Quem é aquele tipo de fã que gosta de colecionar tudo que sai do seu herói favorito, de ter todas as revistas originais, de ter todas as versões de capa variante, então saiba que conseguir a primeira edição da aparição do seu personagem é uma tarefa difícil e que vai te custar caro!

E é claro que com Spawn não seria diferente… Aliás, como você vai ver neste artigo, ele possui uma rara peculiaridade. Existem muitos fãs, ainda nos dias de hoje, discutindo sobre qual seria a primeira aparição do Spawn nas HQs!?

Acima temos a capa da clássica edição Spawn #1. Talvez ela não seja realmente a primeira aparição do personagem, mas com certeza, definitivamente, é a primeira história completa criada por Todd McFarlane em que aparece o Spawn! Lançada em maio de 1992 pela Image Comics, na época era um selo da Malibu Comics. Esta edição alcançou na época a marca de 1.7 milhões de cópias vendidas, se tornando o primeiro blockbuster da recém fundada Image Comics.

No geral, conseguir um exemplar desse tipo é difícil porque; Primeiro que uma edição original número 1 geralmente será importada, pois a versão traduzida para o idioma local – e no nosso caso seria o português brasileiro – não vale como “original”, principalmente porque o letreiramento já é alterado… Segundo talvez pelo estado de conservação. Terceiro pela raridade de se conseguir uma edição #1… Ainda mais se for uma HQ do tipo newsstand edition ao invés de uma direct edition, mas falar sobre estas diferenças (que basicamente se resumem em: código de barras, preço de capa diferenciado e o tipo da qualidade do papel usado, se foi usado um papel mais brilhoso ou estilo papel jornal), é melhor deixar para um outro artigo.

Pois bem, surgiu anos atrás pessoas dizendo nos fóruns de quadrinhos que o personagem Spawn NÃO apareceu na sua revista de estreia da Image Comics e sim na edição #13 da revista The Malibu Sun! A data também é de maio de 1992, porém essa edição chegou 2 semanas antes de Spawn #1.

Como podem conferir, na capa da edição The Malibu Sun #13, temos um desenho do Spawn que seria usada depois em Spawn #1, porém com uma versão do logo bem diferente, a data estampada também diz “Maio de 1992”.
Na quarta capa do gibi (a última página), The Malibu Sun #13, temos um pin-up do Spawn. Foi usada como arte promocional na época e ficou muito conhecida.

Só um pequeno parênteses para efeito de curiosidade:
Aqui no Brasil a gente costuma dizer o termo “revista” para designar as publicações impressas das “histórias em quadrinhos”, (também chamado de gibi ou simplesmente pela sigla HQs), porém nos Estados Unidos da América isso é bem diferente e são duas coisas bem distintas. O termo “magazine” (que seria a tradução de “revista”) é usado pra um tipo de edição, geralmente contendo textos ao lado de fotos e com um tamanho maior, e “comic book” é usado pra outro tipo de edição, geralmente com um tamanho bem menor e contendo mais desenhos…
Fim do parênteses.

A Image Comics no começo da sua carreira em 1992 era um selo de quadrinhos dentro da editora Malibu Comics, pois eles usavam toda a estrutura da Malibu para impressão e distribuição dos gibis Image. Com o tempo, com toda a popularidade que a Image vinha conquistando (chegando até oscilar entre primeiro e segundo lugar nas vendas), ela conseguiu se desvincular da Malibu e começou a produzir suas próprias edições. E só este parágrafo também já daria um artigo a parte.

Como podem conferir abaixo, a edição The Malibu Sun #13 NÃO é uma HQ com uma história original de apresentação do Spawn e sim estava apenas divulgando ele pela primeira vez…

Ou era isso que eles pensavam até então… Se você achou que as coisas estavam interessante, é agora que ficam melhores!

Cavucando os catálogos de lançamento da época e checando várias edições uma a uma, estes mesmos fãs descobriram que seu personagem favorito Spawn NÃO apareceu primeiramente na The Malibu Sun #13 e SIM numa outra edição menor chamada RUST Adventure Comics #1, com data de abril de 1992. Por causa de 1 mês de diferença ela é considerada a primeira aparição do Spawn!

Lembrando ainda que NÃO podemos considerar esta como sendo a primeira história do Spawn, este título continua sendo da histórica edição #1 de Spawn mesmo.

Podemos concluir que as edições de Rust #1 e The Malibu Sun #13 são apenas considerada então como as “primeiras aparições”, ou melhor dizendo, as “primeiras divulgações comerciais” do novo personagem.

Como já diria o sábio, “a vida é uma caixinha de surpresa”, talvez essas edições citadas acima não são as únicas na lista de “primeira aparição”.

Sim, pra encerrarmos o artigo com chave de ouro, os mesmos fãs analisaram a fundo esta mesma arte promocional em preto e branco com este logo diferente (arte esta que foi usada posteriormente como sendo a capa da edição Spawn #2) da época, ela foi encontrada em outras duas revistas chamadas Rocket Ranger #3 e Torg #3, com data de capa também de abril de 1992.

Qual será a próxima edição da primeira aparição do Spawn? Não vale contar as reimpressões… Sobre este assunto, também daria um artigo a parte pois já tivemos várias versões da revista Spawn #1! A mais recente foi noticiada aqui no site. Esta edição chegou com distribuição gratuita no dia 04 de maio de 2019, um evento que acontece em várias comic shops chamado Free Comic Book Day.

Referências:

https://ohdannyboy.blogspot.com/2012/06/malibu-comics-presents-spawn-twenty.html

http://www.firstappearanceof.com/first-appearance-of-spawn/

https://comicbookspeculation.com/2015/02/07/word-spawn-1-malibu-sun-13-rust-1/

Deixe o seu comentário