Em outubro de 2019 Todd McFarlane conseguiu um feito histórico: publicou a 301ª edição de Spawn e este se tornou o título independente mais longo da história, superando a marca anterior pertencente a Cerebus, de Dave Sim. Isto fez com que ele fosse reconhecido pelo Guinness World Records que lhe entregou um prêmio pelo grande feito. A notícia se espalhou e o próprio Todd chegou a dar uma entrevista para o New York Times sobre a quebra do recorde. Porém esta não é a primeira vez que o “Big Mac” aparece no famoso Livro de Recordes.

Spawn #301 se tornou a HQ independente mais vendida da história e ganhou um recorde do Guinness

Em 12 de janeiro de 1999 McFarlane arrematou em um leilão da casa Guernsey, em Nova York, a bola de beisebol do 70º home run do jogador do St. Louis Cardinals, Mark McGwire durante a temporada de 1998. O valor total da brincadeira? Estupendos US $ 3.054.000,00 incluindo comissão!!! Este valor fez com que McFarlane figurasse no Guinness Book como a compra de um item de beisebol em leilão mais cara de todos os tempos!!!

Mark McGwire, do St. Louis Cardinals, quebrou o recorde de temporada de 1998 fazendo 70 home runs!

No vídeo abaixo você pode assistir ao feito histórico atingido por Mark McGwire, cujo apelido também é Big Mac:

A loucura de Todd não passou despercebida pela impressa, que o chamou de excêntrico ao pagar uma pequena fortuna por uma bola de beisebol.

Vale fazer um parênteses e lembrar que Todd chegou a jogar beisebol na adolescência, ele é um grande apaixonado por este esporte, porém nunca conseguiu entrar na liga principal pois acabou fraturando o tornozelo durante um dos seus treinos. Por este fato, Todd começou a se dedicar ao trabalho de desenhista.

Sim, isto mesmo! Esta é uma rara foto de Todd McFarlane na época que estava jogando beisebol na Eastern Washington University, em Cheney, Washington

Mas eis a grande sacada, na verdade ele não era louco e sim estratégico pois o dinheiro dado pelo item, futuramente viria em dobro (ou mais) para os seus bolsos.

Todd McFarlane e a famosa bola do 70º home run de Mark McGuire

Além ter dado várias entrevistas para jornais sobre o feito, as portas do mundo do esporte se abriram para Todd McFarlane. Além de firmar um contrato pessoal com outro jogador de beisebol, Barry Bonds (de quem também comprou outra bola de beisebol pelo seu 73º home run por U$ 300.00,00 em 2003) e Curt Schilling do Boston Red Sox, sua empresa de action figures, a McFarlane Toys começou a produzir réplicas dos principais jogadores da MLB, além também dos jogadores da NBA (National Basketball Association), NFL (National Football League) e NHL (National Hockey League). Com incrível realismo estas séries fizeram sucesso entre os colecionadores e fãs de esportes.

O próprio Mark McGwire virou uma action figure da McFarlane Toys
Todd McFarlane virou motivo de ira para Sam Burke ao ler a notícia no jornal sobre o leilão de um item americano comprado por um canadense. Isto aconteceu na edição #83 de Spawn (maio/1999)

Foi um marco tão importante esta aquisição que foi até realizado um tour itinerante em várias cidades dos Estados Unidos expondo sua vasta coleção de beisebol que McFarlane adiquiriu ao longo dos anos, e claro, não poderia deixar de expor a especial bola da 70º home run arrematada no leilão.

McFarlane exibindo a bola especial de beisebol do 70º home run em sua exposição dedicada ao assunto, que aconteceu no ano de 1999

Embora não seja um recorde, a primeira edição de Spawn, lançada em março de 1992, figura entre os 10 quadrinhos mais vendidos de todos os tempos, cujas vendas foram de 1,7 milhão de cópias. O primeiro lugar, que continua imbatível até hoje, fica com a primeira edição de X-Men de 1991 desenhada por Jim Lee, cujas vendas chegaram a 8 milhões de cópias!!!

Além disso ele também figura como o título de estréia de uma HQ independente mais vendida de todos os tempos, assim como vários títulos da Image na época de sua fundação. Nenhum título chegou ultrapassar a casa de quase 2 milhões de cópias vendidas.

Spawn #1 até hoje encontra-se entre os 10 títulos mais vendidos da história e a primeira colocada na revista independente mais vendida de todos os tempos!

Além disso a edição #300, que igualou a marca de Cerebus, foi o quadrinho mais vendido de setembro de 2019 segundo informações da distribuidora Diamond com mais de 320.000 cópias. Em outubro a edição breaking record #301 ficou em segundo lugar com 312.000 cópias, perdendo lugar para X-Men #1, o qual a Marvel adora relançar seus gibis com número 1 na capa, com 429.000 cópias.

Spawn #300 acabou se tornando a HQ mais vendida de setembro de 2019

E agora, qual será a próxima fronteira a ser quebrada pelo Homem dos Recordes?


Fonte:

The Man With the Million Dollar Balls – http://content.time.com/time/arts/article/0,8599,1650788,00.html

Top 100 Comics: September 2019 – https://www.diamondcomics.com/Home/1/1/3/237?articleID=236237

Top 100 Comics: October 2019 – https://www.diamondcomics.com/Home/1/1/3/597?articleID=236915

Top 10 Best Selling Comic Books Of The Modern Era – https://www.zapkapowcomics.com/top-10-best-selling-comic-books-of-the-modern-era/

Guinness World Records – https://www.guinnessworldrecords.com.br/


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário