Evidências usadas no julgamento McFarlane X Twist são encontradas em comic shop

Entre os materiais apresentados há um desenho original feito por Todd McFarlane diante do júri

0
86

Todo fã de quadrinho sabe dos problemas jurídicos em que Todd McFarlane esteve envolvido, seja sobre direitos autorais de personagens ou utilização de pessoas e marcas sem permissão (conforme comentamos aqui nesta matéria). Um dos casos mais notórios foi a criação de um personagem chamado Antonio Twistelli ou simplesmente Tony Twist. O nome foi uma “homenagem” ao jogador canadense de hóquei do St Louis Blues, Anthony Rory Twist.

Alegando que a utilização do seu nome sem permissão em um personagem mafioso estava comprometendo sua reputação, Twist entrou com um processo contra McFarlane inicialmente pedindo US$ 24 milhões em 2000. O processo durou anos e terminou em 2007 com vitória do jogador, o qual recebeu US$ 5 milhões. Como resultado do julgamento, o nome do personagem nos quadrinhos teve que ser alterado para Vito Gravano.

Esta imagem resume bem um pouco dos problemas que acometeram Todd McFarlane ao longo da última década. Na esquerda em destaque temos o jogador Anthony Rory Twist.

Durante o julgamento, que aconteceu na cidade de St. Loius, Missouri, Todd McFarlane apresentou vários itens para apresentar sua defesa como HQs do Spawn e até mesmo uma arte original. Após o fim do julgamento todo este material ficou arquivado na própria cidade e posteriormente indo parar na loja Apotheosis Comics & Lounge. O proprietário Martin Casas contou o caso para o Bleeding Cool:

Como Twist jogou no St. Louis Blues na época e vive por aqui, o caso foi arquivado no centro da cidade e advogados locais foram contratados para representar os dois lados. Algumas das evidências usadas foram os próprios quadrinhos do Spawn para mostrar com que frequência Tony Twist apareceu como personagem. Durante o julgamento, Todd McFarlane voou para St. Louis e se posicionou. Sua defesa queria que o júri soubesse como ele criava seus personagens; portanto, em um cartaz, Todd desenhou um esboço de Tony Twist para o júri. Foi uma ótima maneira de mostrar que Todd não era um magnata de Hollywood que gastava muito dinheiro, mas um artista talentoso.

Martin Casas mostra o desenho feito por Todd McFarlane durante o julgamento.

Casas disse que um dos advogados de Todd McFarlane retirou todas as evidências do julgamento na última semana. Este material incluía quase toda a série de quadrinhos entre os anos de 1992 e 2004 (edições #1 a #172). minisséries e até mesmo o desenho da HBO, ou seja, qualquer material que mostrasse o personagem Tony Twist foi utilizado perante o júri.

É provavelmente a coisa mais legal que temos na loja agora. Sim, vamos vendê-los, e não, não tenho muita ideia, mas estou me divertindo muito olhando todas essas capas legais – declarou ele.

Abaixo vocês podem conferir a lista de itens que encontram-se na comic shop e que estará à venda:


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário