Até onde o limite de uma homenagem e uma cópia descarada vai? Difícil responder essa! Na verdade, nem vamos entrar no mérito da questão nesta matéria. Mas esse tipo de situação nas artes de capas não é novidade e tão pouco é exclusivo do universo de Spawn. Muitos outros quadrinhos também fazem isto, inclusive o próprio Todd McFarlane adora fazer capas homenagens, e é exatamente isso que vamos ver agora!

Spawn #133 e #314

Estas duas capas talvez foi o principal motivo para ter escrito esta matéria inteira. Fizemos um levantamento de todas as capas parecidas/homenagens/paródias/cópias e afins… Afinal de contas, elas são extremamente iguais, tanto a edição #133 quanto a edição #314. Greg Capullo teve a sorte de ter uma arte de capa arte-finalizada e colorida por dois artistas diferentes, mas entenda melhor esta questão clicando nesta outra matéria que escrevemos separado.

Spawn #8 e #231

Esta edição Spider-Man #1, desenhada pelo próprio McFarlane, foi homenageada duas vezes nas capas de Spawn, logo no começo na edição #8 e depois na edição #231, respectivamente. Leia mais abaixo o motivo dela ter aparecido duas vezes (*).

Spawn #227, #300, #301 e “Thanks Edition”

Talvez não houve mais vezes na história que uma capa tivesse tantas variantes assim! A edição original de The Amazing Spider-Man #300, também desenhada pelo próprio McFarlane, além de ser homenageada diversas vezes em outros quadrinhos, por outras editoras e personagens, ela foi usada quatro vezes nas capas de Spawn! Foi primeiro na capa da edição #227, depois na edição recorde #300 e na que quebrou o recorde, o número #301. O desenho dessa capa também foi usada numa edição de agradecimento aos vendedores de comics shops, chamada de “Spawn Thanks Edition”.

Spawn #1 e #50

A própria edição número 1 de Spawn recebeu diversas homenagens, mas já escrevemos e mostramos todas as capas em outra matéria (clique aqui para ver). Entretanto, quando Spawn completou 50 edições, o próprio McFarlane redesenhou ela na capa da número 50! Como curiosidade, abaixo deixo a capa da edição #50 sem o quadro que foi usado na capa normal.

Spawn #1 e #290

A maioria das capas de Spawn são praticamente obras de arte, não é verdade? Quem tem nos entregado belíssimas artes é o italiano Francesco Mattina, que para a edição número 290 ele fez sua própria versão de homenagem à icônica primeira edição.

Spawn #23 e #143

A capa da edição #23, desenhada por McFarlane, foi homenageada novamente na edição #143, porém agora desenhada por Greg Capullo. Ainda que o uniforme foi alterado, a ideia da pose e o esquema do arco redondo atrás são os mesmos! Qual é a sua preferida? Devo confessar que, por motivos de memória afetiva, fico com a #23 (equivalente nossa edição #24), pois foi a primeira HQ do Spawn que comprei.

Spawn #24 e Cyberforce #8

Mesmo que a intenção desta matéria não é mostrar as capas que foram parodiadas ou homenageadas em outras edições fora do universo de Spawn, este caso específico merece uma exceção. A questão é que no mês do lançamento desta edição, Todd McFarlane e Marc Silvestri (criador de Cyberforce), inverteram os “papéis” e cada um desenhou a edição do outro. Neste caso, McFarlane desenhou Cyberforce #8 e Marc Silvestri desenhou Spawn #24 (equivalente a nossa edição #25). Além da arte interna, também eles desenharam as capas!

Spawn #19 e #287

Estas duas capas ficaram lindas, cada uma remetendo seu estilo e representando uma época diferente do personagem. A primeira capa, edição #19, foi feita pela dupla Todd McFarlane e Greg Capullo. A segunda, edição #287, foi feita por Francesco Mattina com a arte final do mestre Todd McFarlane!

Aliás, esta aqui vale a pena mostrar a arte final do Todd em cima do desenho do Mattina — sem a coloração! É um espetáculo a parte.

Spawn #200 e #220

Estas duas edições citadas são bem especiais. Primeiro pois marca mais uma edição do tipo “milestone” (marco histórico), afinal, alcançar 200 edições não é para qualquer quadrinho – lembrando que Spawn já passou de 301 edições! Em segundo lugar, a partir da edição #220, começava o aniversário de 20 anos da Editora Image Comics, e por consequência, da revista mensal do Spawn. E por último, por causa justamente disso, a partir da #220 vemos uma série de capas homenageando OUTROS quadrinhos famosos. Estas capas são verdadeiros tesouros na coleção dos fãs.

Spawn #221 até #231

Como dito no parágrafo anterior, a partir da edição número #221 até #231 foi comemorado o aniversário de 20 anos da editora Image Comics e do lançamento da revista mensal de Spawn. Acima colocamos todas ela uma do lado da outra, e abaixo listamos todas as referências das capas originais homenageadas/parodiadas:

Spawn #221 – Amazing Fantasy #15 (Marvel Comics)
Spawn #222 – The Amazing Spider-Man #316 (Marvel Comics)
Spawn #223 – The Waking Dead #1 (Image Comics)
Spawn #224 – Batman: Dark Knight Triumphant #2 (DC Comics)
Spawn #225 – Watchmen #1 (DC Comics/DC Black Label)
Spawn #226 – The Incredible Hulk #340 (Marvel Comics)
Spawn #227 – The Amazing Spider-Man #300 (Marvel Comics)
Spawn #228 – Action Comics (1938) #1 (DC Comics)
Spawn #229 – The Incredible Hulk Annual #1: Hulk Battles the Inhumans (Marvel Comics)
Spawn #230 – Batman (1940) #423 (DC Comics)
Spawn #231 – Spider-Man (1991) #1 (Marvel Comics) (*)

Spawn #222 e #320

A capa de The Amazing Spider-Man #316 ganhou mais uma irmã. Como deve ter visto acima, ela já havia sido homenageada na edição #222, porém mais recentemente tivemos uma nova referência à ela, agora na edição #320. O personagem na capa da 222 é o vilão Tremor, mas agora na #320 temos o retorno do vilão Soul Crusher (que apareceu protagonizando uma capa na edição #272).

Spawn #320 e icônica página dupla de Spawn #1

Esta homenagem não é necessariamente à uma capa de Spawn, mas não podemos de deixar listar aqui por justamente ser mais uma das capas variantes da edição #320 (se não bastasse a homenagem anterior, não é mesmo?)… Vamos combinar que esta página dupla com a primeira aparição de revelação do uniforme do Spawn (diretamente da primeira edição), daria uma ótima capa também, não é mesmo?

King Spawn #2 e icônica página de Spawn #5

Esta capa variante da segunda edição de King Spawn fala por si mesmo, certo? Uma referência retirada diretamente de dentro das páginas da icônica edição #5 da mensal Spawn. Aqui temos o vilão Billy Kincaid recebendo o que merecia… Bom, mas se acha que estas foram as únicas vezes que tivemos capas com cenas retiradas de dentro das edições, está enganado.
Confira a próxima…

Spawn #242 e cena da batalha de Spawn #31

OK, podemos dizer que estas capas são como se fossem “menções honrosa”, mas precisavam estar listadas aqui. Veja que ideia interessante que o Todd teve aqui… Ele homenageou não uma capa, mas uma cena do interior da revista (desenhada por Greg Capullo). Esta foi a primeira vez que isto aconteceu. A capa da edição #242 faz uma referência (espelhada) da batalha entre Spawn e Redentor, que ocorreu na edição #31. Este é um momento icônico, pois no final desta edição temos a evolução do uniforme do Spawn. Leia nossa matéria especial onde o próprio Todd explica qual foi o motivo que o levou a modernizar e mudar o uniforme do Spawn.

Spawn #200 e King Spawn #1

Olha só quem voltou… Novamente uma capa variante da edição #200 e novamente uma capa da nova revista mensal King Spawn. Em sua primeira edição, temos de novo uma capa variante desenhada por David Finch. Sim, esta é sua segunda capa, pois como pode ver abaixo, a capa variante da ducentésima edição de Spawn também foi desenhada por ele. Bela homenagem, não é?

Spawn #322 e King Spawn #3

Realmente o novo título mensal King Spawn (que só para lembrar, vendeu quase meio milhão de cópias em 2021, batendo TODOS os recordes de HQs de super-heróis nos últimos 25 anos), já chegou chegando… Esta seria a primeira vez que vemos uma capa de um título fazendo uma referência contínua a outro título – pelo menos desta maneira que foi feito em Spawn, claro. A edição #322 e a terceira edição de King Spawn foram ambas desenhadas brilhantemente por Björn Barends. Uma temos o Palhaço e na outra Billy Kincaid. Além disso, temos aqui a referência de três personagens de fora do universo do Spawn… Veja, como é uma capa de festa do Halloween, então até entendemos o porquê disto ter acontecido. Existem três crianças vestidas como super-heróis. Na ordem temos: Mulher-Maravilha, Batman e Capitão América.

Capas com personagens especiais

Na verdade podemos dizer que aqui sim seria uma sessão do tipo menção honrosa. E tudo por causa da capa da edição #311, que foi uma das mais vendidas do ano de 2020, justamente por Todd McFarlane prestar uma homenagem de jeito tão especial (foi a primeira vez que ele fez uma homenagem desta maneira). Então, para esta capa não ficar “sozinha” na categoria, achei justo colocar ao lado de capas em que outros personagens “de fora” do universo de Spawn apareceram aqui…. MAS, uma pequena ressalva para o Haunt, que acabou sendo incorporado futuramente. Confira abaixo quais foram estas edições:

Spawn #10 – Cérebus (criação de David Sim)
Spawn #52 – Savage Dragon (criação de Erik Larsen)
Spawn #234 – Haunt (criação de McFarlane com Robert Kirkman)
Spawn #248 – Haunt (a série principal dele possui 28 edições)
Spawn #265 – Ant (criado por Mario Gully e vendido para Erik Larsen)
Spawn #266 – Savage Dragon (da primeira vez foi o “Savage Dragon Pai”, desta vez foi o “Savage Dragon Filho”)
Spawn #311 – Chadwick Boseman (homenagem ao ator que interpretou o personagem Pantera Negra nos cinemas)

Tendo novas aparições e homenagens, iremos sempre atualizar esta matéria!
Última atualização: 08/10/21


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário