Introdução

O personagem HAUNT (“Assombração”, em tradução literal) foi criado pela dupla Todd McFarlane (Spawn, Venom) e Robert Kirkman (The Walking Dead, Invencível) em outubro de 2009 e teve uma série própria com 28 edições no total – com desenhos de Greg Capullo (Batman – New 52, Creech), Ryan Ottley (Amazing Spider Man, Invencível), arte final de Jonathan Glapion (Noite de Trevas: Metal, Reborn) e cores de Fco Plascencia (Batman – New 52, Invencível).

Podemos dividir a jornada de Haunt em duas grandes sagas. Os números 1–18 com a equipe criativa composta por Kirkman/McFarlane com os roteiros e Capullo/Ottley fazendo os layouts de páginas e os desenhos. A partir do número 19, em novembro de 2011 – até o final da série em 2012 – houve uma reformulação na equipe (*). Então foi chamado Joe Casey (Wildcats, Battle Pope) para assumir o roteiro e Nathan Fox (X-Men – Second Coming, The Weatherman) se encarregou dos desenhos. Esta mudança acabou afastando os fãs mais fervorosos, o que resultou no “cancelamento” da série, sendo o último número a edição #28.

Sobre a série

A história começa quando Daniel Kilgore é arrastado para a vida secreta de assassinatos e espionagens pelo próprio fantasma de seu irmão assassinado… Kurt Kilgore! De alguma forma sobrenatural e assombrosa, quando o espírito do falecido irmão (ex-agente secreto) toca o corpo humano de Daniel (um padre católico nada convencional), a entidade HAUNT emerge, literalmente, de dentro do corpo dele, assumindo o controle (literalmente uma simbiose). Entretanto, tendo visto que Daniel possui nenhum treinamento militar, Kurt precisa de todas as formas aprender a guiar o corpo vivo do irmão. Então, somente assim, agora na forma de uma “Assombração” (HAUNT, em inglês), que ambos conseguirão resolver o mistério do assassinato do irmão e salvar o mundo… ou morrer tentando!

Personagem criado por Todd McFarlane e Robert Kirkman. Reprodução da capa HAUNT #1.

Bastidores

Na verdade tudo começou ainda no longínquo ano de 2006, quando Robert Kirkman desafiou Todd McFarlane a criar uma nova história em quadrinho e um novo personagem, forçando assim para que ele voltasse a escrever e desenhar novamente. Este desafio foi aceito por Todd na famosa convenção da San Diego Comic Con (SDCC). Contudo, foi somente em 2009 quando McFarlane lançou definitivamente a HQ chamada “Haunt”, sendo sua segunda revista mensal (com a estreia de um novo personagem) após muitos anos, desde Spawn.

Porém esta parceria durou até o fim de 2010, *quando Kirkman precisou se afastar para cuidar da adaptação da sua HQ The Walking Dead para série de TV (produzido pelo canal AMC). Também coincidiu com a saída do artista Greg Capullo para fazer a HQ do Batman pela DC Comics na fase Os Novos 52. Haunt só não foi cancelada pois Todd chamou uma nova equipe criativa! Entra em cena o veterano Joe Casey e o jovem Nathan Fox. Eles assumiram a partir da edição #19, que durou até o #28. Muitos consideram este novo arco uma espécie de reboot da série, pois acabou tomando um rumo totalmente diferente do que estava sendo feito anteriormente. Para a sorte dos fãs do personagem, Haunt continuou nas páginas das HQs de Spawn!

Primeira imagem promocional do personagem Haunt, ainda com um visual preliminar. Pôster mostrado na San Diego Comic Con de 2007. Desenho de Todd McFarlane e cores por Edgar Tadeo.

Haunt e Spawn no mesmo Universo

A dupla McFarlane/Kirkman tiveram um bom tempo para planejar o primeiro ano do personagem. Eles ficaram quase dois anos planejando todo o primeiro arco de histórias (entre 2007 a 2009) e conseguiram lançar mais de 12 edições juntos. Quando a revista chegou na edição #18, conforme expliquei no parágrafo anterior, a nova dupla de roteirista e desenhista (Joe Casey e Nathan Fox) assumiram uma baita responsabilidade pegando o título a partir da edição #19 – após um ótimo grande início feito pela equipe criativa anterior! Apesar do rumo que a nova dupla Casey/Fox levaram as histórias, eles não tiveram tempo suficiente de pôr tudo o que planejaram nas páginas da revista mensal. Infelizmente ela foi interrompida na edição #28. Sim, o termo correto seria este mesmo: a revista foi interrompida. Pelo menos, oficialmente, ela não foi cancelada, apenas paralisaram… OK, já se passaram muitos anos (desde dezembro de 2012), então tecnicamente ela foi sim.

Apesar de tudo isso o personagem em si NÃO FOI cancelado! Haunt se tornou um personagem de apoio no Universo do Spawn, fazendo duas aparições nas histórias de Spawn durante o arco do Jim Downing – que é o cara que assumiu o manto do Spawn quando ele “morreu” na edição #185, retornando na edição #251, após o especial Spawn Ressurreição. Estas duas vezes que vemos o Haunt foram nas edições #234 e depois na edição #248 (veja as capas destas edições abaixo). Ainda assim estas não foram as duas únicas vezes que vimos Haunt no Universo de Spawn… Demorou um pouco, mas recentemente tivemos a volta dele em Spawn’s Universe (leia a resenha) e também nas páginas das edições de Spawn #325, #326, #327 – com roteiros de Rory McConville (Write It In Blood) e desenhado por Carlo Barberi (Hulk, Lanterna Verde) – e muito provavelmente ainda seremos assombrados com muito mais aparições dele.

Mas e aí… Haunt é bom?

A resposta direta é SIM. É muito bom e com desenhos excelentes! A primeira vista a HQ parece ser de mais um personagem genérico utilizando um simbionte (muitos dizem ser uma mistura de Homem-Aranha com Spawn), apesar disso quando começamos a ler e mergulhamos na trama, vemos que vai muito além disso, já que a forma que o uniforme aparece é por causa da simbiose ectoplasmática do espírito do irmão morto no corpo do outro que ficou vivo! A primíssima é cativante e bom demais e ainda há muitos mistérios a serem revelados sobre ele, principalmente agora que voltou aparecer nas páginas de Spawn.

A saída de Kirkman e Capullo no título mensal HAUNT foi realmente uma pena, mas também algo inevitável. Pois não havia nada que pudessem fazer (ou desistiriam dos seus novos projetos ou continuariam em Haunt). Apenas relembrando: Robert Kirman precisou cuidar da adaptação de The Walking Dead como uma série de TV e Greg Capullo foi chamado por Scott Snyder para desenhar BATMAN dos Novos 52 na DC (com ótimas histórias sobre a Corte das Corujas).

A nova dupla criativa, Casey e Fox, não queriam simplesmente continuar o que estava sendo feito pois, justamente, não queriam estragar o planejamento original feito pelo time anterior (caso um dia voltassem de onde haviam parado, que era a vontade deles no início). Então ambos tiveram carta branca do próprio Todd para escrever, ou melhor, reescrever as histórias de Haunt da maneira que a nova dupla quisesse (lembrando que tudo passa por aprovação do próprio McFarlane). Deste modo, fizeram um novo arco de história totalmente do zero, sem nenhuma amarra com a cronologia anterior.

Haunt tem final?

O primeiro arco 1–18 realmente é uma crescente muito boa. As novas histórias entre 19–27 funcionam muito bem se pensarmos como se fossem uma espécie de “reinício” do que aconteceu com o personagem. Já a última edição da série (número 28), possui um roteiro que brinca um pouco com tudo que aconteceu com o Haunt desde o número 1 até aquele momento. A edição possui um tom de nonsense e surrealismo muito forte para deixar de propósito uma questão no ar: “o que realmente aconteceu com o Haunt nos últimos tempos?” Assim as histórias tomam um novo frescor e encerra com um texto informando que “Haunt continua nas páginas de Spawn!”.

Isto quer dizer que… Haunt tem um final meio aberto, mas que encerra tudo o que foi mostrado anteriormente.

Confira abaixo a galeria das capas da série mensal HAUNT e também as suas capas variantes.

Encadernados de Haunt

A série possui 5 volumes TPBs (trade paperback, capa cartão) coletando a série completa e 1 encadernado hardcover (capa dura) coletando apenas o primeiro ano da revista mensal.

HAUNT – Encadernado Capa Cartão

• Haunt TPB Vol. 1 (1–5)
• Haunt TPB Vol. 2 (6–12)
• Haunt TPB Vol. 3 (13–18)
• Haunt TPB Vol. 4 (19-24)
• Haunt TPB Vol. 5 (25-28)

HAUNT – Encadernado Capa Dura

Este encadernado já se tornou um pouco raro de se achar. É chamado de IMMORTAL EDITION. Foi anunciado um volume 2, porém foi cancelado e nunca lançado.
• Haunt: Immortal Edition Vol. 1 – coleta as edições 1–12 da série mensal.

Capas Variantes

Como todo bom quadrinho de super-herói, Haunt também possui capas variantes. Segue abaixo todas elas:

Galeria de Capas da série mensal

Finalmente, para encerrar esta matéria especial sobre o personagem HAUNT, eis aqui a incrível galeria de capas da série mensal completa.


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – Facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – Facebook.com/spawnbrasil

YouTube – Youtube.com/SpawnBrasilOficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário