Uma das características mais legais de Spawn certamente é o seu visual. Principalmente o seu traje! Porém fica parecendo que a cada virada de página o uniforme dele mudava de jeito, como se realmente estivesse vivo, já que quase nunca se parecia com o que tínhamos acabado de ver na página anterior. Principalmente nas primeiras edições da revista, onde parecia que Todd ainda estava “testando” como seria de fato o visual definitivo do uniforme do Spawn. Chegamos a ter até um Spawn com nariz!

Nesta montagem que fizemos fica claro as pequenas mudanças que aconteceu no visual do Spawn logo nas primeiras páginas e edições de Spawn, mas isso é passível de acontecer. É considerado “normal.”

Entretanto, estas mudanças são consideradas normais de acontecerem na aparência de qualquer personagem de história em quadrinho. O que iremos comentar nesta matéria não será sobre isto, ou sobre as interpretações pessoais que cada artista faz do próprio personagem. Na verdade o Spawn Brasil achou uma informação que justifica exatamente o motivo da época do “por que Todd McFarlane mudou o visual do traje do seu personagem Spawn?”.

O motivo da mudança do traje

A explicação do motivo apareceu na sessão de cartas chamada The Spawning Ground da edição 3 da minissérie Blood Feud, originalmente publicado em 4 partes mas lançado no Brasil pela Editora Abril em duas edições.

A carta foi escrita por um fã chamado Guy de Bomford, da Austrália, Tasmânia. Ele comentou que na minissérie Feudo de Sangue, durante os momentos de sonhos, o uniforme aparece com uma forma muito estranha. A gente sabe que esta aparência é por causa que o traje simbionte está sem o hospedeiro. Então Todd responde da seguinte forma:

“Existem algumas razões pelos quais eu recentemente mudei o visual do traje. Número um, porque o traje está transmutando em algo longe de ser apenas um traje ou um uniforme. E número dois, eu acho que o Spawn estava parecendo um pouco antiquado demais naquele seu uniforme, devido ao fato que ele agora anda por becos em volta de lugares com muito lixo e podridão, o tempo todo. Estou tentando deixar ele parecendo ser um produto final do resultado do ambiente de onde ele se encontra, ao invés de ser um herói perdido em meio aos becos”.

Abaixo você confere as capas da minissérie Blood Feud (Feudo de Sangue).

Visual do traje do Spawn K7-Leetha quando está sem hospedeiro algum.

As diferenças dos trajes de Spawn

Foi justamente na minissérie Feudo de Sangue que a mitologia do uniforme foi expandida. Ele veio logo depois da edição #32, onde o traje evoluiu para o visual moderno que conhecemos. Veja abaixo a diferença dos uniformes (trajes) do Spawn: o clássico e moderno.

Visual clássico do Spawn criado e 1991
Visual moderno do Spawn. Imagem da capa #200.

Recordamos que temos duas outras matérias falando sobre o traje/uniforme do Spawn. A primeira matéria é exclusiva sobre a evolução do visual do traje e a segunda matéria explica tudo sobre a origem do nome “K7-Leetha” (nome criado por Alan Moore).

As principais mudanças de visual

O momento chave da mudança do visual do Spawn, como foi colocado acima, aconteceu na edição #32 (equivalente ao #31 no Brasil), porém desde a edição #28 (equivalente ao #29 no Brasil) o traje já estava dando alguns indícios que estava passando por um estágio de evolução (principalmente depois que havia tido contato direto com o Céu, quando Spawn passou no Paraíso durante a minissérie da Ângela).

“Spawn Novo Visual”, era o que vinha escrito na capa da icônica edição #31 brasileira.

O traje iria receber uma nova evolução estética, e por sinal uma das mais bonitas, na edição #77, onde ele recebe as asas da redenção. Futuramente estas asas iriam reaparecer (durante a fase do Armagedom) desempenhando uma função importante para o Spawn.

Visual do Spawn com as “Asas da Redenção”. Certamente uma das capas mais icônicas e bonitas de Spawn.

Por exemplo na fase Neo Noir sua aparência também mudou bastante, mas não podemos considerar que foi uma evolução do traje. Apenas foi uma nova interpretação para o estilo do Spawn, assim como aconteceu na fase Ressurreição (por causa da troca do desenhista principal). Um exemplo de mudança do visual misturado com evolução aconteceu no início da fase do Jim Downing, no arco “EndGame”, pois aí sim o uniforme assumiu um visual bem diferente de antes, ficando mais “agressivo”.

Visual do Spawn durante a fase “Neo Noir”.
Visual do Spawn na fase “EndGame”.
Visual do Spawn adotado na fase “Ressurreição.”

E uma das últimas mudanças que aconteceu com ele foi na edição histórica #300, justificado pelo roteiro, Al Simmons mudou seu visual completamente, depois de muito tempo. Entretanto, ele agora pode alternar entre o visual que ele quiser assumir, como se ele tivesse se libertado do simbionte da maneira que era antigamente.

Por incrível que pareça, esta mudança desta vez não tem a ver com o traje, e sim com a ausência dele, porém não iremos nos aprofundar nisso para não estragar a surpresa de quem ainda não leu esta fase, pois ainda permanece inédita no Brasil.

Visual do Spawn na edição histórica #300…

Então, para encerrar a matéria: o Spawn mudou de visual pois era uma evolução necessária de estilo e comportamento. Ainda que nem mesmo o McFarlane faz exatamente o mesmo visual que ele mesmo estabeleceu, mas a desculpa perfeita é que o traje está em constante evolução, pois é um simbionte vivo. E o visual básico pelo menos é respeitado: espinhos, um “M” branco no peito, capa vermelha, 3 caveiras e correntes.

Espero que tenham gostado de mais uma matéria exclusiva do Spawn Brasil!

Veja que o famoso “cinto da perna” do Spawn, aquele com vários bolsos, justamente nesta capa (#289) assumiu um visual totalmente diferente.

Até mais soldados do oitavo círculo!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut  https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário