na manhã seguinte, Kelly amanhece morta pelo Spawn Anjo, agora dominando completamente o corpo de Harley, que agora não passa de uma fagulha de uma consciência perdida.

Spawn Zumbi

Referências: Curse of Spawn #22

O Spawn Zumbi tem uma particularidade em relação aos demais hellspawns: ele não é de nossa realidade e sim de uma Terra Paralela.

Um dia ao tentar se matar, um estudante chamado Ryan Hatchett pula de uma ponte em Nova York por se sentir abandonado por sua mãe alcoólatra e pela namorada não-declarada. Ao pular, inexplicavelmente, ele aparece em outra realidade, agora dominada por zumbis comedores de carne. Ao voltar para casa, agora cheia de ossos, encontra seus irmãos devorando sua mãe. Isto o assusta e ele foge para um beco e vê sua namorada ser atacada por dois colegas de escola, agora transformados em zumbis. Ryan salva a garota chamada Suzette que fica perplexa pois na verdade o Ryan desta realidade morreu num acidente de carro seis meses antes e conta que tudo agora é governado pelo Spawn Zumbi e seus comandados do alto da Estátua da Liberdade, agora Estátua da Morte. Ryan pergunta como isto ocorreu e Suzette explica que isto aconteceu quando um asteroide atingiu a Terra trazendo trilhões de vermes e o Spawn Zumbi.

Em um momento a sós, Ryan é atacado por uma dor e Suzette imagina que ele esteja se transformando em zumbi e foge. Nisto aparece o Aberração, morto pelo Spawn Al Simmons há algum tempo, que explica que ele é o escolhido para livrar o mundo do Spawn Zumbi. Ele então fica sabendo que Suzette é mantida cativa na Estátua da Morte para ser sacrificada. Ryan então se transforma em um zumbi chamado Hatchet (Machadinha, em português), o Executor dos Mortos. Hatchet, equipado com várias ferramentas, parte com uma moto em direção ao centro de governo do Spawn Zumbi, pois ao derrotá-lo esta Terra voltaria ao normal e ele poderia voltar para casa.

Depois de passar por alguns zumbis, ele encontra Suzette e o Spawn Zumbi, que possui uma serra elétrica no lugar do braço esquerdo. Ambos lutam e Hatchet atira um machado na cabeça do hellspawn enquanto foge com sua namorada. Ela então corre com medo por causa de sua aparência. O Aberração aparece e diz para deixá-la ir pois cedo ou tarde ela viraria sua comida. Hatchet então começa a sentir necessidade por carne e parte para sua nova vida como caçador de zumbis aguardando o próximo ataque do Spawn Zumbi.

Raenius, o Spawn da Era Mitológica

Referências: Curse of Spawn 20 e Curse of the Spawn 21

Na época em que os Deuses Olímpicos governavam a Terra, cerca de 2.000 a.C., Nix, a personificação da noite, observa o futuro e vê os deuses mortos e o Olimpo destruído por uma criatura vindas de um lugar chamado Inferno e composto por fogo e enxofre. Ela então vai avisar Hades, senhor do mundo subterrâneo, de que uma besta está vindo de um lugar além do Tártaro. Neste momento surge Raenius, um hellspawn composto de vários vermes saindo de sua cabeça e costas parecendo com serpentes e corpo totalmente esquelético.

Cérbero, o cão de três cabeças o ataca, mas é lançado no rio Aqueronte. A seguir Hades tenta atacar Raenius mas ele não é páreo para a fúria do hellspawn. Raenius parte sentindo que foi traído, sabendo que perdeu amigos e o amor de sua vida. Ele então lembra que era uma criança quando sua mãe, Ariena, o levou da Tessália, sua terra natal, para uma ilha distante para ser educado pelos centauros que o ensinaram a lutar. Para protegê-lo de Zeus, o deus dos céus, dos raios e trovões e Senhor dos Deuses, todos os centauros da ilha foram mortos. Zeus queria matá-lo pois Raenius é filho de Cronos, também seu pai, que um dia foi deposto do trono do Olimpo e morto pelo próprio filho. Zeus previu que um dia um filho de Cronos vingaria sua morte e mataria todos os deuses do Olimpo. Zeus então parte para a ilha onde encontra-se este “irmão” e o atira em um abismo de fogo ainda criança.

Ao morrer Malebólgia promete vingança e a possibilidade de reinar sobre a Terra. O hellspawn então parte em busca daquele que matou os centauros da ilha. Ao chegar a uma praia, Raenius é recebido por soldados-esqueletos e por sua comandante e amor de sua vida, Medusa, agora transformada por Atena em uma górgona, um ser com serpentes em lugar dos cabelos, membrana entre os dedos e olhar rublo que petrifica qualquer ser vivo. Ambos planejam se vingar daqueles que os humilharam, os deuses Olímpicos, enviando-os para o lugar agora recém criado chamado Inferno. Eles então partem para uma vila e mata todos seus habitantes, ora transformando-os em pedra ou crucificando. Raenius então parte para o Olimpo depois de saber que sua mãe também foi morta por Zeus.

No Olimpo, Zeus percebe que há algo de errado com o mundo e vê em uma poça que Hades está ferido. Zeus fica furioso ao perceber tal ameaça, antes alertada por sua esposa e irmã Hera. Ele então convoca Apolo, seu filho e deus do Sol, e explica a atual situação. Apolo então pede ao ciclope ferreiro Estéropes para criar uma arma que pudesse matar este novo tipo de criatura. Raenius surge e mata facilmente o ciclope fincando uma espada em seu olho. Quando estava pronto para matar Apolo, ele explica que odeia o pai por ser um ditador insensível e por ter estuprado sua mãe Latona. Raenius então aconselha Apolo a fugir do Olimpo se quiser viver. Sentindo que Apolo falhou, Zeus pede para que Hera vá para Hecatoncheires, lar do gigante Briareu, filho de Urano e Gaia. Ele pede para que ela se entregue aos seus prazeres em troca de ajuda contra o hellspawn. Hera faz o que pede por amor, mas avisa que nunca mais voltará ao Olimpo.

Mais tarde, próximo de chegar ao palácio de Zeus, Raenius encara Briareu, um horrendo monstro de cinquenta cabeças e cem braços que junto com seus irmãos foram lançados no fundo da terra por seu pai Urano, mas Zeus os libertou para lutar contra Cronos e os Titãs. Briareu é morto pelo hellspawn, que consegue entrar na sala do trono. Os dois lutam enquanto Raenius mostra o quão insensível e egocêntrico Zeus é para com os outros. No fim, Raenius cresce e devora o pai dos deuses da mesma forma que Cronos devorou seus irmãos antes de ser morto por Zeus. Cronos e Raenius estão vingados enquanto o hellspawn governa a terra ao lado do seu amor Medusa.

Romm, o Spawn Neanderthal

Referências: Curse of the Spawn # 11 (publicado no Brasil em A Maldição Spawn #3)

Romm é o hellspawn mais antigo de quem se tem notícia e foi o primeiro a enfrentar Ângela, a caçadora. Ela o caçou e depois o matou depois de ver em sua caverna corpos de mulheres e crianças em decomposição cheio de vermes. Isso fez com que Ângela o matasse sem dó nem piedade.

Pouco se sabe sobre Romm. Apenas que, segundo estudiosos, o Homem de Neanderthal viveu em alguns pontos da Europa, da Ásia e da África, entre 200 mil a 25 mil anos atrás (Era Paleolítica). Esses indivíduos tinham uma altura superior a 1,57m e andavam perfeitamente eretos, porém podemos ver que Romm tem mais de 2 metros de altura, talvez por efeito do necroplasma em seu corpo.

Na sua figura podemos perceber que quase não há sinal do uniforme simbionte, apenas algumas esporas em seu corpo. Há também crânios amarrados em ossos como se fossem correntes e duas espécies de chifres em suas costas. Podemos dizer também que ele não tem uma linguagem compreensiva pois as formas de linguagem não eram deste tempo. Também não sabemos a origem de seu pacto, mas com certeza foi de natureza maligna. 

Yagher Dien, o segundo Spawn da Era das Trevas

Referências: Spawn – The Dark Ages # 22

Este talvez seja o mais azarado dos hellspawns, pois ele foi criado no tempo certo, mas no momento errado.

Certa vez o hellspawn Iain Covenant, vulgo Cavaleiro Negro, teve seu necroplasma roubado por um grupo de druidas no século 10. Por não possuir mais o poder infernal Malebólgia pensou que ele tinha desaparecido, então ele recruta uma nova alma para ocupar o lugar. Seu nome era Yagher Dien.

Yagher viva numa pequena ilha na costa da Bretanha. Ele era um assassino, ladrão, depravador e mentiroso, fazendo dele um perfeito candidato a assumir o manto do hellspawn. Ele matava pelo simples prazer do sangue, por se sentir bem. Sua primeira morte foi aos onze anos ao matar seu irmão, afogando-o em um lago. Sua razão: sobrar mais comida na mesa para ele. Isto o fez amar a prática de matar.

Ele cresceu um homem inflexível e chegou a governar um pequeno vilarejo no sul da Irlanda. Por mais de dez anos em que governou ele assassinou mais de sete mil homens, mulheres e crianças pelo simples fato de mostrar que tinha o poder nas mãos, e isto lhe trazia alegria sem nenhum espaço para remorso.

Depois de anos de humilhação e tormentos, os aldeões capturaram Yagher, arrastando-o para o fogo e trespassando-o com foices e tridentes. Por fim, eles amarraram seus braços e pernas em quatros cavalos e os fizeram correr em direção oposta fazendo-o em cinco pedaços. Mesmo no momento da morte, Yagher sentia-se feliz por fazer com que seu povo sentisse o gosto pela morte, o preenchimento do vazio da dor pelo assassinato.

Por causa de suas ações na Terra, Yagher era um excelente candidato ao exército do Inferno. Depois de muitas torturas de Malebólgia, Yagher abraçou seu destino como o novo hellspawn. Mas ao ser lançado de volta à Terra algo estava errado…

Jamais existiram dois hellspawns ao mesmo tempo na Terra, e nem poderiam. Devido à perda do necroplasma, Covenant ficou “invisível” aos olhos do Inferno. Portanto, ao chegar na Terra, ele não estava em forma humana completa, e sim um feto dentro de um casulo pendurado em uma árvore, muito parecido de quando Billy Kincaid renasceu no Inferno. Yagher só estaria completo depois da morte de Covenant.

Ao perceber que tal monstro se fosse solto na Terra infligiria desgraças à humanidade, Covenant arranca Yagher da árvore espatifando-o no chão. Enquanto ele explodia a cabeça de Yagher aos seus pés, sete mil almas choravam em algum lugar sentindo-se em paz.

Continua na parte 2!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário