Lista de diferenças entre Animação HBO 1997 X Quadrinhos SPAWN

Juntamos aqui uma lista com 24 itens que a animação do Spawn da HBO difere dos quadrinhos do Spawn!

0
859

O ano de 1997 ficou marcado como sendo um dos primeiros anos de sucesso do personagem que a gente tanta gosta de falar aqui no site… o SPAWN, a criação máxima de Todd McFarlane! E neste ano, além do filme ter estreado, tivemos também um grande sucesso, o lançamento da animação do Spawn pelo canal a cabo HBO! Foi a primeira adaptação em desenho animado feito pelo canal HBO.

O desenho possuía uma animação muito fluída, com muitas sombras, atmosfera pesada, violência extrema, bem obscura pois era voltada para o público adulto. Tanto que passava depois da meia noite. Havia até um aviso antes indicando que não era recomendado para menores de 18 anos de idade. A animação teve 3 temporadas e 18 episódios ao todo. A adaptação ficou a cargo de Alan McElroy, o mesmo que escreveu o roteiro do filme de 1997 e também das séries The Curse of Spawn e Spawn: Blood and Salvation. A série originalmente ficou no ar de 16 de Maio de 1997 até 28 de Maio de 1999.

No Brasil ela chegou em formato de VHS acompanhado por HQs que compilavam duas edições da mensal, 52 páginas, com capas diferentes baseadas na animação, vinha um pocket guide junto (com os diálogos originais dos episódios) e foram 12 edições ao total lançados pela Editora Abril. Porém apenas as duas primeiras temporadas chegaram neste formato, indo ao ar sempre na TV a Cabo (e a terceira parte só pra quem assinava a HBO). A gente já falou sobre esta coleção em diversas outras matérias do site, só procurar aqui. Posteriormente saiu no Brasil um DVD (com uma ótima dublagem) da série animada, mas na verdade eles fizeram uma compilação juntando todos os episódios da primeira temporada em formato de longa metragem (cortando várias partes). Este mesmo “filme” da animação do Spawn chegou a ser transmitido no Brasil no canal Band (Bandeirantes) e também no canal Multishow (Globosat). Lá fora a série saiu em 3 VHS e depois foi compilada em DVD, contendo as 3 temporadas. Houve uma versão especial do DVD (comemorando os 10 anos) com muitos extras (inédito por aqui). Hoje em dia está disponível digitalmente via streaming na HBO Max.

Aqui no final desta matéria colocamos também a lista dos títulos e resumos de cada um dos episódio da série.

Estas são as capas do VHS/DVD do que saiu lá fora nos Estados Unidos.
A primeira capa do DVD brasileiro é igual a capa da primeira temporada.

Assista agora mesmo através da plataforma HBO MAX!

Sim, isso mesmo! A plataforma de streaming on-line chegou no Brasil no dia 26 de junho de 2021. Para assistir ao Filme de 1997 e esta belíssima Série Animada, basta acessar os links abaixo que te levam para a HBO MAX.

Diferenças entre Spawn: The Animated Series X Spawn: The Comic Book

  1. Na animação temos Cogliostro informando que se passaram 400 anos desde que surgiu o último Hellspawn, sendo que na HQ eles são criados a cada 100 anos;
  2. Wanda é advogada no desenho. Por incrível que pareça, até hoje não foi revelada a profissão dela nos quadrinhos ou se ela realmente trabalha com advocacia;
  3. Toda a trama dos repórteres do Washington Post só aconteceu no desenho;
  4. No desenho Billy Kincaid é filho do senador Jennings. Na HQ Billy matou a filha do senador Jennings;
  5. Billy sequestra Cyan na animação e isso não aconteceu na HQ;
  6. No desenho não há aquela icônica cena do empalamento de Billy com as correntes do Spawn;
  7. Al Simmons nunca foi contratado para matar Billy Kincaid no desenho animado. Já na HQ ele estava investigando o caso a pedido do próprio senador (para vingar a morte da filha), e chegou a colocar na prisão o mesmo. Porém, Billy saiu da prisão exatamente 5 anos depois da morte e retorno de Al, agora como Spawn;
  8. No desenho Tony Twist não tem um dos dedos, indicando ter sido uma punição;
  9. O Sam do desenho é bem mais sério que na HQ;
  10. Nas HQs o nome verdadeiro de Capela é Bruce Stinson enquanto que no desenho ele é chamado de Jess Chapel;
  11. Na animação o personagem Capela sempre trabalhou com Jason Wynn e não foi para o Youngblood, enquanto que na HQ ele faz parte da equipe desde a primeira edição;
  12. Capela ficou louco após o confronto com Spawn e foi preso. Na HQ ele voltou aos becos, matou Bobby e acabou se matando (edição inédita no Brasil);
  13. A personagem Lisa Wu/Jade foi criada exclusivamente para a série animada numa tentativa de suprir a presença feminina deixado por Ângela ao lado de Spawn;
  14. Quando Ângela chega à Terra sua licença de caça é negada por Rafaelle no desenho. Na HQ é autorizada por Gabrielle;
  15. Os dois amigos mendigos de Spawn na HQ são Bobby e Botas. Na série animada os nomes são Bobby e Gareb;
  16. Enquanto que nas HQs o personagem Bobby é uma pessoa branca, na animação ele é negro;
  17. No primeiro confronto entre Spawn e Violador, este propriamente não fala, mas se comunica com Spawn por pensamento e diz que é assim que as criaturas do Inferno interagem. Isso jamais foi mencionado nas HQs;
  18. No desenho animado o demônio chefe do oitavo círculo, Malebólgia, nunca apareceu;
  19. Spawn nunca soltou rajadas de energia no desenho, sendo que nas HQs ele aprendeu a técnica logo nas primeiras edições;
  20. O Cavaleiro Negro da terceira temporada, assim como os anjos caçadores, foram criados apenas para o desenho;
  21. A guarda-costas de Jason Wynn, Merrick, foi criada somente para o desenho, uma alusão (talvez) a assistente do Lex Luthor (Mercy Graves);
  22. Nos quadrinhos Jason Wynn faz um trato com o Inferno para matar Al Simmons. Isso não é citado no desenho;
  23. Na animação não temos o arco de histórias com o Houdini, eles pulam direto para A Caçada, desta forma, diferente como vemos nas HQs (até edição 50), Spawn não tem o rosto costurado com o cardaço;
  24. Jason Wynn não chega a se transformar em Redentor no desenho pois o personagem Redentor não aparece em nenhuma temporada.

Todd McFarlane’s Spawn (Primeira Temporada)

  • Episódio 1 – LEMBRANÇAS INFERNAIS (Burning Visions): 400 anos se passaram. É hora de um novo guerreiro surgir da escuridão. Em Nova York, morre assassinado oficial Al Simmons. Nasce mais um Spawn. Ele não se lembra do seu passado. Em sua mente, apenas lembranças infernais.
  • Episódio 2 – INTENÇÃO DEMONÍACA (Evil Intent): O cenário é um beco de NY. Os personagens são os capangas do gânsgster Tony Twist. Vince, o mais cruel, amedronta dois mendigos em busca dos assassinos de seus colegas. Spawn mata todos eles, exceto Vince, para que conte a Twist que os becos têm um novo dono: o Guerreiro das Trevas.
  • Episódio 3 – SEM DESCANSO (No Rest, No Peace): Spawn entrega a Tony Twist o que sobrou do seu matador de aluguel, Chacina. Mas Spawn também é um cara que ama. Enquanto Terry e Wanda estão juntos, Spawn observa-os pela janela. Capela, seu ex-colega, lembra-se de Al Simmons. São flashes de um terrível pesadelo.
  • Episódio 4 – DOMINÓ (Dominoes): Ângela é bonita, escultural, inteligente: um anjo. Um anjo caçador de Spawns. Furiosa por não participar do caso do novo Spawn, Ângela vai buscar explicações com a embaixadora Gabrielle. Wanda, a ex-mulher do Spawn, também se envolve em investigações perigosas.
  • Episódio 5 – ALMAS SEM JULGAMENTO (Souls in the Balance): Jason Wynn (chefão da CIA), aperta o cerco sobre o Senador McMillan. As atitudes de Milan contrariam o acordo que fizeram. Wanda brinca com a filha Cyan em sua casa e recebe uma triste notícia: seu amigo Max está morto. Então o pior acontece: Cyan é raptada!
  • Episódio 6 – JOGO FINAL (End Games): Cyan, a filha de Wanda com Terry, está prestes a ser assassinada por seu sequestrador, Billy Kincaid, quando Spawn salva sua vida. A cria do inferno dá a pequena criança um presente: a aliança de casamento de Al e Wanda. Cyan volta para sua mãe dizendo que um homem triste deu a aliança de presente a ela.

Todd McFarlane’s Spawn 2 (Segunda Temporada)

  • Episódio 7 – LAR, AMARGO LAR (Home, Bitter Home): Em pesadelos, Spawn reconhece seu assassino. É Capela, ex-colega e mercenário da CIA. A cria do inferno, então, procura Capela e o leva à loucura. Terry, velho amigo de Al (Spawn) e o atual marido de Wanda, começa a investigar o caso das armas roubadas.
  • Episódio 8 – ACESSO PROIBIDO (Access Denied): Spawn é torturado por ciúmes, em pesadelos onde Terry dorme com Wanda. Palhaço, o enviado do demônio Malebólgia, tenta convencê-lo de que o amigo roubou sua esposa. Mas Spawn sabe que a ex-mulher precisa do velho amigo (Terry Fitzgerald).
  • Episódio 9 – TRABALHO SUJO (Colors of Blood): Traficantes invadem os becos e aterrorizam os mendigos. Gareb, um dos sem-tetos, pede a Spawn para matá-los. Spawn diz que não faz trabalho sujo, mas acaba matando os bandidos, exceto o chefe, que fica nas mãos dos mendigos. Enquanto isso, Wanda é investigada.
  • Episódio 10 – EM NOME DO PAI (Send in the KKKlowns): Um serial killer ameaça a vida de Terry, marido de Wanda. Spawn, mais uma vez, salva sua vida, matando o assassino. Os capangas de Jason Wynn (aquele que mandou matar Al Simmons) segue Wanda. Spawn aparece pela primeira vez para Wanda.
  • Episódio 11 – GOLPE MORTAL (Death Blow): Wynn manda outro agente da CIA eliminar Wanda e sua filha Cyan. Spawn mata este agente, porém assusta a ex-esposa Wanda. A pequena Cyan reconhece Spawn… Ele é o homem triste que a salvou do sequestrador (Billy Kincaid).
  • Episódio 12 – PANDEMÔNIO (Hellzapoppin): Depois que Spawn elimina mais um de seus homens, Jason Wynn cerca seu prédio com agentes de elite. Spawn, mesmo assim, mata os agentes e ameaça Wynn caso ele não deixe de perseguir sua ex-mulher Wanda e seu amigo Terry.

Todd McFarlane’s Spawn 3 – The Ultimate Battle
“A Batalha Final” (Terceira Temporada)

Como a terceira temporada não foi lançada na coleção de VHS da Editora Abril não temos acesso aos títulos dos episódios em português brasileiro. Então fizemos a nossa própria tradução/adaptação livre, assim como a descrição do episódio. Pode ter saído em algum guia/revista de TV na época, mas infelizmente não temos como saber. Entretanto, o que temos como saber oficialmente é o que foi lançado no DVD de 10 anos da série numa edição de Portugal! Vamos colocar dentro dos parênteses estes nomes também.

  • Episódio 13 – MENTE ASSASSINA (“UM HOMEM FEITO”/The Mindkiller): Spawn começa a se arrepender de abandonar seu antigo mentor, Major Forsberg, enquanto Cogliostro tenta convencê-lo a desistir do traje simbionte.
  • Episódio 14 – POLICIAL ABATIDO (“REDENÇÃO”/Twitch Is Down): O policial Twitch Williams investiga os assassinatos no beco e confronta Spawn. Depois Twitch descobre muitas coisas sobre o que estava por trás dos assassinatos no beco e Jason Wynn. Então Wynn envia o corrupto Chefe de Polícia Banks para ir matar Twitch, a fim de mantê-lo silenciado.
  • Episódio 15 – HERANÇA MALDITA (“O FILHO DO DIABO”/Seed of the Hellspawn): Spawn aprende a usar seu traje simbionte para assumir a forma de outras pessoas. Sabendo que voltar como Al preocuparia muito Wanda, Spawn se disfarça de Terry e faz amor com sua esposa uma última vez! Enquanto isso, Sam está assistindo Twitch ser hospitalizado. Banks tenta culpar Spawn como o atirador de Twitch.
  • Episódio 16 – CAÇADORA (“LUA DO CAÇADOR”/Hunter’s Moon): Spawn se torna amigo de uma vampira chamada Lilly, mas quando ela o ataca e revela que foi enviada pelo Céu para matá-lo, ele não perde tempo em queimá-la com a luz do sol. Lisa Wu, agora revelada a Spawn como Jade (uma caçadora também enviada pelo Céu para matar Hellspawn), permite que ele se recupere após sua luta com Lilly.
  • Episódio 17 – PERSEGUIÇÃO (“À PROCURA DO MAL”/Chasing the Serpent): Spawn, ajudado por Jade, liberta Terry Fitzgerald e Major Forsberg da prisão de ópio de Jason Wynn.
  • Episódio 18 – A PROFECIA (“PROFECIA”/Prophecy): Jade percebe que Spawn não é o que ela pensava ser e decide poupá-lo, e então o Céu responde colocando uma recompensa por Jade! Ela é mortalmente ferida pelos novos caçadores celestiais e no final, ela evita a desgraça. Ela tem um lugar no céu concedido por Spawn por ter lhe dado uma morte digna de uma verdadeira guerreira. Enquanto isso, Sam e Twitch confrontam o chefe no metrô e garantem uma confissão antes da partida do último trem. “Eu quero minha humanidade de volta” – isto foi tudo o que Spawn disse antes dos créditos finais.

Fotos da coleção de VHS brasileira: Spawn Collection

Abaixo colocamos fotos detalhando a coleção “Spawn Collection“. Ela vinha grudada em um blister de 50 cm de altura por 23 cm de largura, e era distribuído em bancas de jornais. O encarte era frente e verso. Como citamos no início da matéria, foram 12 fitas VHS que acompanhava uma HQ de 52 páginas, que compilava duas edições mensais, ou seja, foi da 1-24. Além disso acompanhava um pocket guide (que você poderia recortar e dobrar em uma espécie de livrinho e guardar dentro do VHS) e no encarte do primeiro volume acompanhava um pôster dobrável. O pôster tinha o tamanho do formato americano (17 cm por 21 cm). De um lado continha informações e resumos dos episódios (estes que estão nos parágrafos acima) e do outro lado aquela imagem clássica da primeira aparição do Spawn, a famosa splash page dele em cima do prédio (veja abaixo). O preço da coleção foi R$ 4,90 a primeira edição e as demais R$ 9,90!

Eis as fotos tiradas por @talentus2:


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

Instagram – https://instagram.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Deixe o seu comentário