No universo de Spawn Abdiel foi conhecido como o Primeiro Anjo e poeta. Ele foi designado em uma missão de entrar no reino de Malebólgia, no Oitavo Círculo do Inferno, para exterminá-lo e impedir que Al Simmons se tornasse o próximo hellspawn. Para isso ele se passa como um “anjo caído” e é lançado nas entranhas do Inferno.

Abdiel foi um belo anjo e poeta mas a guerra o transformou em um ser horrendo

Seis meses depois, Malebolgia está pronto para dar as boas-vindas de Al Simmons, assim Abdiel é informado pelo anjo-general Cheriour que o momento de acabar com o senhor do Oitavo Círculo está próximo. Abdiel está prestes a atacar Malebolgia quando é convocado de volta pelo general Cheriour. Enfurecido, ele pergunta a Deus se ele está fazendo a Sua vontade. Deus pune Abdiel, atirando-o de volta para as profundezas do Inferno. Abdiel, de repente, percebe que Malebólgia plantou as sementes da dúvida em sua mente que o fizeram perder a fé e seu status no Céu. A sua história foi contada em Curse of the Spawn #15 e #16 (no Brasil foi publicado pela Editora Abril em A Maldição do Spawn #11 e #12)

Expulso do Céu, Abdiel acabou se tornando um servo de Malebólgia

Assim como vários outros personagens que já falamos antes, Abdiel é baseado em um nome que já apareceu na Bíblia e também na literatura. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Aproveite para ler nossas matérias anteriores

Parte 1 – Conde Cogliostro

Parte 2 – John Wayne Gacy

Parte 3 – Mammon

Parte 4 – Croatoan

Parte 5 – Thamuz

Parte 6 – O Abajur de Pele Humana

Parte 7 – Morana

Abdiel na Bíblia

O nome Abdiel aparece apenas uma vez na Bíblia em I Crônicas 5:15 onde diz:

Aí, filho de Abdiel, filho de Guni, foi chefe da casa de seus pais.

ab’-di-el (ʻabhdi’el) vem do hebreu עֲבְדִּיאֵל‎ que significa “Servo de Deus” cujo nome é um cognato e tem o mesmo significado que o nome árabe Abdullah. Ele era filho de Guni, pai de e membro da tribo de Gade, um dos doze filhos de Jacó e ancestral tribal de Israel, e morava em Gileade ou em Basã. Seu nome é citado nas genealogias da época de Jotão, rei de Judá (750 a.C.), ou de Jeroboão II, rei de Israel (782 a.C.). Não há mais informações sobre a vida de Abdiel

O nome Abdiel consiste de dois elementos. A última parte é אל (El), a abreviação comum de Elohim, que é a palavra hebraica para Deus. Em nomes, אל (‘el) geralmente se refere a אלהים (‘ elohim), que é Elohim, ou Deus, também conhecido como אלה (‘eloah). Em hebraico as palavras אל (‘l) e אלה (‘ lh) são muito comuns e podem expressar aproximação e negação, atos de lamentar e apontar, e pode até significar carvalho ou terebinto. A primeira parte do nome Abdiel vem da raiz עבד (‘abad), que significa servo ou servir. O verbo עבד (‘abad) significa trabalhar ou servir, e o substantivo עבד (‘ ebed) denota alguém que trabalha: de escravo a especialista contratado. O equivalente grego desse substantivo é δουλος (doulos).

Abdiel na Literatura

No poema Paraíso Perdido, escrito pelo inglês John Milton (1608-1674), Abdiel denuncia Satã após ouvi-lo incitar uma revolta entre os anjos e o abandona para levar a notícia de sua deserção a Deus. No entanto, quando ele chega, descobre que os preparativos já estão em andamento para a batalha. Na luta que se segui, Abdiel fere Satã, Ariel, Ramiel e Arioch, provavelmente entre outros. Seu nome é mencionado em duas passagens do Canto V:

Mas entre os serafins eis se levanta
O impávido Abdiel; ninguém mais que ele
Adorava com zelo a divindade
E as ordens soberanas lhe cumpria.

Desta sorte Abdiel se desagrava.
Entre tantos infiéis é fiel só ele:
Cercado por inúmeros falsários,
Firme, arrogante, intrépido, inconcusso,
Não se seduz, não treme, não se abala
:

Posteriormente seu nome volta a ser mencionado no Canto VI:

Abdiel, que das ações as mais ilustres
Sempre se adorna e que de heróis se cerca,
Encara-o, — e, cheio de insofrida fúria,
Ideias tais no coração rumina:

Tradução de Antônio José de Lima Leitão (1787 – 1856)

Abdiel e Satã, por Gustave Doré (c.1868)

No livro Asimov’s Annotated Paradise Lost, Isaac Asimov teorizou que Abdiel era na verdade uma representação do próprio Milton. Da mesma forma, em Cyder, o poeta inglês John Philips (1676-1709) se refere a Milton como “aquele outro bardo” e contrasta Milton com seu personagem Abdiel.

Thus sacred Virgil liv’d, from courtly Vice
And Baits of pompous Rome secure, at Court
Still thoughtful of the rural honest Life,
And how t’ improve his Grounds, and how himself:
Best Poet! fit Exemplar for the Tribe
Of Phoebus, nor less fit Maeonides,
Poor eyeless Pilgrim! and if after these,
If after these another I may name,
Thus tender Spencer liv’d, with mean Repast
Content, depres’d by Penury, and Pine
In foreign Realm: Yet not debas’d his Verse
By Fortune’s Frowns. And had that Other Bard,
Oh, had but He that first enobled Song
With holy Raptures, like his Abdiel been,

‘Mong many faithless, strictly faithful found;
Unpity’d he should not have wail’d his Orbs,
That roll’d in vain, to find the piercing Ray,
And found no Dawn, by dim Suffusion veil’d!
But He — However, let the Muse abstain,
Nor blast his Fame from whom she learnt to sing
In much inferior Strains, grov’ling beneath
Th’ Olympian Hill, on Plains and Vales intent,
Mean Follower. There let her rest a-while,
Pleas’d with the fragrant Walks and cool Retreat.

Abdiel na Arte

Baseado em Paraíso Perdido, o artista americano Horatio Greenough (1805–1852) criou duas esculturas de Abdiel: um busto e uma estátua de corpo inteiro. Em ambas o anjo é retratado com capacete, sendo que na estátua Greenough o representou com traje militar, o olhar feroz, os punhos cerrados e a postura dinâmica de passos largos transmitindo ação resoluta. Greenough baseou a pose no Apolo Belvedere, a célebre escultura de mármore antiga, que ele teria visto nos Museus do Vaticano, em Roma.

Busto de Abdiel por Horatio Greenough (1805–1852)
O Anjo Abdiel, por Horatio Greenough
Apolo Bevedere

Referências:

https://biblehub.com/topical/a/abdiel.htm

https://www.abarim-publications.com/Meaning/Abdiel.html#.X6xJWK5v9PA

https://en.wikipedia.org/wiki/Abdiel

http://spenserians.cath.vt.edu/TextRecord.php?action=GET&textsid=33781

https://pt.wikisource.org/wiki/Para%C3%ADso_Perdido

https://artgallery.yale.edu/collections/objects/2454


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