Parece até brincadeira, mas realmente é um assunto interessante entender o significado do termo “SPAWN”. Muitos não devem saber de todos os detalhes da história ou se confundir com o que é dito por aí. Como sempre, vamos trazer aqui uma matéria explicativa que pode surpreender até mesmo o mais antigo fã do personagem criado por Todd McFarlane.

Como diria o querido Ronnie Von: “Significa!” – entenda o meme clicando aqui, hehehe

Antes de Spawn

E a história do nome “SPAWN” começa ainda na adolescência do jovem canadense Todd McFarlane, aos 16 anos de idade ainda no ano de 1977. Ele já havia criado o nome, logotipo e até um primeiro uniforme que remete um pouco com o que acabou ficando na versão lançada em 1992 (principalmente por causa da grande capa vermelha, o formato da máscara e do “M” no peito).

Este é o primeiro visual do “Spawn” que foi criado ainda em 1977, quando Todd McFarlane tinha seus 16 anos. Assim, colocando por terra esta lenda urbana que diz que o nome veio por causa que ele queria alavancar as vendas da sua nova HQ colocando-a ao lado de “Spider-Man”. Ok, pode até ter ajudado sim, mas não foi ESTE o motivo que fez ele criar o nome do personagem a princípio. Pode ser até verdade para os outros amigos fundadores da Image Comics, com os nomes das equipes “Youngblood” e “WildC.A.T.S”, pois ambas ficariam próximas de letras “X”, como nas HQs de “X-Factor” e “X-Men”, dois títulos que Rob Liefeld e Jim Lee trabalharam anteriormente na Marvel antes de fundarem a Image Comics.

Leia nossos outros artigos falando sobre o SPAWN através dos links abaixo:

“S” de Spawn é lenda?

Existe uma lenda urbana na internet que diz que McFarlane foi tão marketeiro e esperto que ao criar seu primeiro personagem independente – após sair da Marvel e fundar a Image Comics em 1992, ao lado de seus amigos Erik Larsen, Jim Lee, Marc Silvestri, Rob Liefeld, Jim Valentino e Whilce Portacio – ele pensou em colocar o nome deste novo personagem começando com a letra “S” para ficar perto das HQs de Spider-Man, pois nas prateleiras das comic shops, quando os adolescentes e colecionadores fossem procurar por “Spider-Man” (na qual ele também havia desenhado anteriormente, entre 1987 e 1990), ficaria perto de um tal nova revista chamada “Spawn”, e consequentemente chamaria a devida atenção do comprador.

Porém, como você fã deve ter percebido vendo as outras matérias que já publicamos aqui no site do Spawn Brasil, esta teoria acima é totalmente infundada, já que como já contamos por aqui, o Tio Todd já tem este personagem engavetado desde seus 16 anos de idade, e quando ele criou o seu selo (TMP Inc. – de Todd McFarlane Productions Incorporations) dentro da Image Comics – para lançar a sua revista em quadrinho independente – não pensou duas vezes em usar definitivamente o SPAWN.

Mas aí que entra a questão toda… De onde ele tirou este nome?

O que diabos significa “SPAWN” (leia-se “spôn“, apesar de que no Brasil pegou a pronúncia “ispáu” – conhece as Tirinhas do Spáun?) ?!

Spawn ou Hellspawn?

Claro que quando Todd criou Spawn na adolescência ele não o fez como sendo uma cria do inferno, ou um soldado do inferno (na verdade, ele nem pensou muito a fundo no significado do nome nesta época) – como ficou popularmente conhecido aqui no Brasil por causa do subtítulo do filme de 1997, onde a gente já falou por aqui no site e também fizemos um incrível vídeo para o YouTube… Se por um acaso ainda não viu a matéria completa com várias curiosidades e segredos deste clássico filme, clique aqui.

Entretanto, depois que Spawn foi redesenhado e finalmente estreou nas HQs em 1992 em seu próprio título, então o significado do nome começou a ter mais importância e relevância.

Sozinho, o termo “spawn” tem o sentido de “desova”, algo que foi criado e largado, descartado, e é comumente associado à “desova de peixes”, “ovos de sapos” ou mesmo se referenciando com a “desova de cadáveres”.

“HellSpawn” também foi o título de uma série paralela (chamada de spin-off) à trama principal da série mensal.

O verdadeiro significado do nome

Em suma, o termo “spawn” significa “cria do inferno”, porém conforme as histórias da revista mensal foram se desenrolando, acabou surgindo o termo “hellspawn” para designar todos aqueles que vieram do inferno.

Portanto, “hellspawn” além de significar literalmente “cria do inferno” também pode ser lido como “hell’s pawn”, em português seria “peão do inferno” – sendo que apenas pawn significa aquela peça do tabuleiro de xadrez que tem o único objetivo de marchar sempre pra frente e proteger o rei e a rainha…

“I’m Spawn!!!”

Fazendo um breve parênteses; vale lembrar que este termo também é usado em jogos de MMORPG, como “respawn” ou “respawing”

Outros significados para “spawn” também pode ser “prole”, “criação”, e “descendência”. Portanto, podemos dizer que SPAWN significa “um ser descartável criado no inferno com o objetivo de proteger os senhores infernais”.


Fiquem de olho em nosso site pois sempre estamos publicando conteúdos exclusivos. Siga-nos em todas nossas redes sociais, estamos no Facebook, temos um grupo com muitos fãs, acompanhe-nos via Instagram e também via canal exclusivo e inédito no YouTube do Spawn Brasil!

Até a próxima, soldado do oitavo círculo!

“To be or not to be Spawn?” Imagem da capa da edição #83, página 12.
Deixe o seu comentário