No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Esta data (que é feriado em algumas cidades do Brasil) foi criada em 2003 é usada para convidar a todos para refletir o papel do negro na sociedade brasileira e sua importância. Ela coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos maiores líderes negros, que ocorreu em 1695.

Neste vídeo, que legendamos para nosso canal do YouTube, mostra Todd McFarlane explicando sobre Spawn ser um personagem negro e o motivo que o fez levar a retirar sua pele

Embora Spawn seja um grande personagem negro, ele não foi o primeiro super-herói da sua raça. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, o Pantera Negra detém este título pois foi criado em 1966. Já o primeiro herói a ter sua própria HQ foi Luke Cage quando em 1972 foi lançada a edição Luke Cage, Hero For Hire #1. Ambos personagens são da Marvel Comics.

Pantera Negra e Luke Cage são os primeiros heróis negros da Marvel

Já pelo lado da DC Comics, o primeiro herói negro foi o segundo Lanterna Verde da Terra, John Stewart, que inclusive teve um papel de destaque na série animada Liga da Justiça, de Bruce Timm. Outro herói de destaque da editora foi o Super Choque, que foi o primeiro a ter sua própria animação.

O Lanterna Verde John Stewart e Super Choque são heróis negros que fizeram muito sucesso nas séries animadas

Além destes personagens tivemos vários outros que tiveram bastante destaque nas HQs como Tempestade (Ororo Munroe, a primeira mutante negra), Capitã Marvel (Mônica Rambeau), Manto, Falcão, Máquina de Combate, Víxen, Raio Negro, Blade, Ciborgue e até uma versão própria do Superman (Kalel/Calvin Ellis, da Terra 23 e posteriormente indo parar na Terra 2), baseado no primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama.

Este é o Superman da Terra-23 (lado esquerdo) e posteriormente sua atualização na Terra-2 (lado direito), representando uma versão do Superman negro

Porém, não podemos deixar de lado Spawn, que tem muita importância para as HQs nesta data. O personagem foi baseado em um amigo de Todd McFarlane chamado Al Simmons, que é negro na vida real e boa parte do elenco de apoio das histórias também é negra (Wanda, Terry, Cyan, Vovó Blake e Capela). Este fato é interessante pois nenhum personagem citado acima têm tantos personagens negros na história quanto Spawn.

O verdadeiro Al Simmons, o qual serviu de inspiração para compor Spawn

Outro fato importante é que Spawn foi o primeiro super-herói negro a ter um filme (leia sobre o primeiro filme aqui). O filme do Spawn foi lançado em 01 de agosto de 1997, e quinze dias depois veio o segundo fime de um herói negro, Aço, baseado em personagem da DC. Já Blade, que é considerado mais famoso, só foi lançado em 30 de outubro de 1998. Para saber mais informações sobre o filme clique aqui.

Spawn foi interpretado por Michael Jay White nos cinemas

Outro fato importante é que a revista Spawn, além de ter batido o recorde de revista independente mais longa da história com a edição 301, ela também é a revista mais longa de um super-heroi negro pois embora vários personagens da Marvel/DC datem dos anos 70, nenhum deles manteve um título por tanto tempo.

Spawn #301 não só bateu o recorde de revista independente mais longa como também é título de um super-herói negro mais longevo

Embora inicialmente Spawn fosse demonstrado sem pele, a sua essência continuava a ser negra e, atualmente (a partir do especial Spawn: Resurrection), Spawn tem mantido a aparência humana.

Desde seu retorno em Spawn: Resurrection Al Simmons têm mantido sua aparência humana

Vale lembrar também que Spawn já lutou contra o racismo. Na edição 30, em uma grande jornada de volta à Nova York após os eventos ocorridos no Paraíso junto com Ângela, Spawn chega a uma cidade dominada pela Ku Klux Klan, grupo extremista conhecido por sua intolerância racial. Ao ameaçar a última família negra da região, Spawn prende o juiz local, que é o líder da Klan, e o transforma em um homem negro. Ao ser descoberto vestindo as roupas do grupo, ele é enforcado por seus companheiros. A história, que tem o cunho anti-racismo, foi escrita por Todd McFarlane e desenhada por Greg Capullo.

A edição 30 teve uma forte mensagem anti-racismo mostrando Spawn punindo um líder da KKK

Por tudo isto, Spawn é considerado um dos maiores personagens negros das HQs e merece ser lembrado nesta data tão importante. Feliz Dia da Consciência Negra!

Deixe o seu comentário