Quando Tom Orzechowski, conhecido por ser o letrista regular de Spawn desde a primeira edição, junto com Andrew Grossberg escreveram as edições #19 e #20 introduziram um personagem que ficou muito conhecido no mundo real: o famoso mágico Harry Houdini. Na história “Hora do Show” Harry habitava um plano extraterrestre chamado Overlap que faz ligação com outros planos e é o berço da magia. Seus ocupantes se dedicavam aos estudos e descobertas, e um destes experimentos seria sobre impactos de explosões nucleares sobre criaturas infernais e suas consequências. Desta vez a vítima escolhida é Spawn, que deveria estar no cento da detonação de uma bomba em Nova York e Houdini estaria encarregado conduzi-lo até o local e hora indicados para que a “experiência” pudesse ser bem sucedida.

Durante o tempo em que esteve com Spawn, Houdini pôde ensiná-lo sobre a verdadeira magia e como utilizar a energia do seu simbionte ao seu favor sem gastar a sua reserva. Uma destas façanhas foi materializar um busto de mármore e, enquanto admirava sua obra, uma gangue os ataca mas são facilmente repelidos. Tanto a estátua quanto a gangue trariam problemas para Houdini no futuro.

O busto de mármore, aparentemente sem importância, seria o fio condutor da futura história de Houdini

No fim, Houdini consegue levar Spawn para a Universidade de Colúmbia, local onde seria realizada a explosão por um ucraniano, mas ao perceber que seu sistema de teleporte não funcionava devido a uma sabotagem dos seus colegas do Overlap para descartá-lo junto com o hellspawn, o mágico consegue capturar o momento da explosão e enviá-la para o seus superiores como vingança. Com o fim da ameça, Houdini consegue voltar no tempo, mais especificamente para o início do século XX quando atuava nos palco.

Foi então que em 1998 Orzechowski, junto com o roteirista Andy Grossberg, conceberam uma minissérie que daria prosseguimento aos fatos ocorridos em Spawn #20 e que seria estrelada pelo famoso mágico. Assim surgiu Daring Escapes, o spin-off que mostrava as aventuras solo de Houdini e para promover a revista, em Spawn #75 (agosto/1998), foi publicado um preview da série que ficou de fora da edição brasileira.

Tudo começa com uma aposta….

Daring Escapes foi lançada em setembro daquele ano em 4 partes. Com desenhos de Alan Weiss (curiosamente quase o mesmo sobrenome original de Houdini, Ehrich Weisz) e Arthur Nichols o título mostrava Houdini de volta ao Overlap após seu encontro com Spawn. Durante um jogo de cartas com algumas figuras históricas que tinham ligação com magia como Aleister Crowley e Joana D’arc, ele se envolveu em uma curiosa aposta: descobrir quais foram os motivos que levaram o papa Alexandre VI a negar dinheiro para Cristóvão Colombo para sua expedição à América. Para isso ele viaja no tempo para Roma em 1492 disfarçado como um cardeal para presenciar uma audiência entre o papa e o explorador espanhol.

Durante um jogo de cartas entre Aleister Crowley, Joana D’Arc e outras figuras históricas, Houdini aceita o desafio de voltar à Roma no século XV

Enquanto ele presencia a reunião entre as duas figuras, o papa desconfia que Houdini seja um impostor e ordena que seja preso. Levado para uma masmorra, ele é acorrentado mas assim que os guardas saem, ele consegue fugir das algemas e acaba pegando-os de surpresa, fugindo logo a seguir. O que ele não contava é que o papa Alexandre estava espionando-o e acaba supondo que Houdini seja uma espécie de mago ou demônio, assim passa a segui-lo por entre os corredores.

Ao presenciar Harry ultrapassando um tapete na parede que ele utilizou como portal, o papa fica abismado e toma a decisão de segui-lo. Ao atravessar o portal, ele visualiza uma imensa sala do Overlap contendo diversos artefatos místicos, e um destes itens acaba chamando sua atenção: um pulsante coração sagrado. Imaginando ser um presente de Deus para si, ele o pega mas o ato faz com que ele seja assombrado por terríveis visões a respeito do estranho artefato.

O Coração Sagrado

Em sua mente o papa vê um demônio que inspirava erros ortográficos nos monges do passado até que ouviu o toque de um clarim, como se fosse uma convocação. Enquanto isso, no Paraíso, um anjo que cuidava de idosos também ouve o som e parte para a sua origem. Ambos os seres foram convocados pelo alquimista Paracelso (1493-1541), que os trancafia dentro do coração sagrado com o intuito de criar uma “bateria de poder”.

Momento em que o papa Alexandre VI visualiza os seres que habitam o “coração sagrado”

Agora com duas vozes na sua cabeça, o papa é levado a escapar dos guardas do Overlap através de um portal levando consigo o coração sagrado de volta para a Terra, porém suas ações não passam despercebidas pelos operadores de portais do local, que por descuido acabam selando a passagem e assim torna-se impossível seguir o religioso.

Ciente das ações do papa e que também tenha sido o responsável por ele ter fugido com um artefato do Overlap, Houdini é encarregado de limpar a bagunça feita pois, além do artefato ter sido criado em um período posterior à vida de Alexandre, o seu portador acaba tornando-se imortal, com isso todo o fluxo temporal estaria prejudicado.

Ao pesquisar as mudanças ocorridas, acaba-se descobrindo que ao voltar para sua era, o papa Alexandre foi dado como morto e passou a viver na clandestinidade porém como um imortal. Como o portal para o mesmo período de onde Alexandre saiu foi fechado, Houdini não tem outra alternativa senão utilizar um portal para um período mais próximo, o do ano de 1503, e assim ele muda mais uma vez o seu figurino e parte para uma nova viagem.

Houdini se prepara para mais uma viagem no tempo!

Enquanto isso, em Nova York presente, o líder de uma seita religiosa recebe de um padre do Vaticano um relicário. Este líder, que também é um empresário, chama-se Rodrigo Bórgia, o verdadeiro nome de Alexandre VI, agora vivendo nos dias atuais! Ao realizar um ritual diante de um tetragrammaton (conjunto de símbolos que contém o impronunciável nome de Deus) com o intuito de se livrar das vozes em sua cabeça, ele percebe que as orações não surtem efeito pois há alguém entre seus seguidores que não possui fé suficiente. Ao ser interpelado o estranho informa que o papa precisa de mais poder para que o ritual dê certo, para isso ele diz que um artefato pode ser útil: uma estátua de mármore!

De Volta Para o Passado

Ao chegar à Itália Central em 1503, Houdini passa por alguns problemas ao tentar se aproximar de uma trupe de ciganos circenses mas consegue convencê-los a levá-lo ao castelo de Alexandre em troca de dinheiro. Depois de alguns dias eles chegam ao local e atravessam seus portões para realizar uma apresentação para o papa, que agora vive uma vida de depravação. Durante a apresentação de um truque de ilusionismo, Houdini consegue se aproximar do papa e hipnotizá-lo para que ele o leve até o coração sagrado.

Enquanto isso alguns padres preocupado com as atitudes do papa em frequentemente estar falando sozinho, aproveitam a situação para tentar sequestrá-lo e assim poder realizar um exorcismo. Para isso eles atacam Houdini, que acaba caindo e desmaia. Ao acordar alguns minutos mais tarde percebe que há algo errado com o papa pois o seu quarto está trancado, assim ele decide tentar entrar no quarto escalando as paredes exteriores do castelo. Ao chega próximo da janela do papa ele observa-o saltar para a morte para escapar dos exorcistas.

O papa Alexandre salta para a morte sob o olhar de Houdini. Ou não?

Uma grande confusão é gerada com a queda do pontífice e padres acabam fugindo, levando com eles o Coração Sagrado. Houdini tenta persegui-los mas é traído por um dos ciganos que acusa-o de ser o responsável pelo assassinato do papa. Incapaz de encontrar o papa ou a relíquia, o mágico utiliza o mesmo tapete usado em sua primeira viagem para voltar para o Overlap e tentar outra forma de terminar sua missão.

A Volta da Estátua de Mármore

Informado por Mahazael, responsável pela embaixada do Inferno na Terra, sobre a alteração da linha do tempo devido à vida extra do papa Alexandre, o apóstolo Judas Iscariotes recebe a missão de levar o pontífice de volta ao seu devido lugar. Para isso, ele precisará da estátua de mármore criada por Spawn pois ela contém poder demoníaco suficiente para isso. Assim ele consegue convencer Bórgia (Alexandre) a recuperar o busto com a intenção de usá-lo como recurso de poder em seu ritual para eliminar os dois seres que ocupam sua mente.

Dois emissários são enviados para reaver a estátua que encontra-se em poder de uma gangue em um prédio abandonado de Nova York. Ao chegar ao local, eles são levados ao seu líder, Cérebro, que junto com seus comparsas os estraçalha. Pressentindo um grande mal na Terra, a embaixada do Céu escala Kimiel, um anjo recém-promovido, a recuperar o maligno objeto. Auxiliado por Judas Iscariotes, ela obtém a sua localização e parte para o Bowery atrás do busto de mármore.

Kimiel é um anjo inexperiente que recebe a missão de recuperar a estátua de mármore

Luta pela Estátua

Após saber que seus emissários foram comidos pela gangue do Bowery, Bórgia envia uma equipe paramilitar em helicópteros para recuperar a estátua de mármore, o que torna-se fácil devido à fuga dos jovens. Enquanto o busto estava sendo encaixotado e colocado em uma das aeronaves, Houdini aparece para recuperá-la à mando de seus superiores devido ao alto grau de energia infernal que o objeto possui. Utilizando seus poderes ilusórios Houdini consegue reaver o busto porém a chegada atrapalhada do anjo Kimiel leva tudo a perder e com isto o busto acaba indo parar nas mãos de um soldado.

Por causa de Kimiel Houdini acaba perdendo o busto de mármore

Usando de seus poderes, Houdini consegue rastrear o paradeiro dos soldados e, com a ajuda de Kimiel, ele voa até um prédio. Ao entrar no edifício eles descobrem que há uma conexão com um anexo que serve como uma igreja que, ao investigarem, visualizam uma estranha cerimônia envolvendo uma arma de raios, o coração sagrado e o busto de mármore, e na linha de mira de todos estes objetos encontra-se um sacerdote. A intenção é fazer com que o laser atravesse a estátua, um espelho especial, o coração sagrado e o sacerdote Bórgia para acabar com as vozes em sua mente.

Borgia cria um ritual para retirar as vozes de sua cabeça. Para isso ele precisa da estátua de mármore e do coração sagrado

Ao contemplá-lo Houdini o reconhece como um homem que assistia a um show seu em 1913 e que atacou os seus assistentes de palco para poder ter a chance de conversar com o mágico. Este homem tratava-se de do papa Alexandre que, por causa da sua imortalidade, estava atravessando os séculos. Então Houdini percebe que, se o laser atravessar a estátua, coisas horríveis podem acontecer. Mas antes que ele possa reagir, o feixe é liberado e atinge Bórgia dando fim ao seres que habitavam sua cabeça. Além disso Kimiel é agarrada por uma força magnética para o centro da sala onde encontra-se Bórgia que a faz de prisioneira. Ao saber que o anjo falhara em sua missão, a embaixada do Céu convoca um outro anjo para consertar a situação. Ele se chama Zamzagiel.

O Salvamento de um Anjo

Houdini sai do seu esconderijo para salvar Kimiel e salta sobre o esquadrão. As suas armas acabam sendo inúteis contra um homem que pode utilizar de magia para fazer com que as balas não o atinjam e que seja criado uma espessa nuvem de fumaça ao seu redor. Isto é tempo suficiente para que o mágico alcance o que sobrou do busto de mármore e também do coração sagrado.

Houdini consegue matar dois coelhos com uma magia só: recuperar o busto de mármore e o coração sagrado

Porém sua autoconfiança o trai e Bórgia acaba pegando-o desprevenido e atinge sua nuca com o elmo de Kimiel, fazendo com que desfalece-se. Ao acordar, ele se vê preso em uma cruz enquanto o papa dá prosseguimento ao ritual. Mas o mesmo erro de Houdini acaba traindo também o vilão pois, em um momento de descuido, o mágico chuta a mão de Bórgia e faz com que o coração sagrado salte e se espatife no chão. Com isso o anjo e o demônio que estava presos ali acabam se libertando de sua prisão. Na confusão Houdini acaba libertando Kimiel que avança sobre um estranho encapuzado que tem orientado Bórgia durante todo o processo e que acaba roubando a estátua de mármore. Ao retirar sua máscara o anjo acaba descobrindo que se tratava de Judas Iscariotes que precisava do busto para servir de isca para que o Céu enviasse um agente para recuperá-lo e assim ele poderia escapar pelo portal aberto e se encontrar com seu amigo Pedro (o apóstolo) em busca de redenção.

Enquanto isso Houdini tenta fugir de vários soldados sob os olhos das duas entidades que estavam presas dentro do coração sagrado, então eles decidem auxiliá-lo na batalha. Isto faz com que ele consiga se libertar e ir atrás de Bórgia para acertar suas contas. No meio da luta o ex-papa Alexandre é arremessado dentro do círculo que mantinha Kimiel presa e é desintegrado, pondo fim à ameaça.

Bórgia é morto após a luta contra Houdini

Ao término do embate o anjo enviado pelo Céu Zamzagiel chega para auxiliar na luta mas o conflito já tinha acabado e sua vinda só serviu para que ele elogiasse o trabalho de Kimiel em prender Iscariotes. Quanto ao demônio e ao anjo que estavam presos dentro da relíquia Houdini os leva para trabalharem no Overlap já que ambos não poderiam mais viverem separados depois de tanto tempo presos no mesmo local. Já a estátua de mármore acaba sendo desintegrada após contato com os arcanjos e com isso a ameça do objeto maligno na Terra se encerra. E quanto à Harry Houdini? Bem, o show tem que continuar!

“O quê? E desistir do showbiz?”

Para conhecer em detalhes cada edição acesse nossa galeria abaixo:

E aí, gostou de conhecer esta história secreta de Houdini? Deixe seu comentário e debata em nossas redes sociais!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário