Feito histórico

Finalmente o leitor de quadrinhos brasileiro terá a chance de ler suas histórias! Já está no ar uma campanha de financiamento coletivo no Catarse.

O personagem CEREBUS, criado pelo cartunista canadense Dave Sim, sustentou por muito tempo o posto de história em quadrinho independente mais longeva com 300 edições lançadas. Essa foi a marca que o próprio autor decidiu por encerrar as aventuras do aventureiro Porco-da-Terra (Aardvark, em inglês). Porém, como já sabemos (noticiamos aqui no site) este posto cedeu lugar para Todd McFarlane e, nosso querido soldado do inferno, SPAWN.

Essa introdução acima é só para mostrar que, só por este feito, podemos considerar a coleção de Cerebus como uma HQ histórica! Afinal, ela foi a primeira revista em quadrinho independente (e neste ponto ela foi independente MESMO, sem aquele tipo de ajuda editorial que a Image Comics recebeu, por exemplo, no início dos anos de 1992, da Malibu Comics) a alcançar esta marca de 300 edições lançadas. Hoje em dia o único que poderia chegar perto, depois de Spawn, é o artista Erik Larsen com sua HQ de Savage Dragon.

Quem é Cerebus?

Cerebus é um porco-da-terra que surgiu como paródia/sátira de Conan (o Bárbaro, o Rei, o Cimério, ou qualquer uma das alcunhas que quiser dar). Foi publicado de 1977 até 2004. Porém, ao longo de suas histórias, o personagem foi tomando um rumo muito próprio e bastante peculiar. Até mesmo o traço de Dave Sim também foi ficando mais refinado ao longo do tempo. Lá fora os encadernados, apelidados de listas telefônica, por causa da grande quantidade de páginas, republicava as histórias originalmente lançadas das edições 25 a 50, com o nome de High Society (Alta Sociedade). Ao todo são uns 16 encadernados neste estilo (veja lista completa logo abaixo). Já a partir da edição 65 Dave começou a contar com a ajuda do seu amigo conterrâneo, o artista chamado Gerhard, que desenhava os fundos, paisagens, cenários enquanto que Dave desenha os personagens humanos e, claro, o próprio Cerebus. Permaneceu assim até a última edição, a edição 300. Uma curiosidade a se destacar é que, ao longo do tempo, os personagens envelhecem e também morrem. Outra curiosidade interessante é que, Cerebus também teve sua própria “temporada no inferno”, assim como o Spawn, como aconteceu naquele arco nas edições 117 a 120. Esta é uma outra série chamada Cerebus in Hell?, mostrando o que aconteceu com ele após o final da série. Foi iniciada por Sim em 2017 e ainda está em andamento, com publicações passando de 70 edições em janeiro de 2023.

Editora Futuro e o lançamento de Cerebus e Spawn 10

Eis que surge no mercado uma nova editora, chamada Futuro, pelas mãos de Carlos Costa, ex-editor chefe da extinta Editora HQM, que lançou em 2012 o encadernado Spawn – Herança Maldita. Ele voltou acompanhado de um belo time para este primeiro projeto – que está sendo financiando no Catarse e você pode apoiar até o fina do mês de abril 2023 –, com Mario Luiz C. Barroso (revisão de Cerebus e tradução de Spawn 10), Liliam Mitsunaga (letras e diagramação das duas edições) e Márcio dos Santos Rodrigues (tradução de Cerebus).

O anúncio oficial e o início da campanha aconteceram durante a LIVE do canal Mundo Gonzo, no YouTube.

O grande destaque, para nós do Spawn Brasil, é que Leandro Cruz – vulgo Leo Violador desde os tempos de outrora lá do Orkut –, teve a oportunidade de escrever um posfácio para esta edição especial de Spawn Dez que, pela primeira vez – assim como o primeiro volume As Espadas de Cerebus –, estará sendo lançada no Brasil. Essa edição de Cerebus (tamanho magazine, 96 páginas, preto e branco) virá com Spawn Dez como uma edição de brinde (tamanho formato americano, 48 páginas, em preto-e-branco). A gente já falou deste projeto quando saiu lá fora, você pode ler detalhes aqui no site também.

Para quem quiser apoiar o projeto, basta acessar este link. A edição de As Espadas de Cerebus (que compila originalmente as edições 1 – 4 da série) com Spawn Dez de brinde está sendo financiado ao preço de aproximadamente 90 reais (já com frete incluso).

Lista de encadernados originais de CEREBUS

Como detalhamos acima, a nova Editora Futuro trará as primeiras edições de Cerebus encadernados em seis volumes, com aproximadamente 100 páginas e compilando de 4 a 5 edições, até chegar na edição 25. A partir daí a editora irá seguir com as chamadas “listas telefônica” – hoje em dia esses tipos de encadernados recebem nomes modernos como compendiun, omnibus, absolute, deluxe, e afins –, até chegar o fim da série. Lembrando citar que ainda tudo está em análise e vai depender da aceitação dos fãs brasileiros. São várias as possibilidades.

Praticamente foi Dave Sim que inventou esta moda de reunir várias HQs em um “livro”, o chamado trade paperbacks, termo em inglês para o que chamamos aqui de “encadernados”. Falando nisso, abaixo colocamos a lista completa dos nomes dos encadernados originais (em inglês e uma tradução não oficial em português) de Cerebus:

  • Cerebus (As Espadas de Cerebus):
    Edições #1–25
  • High Society (Alta Sociedade):
    Edições #26–50
  • Church & State I (Igreja & Estado – Parte I):
    Edições #51–80
  • Church & State II (Igreja & Estado – Parte II):
    Edições #81–111
  • Jaka’s Story (A História de Jaka):
    Edições #114–136
  • Melmoth (Melmoth, o viandante):
    Edições #139–150
  • Flight – Mothers & Daughters, story arc 1 (Viagem – Mães & Filhas, Parte 1):
    Edições #151–162
  • Women – Mothers & Daughters, story arc 2 (Mulheres – Mães & Filhas, Parte 2):
    Edições #163–174
  • Reads – Mothers & Daughters, story arc 3 (Leituras – Mães & Filhas, Parte 3):
    Edições #175–186
  • Minds – Mothers & Daughters, story arc 4 (Mentes – Mães & Filhas, Parte 4):
    Edições #187–200
  • Guys – Mothers & Daughters, story arc 5 (Rapazes – Mães & Filhas, Parte 5):
    Edições #201–219
  • Rick’s Story (A História de Rick):
    Edições #220–231
  • Going Home – Going Home, story arc 1 (Indo para Casa – Volta ao Lar, Parte 1):
    Edições #232–250
  • Form & Void – Going Home, story arc 2 (Forma & Vazio – Volta ao Lar, Parte 2):
    Edições #251–265
  • Latter Days – Latter Days, story arc 1 (Últimos Dias – O Fim, Parte 1):
    Edições #266–288
  • The Last Day – Latter Days, story arc 2 (O Último Dia – O Fim, Parte 2):
    Edições #289–300

Compre, compre, compre!

Esta é a sua oportunidade, fã do Spawn, de conhecer o personagem que conduziu a cria do inferno através do Érebo (o sétimo círculo) e mostrou a ele o que aquele nível do inferno escondia… Super-heróis presos! Se você NUNCA teve oportunidade de ler esta história (originalmente chamada de Crossing Over, algo como Atravessando Realidades, em uma melhor tradução/adaptação), você pode conferir uma outra matéria exclusiva que detalhamos tudo sobre a mítica por detrás dela.

As duas páginas individuais acima possuem a tradução oficial, porém colocadas nas páginas coloridas (lembrando que será lançado aqui será em P&B). Já a icônica página dupla do Spawn visitando a prisão dos super-heróis no inferno do Érebo foi traduzida por um fã.

Como diria o maior vendedor do Brasil, Ciro Bottini; “Compre, compre, compre!”.
Para realizar este feito, apoiar o projeto, e ter não apenas uma, mas duas edições históricas – SPAWN DEZ e CEREBUS –, basta acessar este link!

Pois é, NÃO foi desta vez…

Trazemos as atualizações sobre o que aconteceu após o vencimento do prazo e elas não foram boas para os fãs, que estavam esperando as primeiras edições de Cerebus e Spawn 10. Infelizmente a campanha, no formato “tudo-ou-nada”, dentro da plataforma Catarse, não alcançou o valor total esperado, de R$ 50.000,00, chegando em apenas 55% do arrecado, com 311 apoiadores e aproximadamente R$ 27.800 – se comparado com a quantia que já vimos de outras editoras de quadrinhos, este valor já estaria dentro do esperado e o “suficiente” para lançar a edição. A vantagem, neste tipo de situação, é que o Catarse assegura a devolução do valor para quem apoiou, ou seja, todo o valor pago será devolvido.

Em um breve contato com dono da Editora Futuro, ele próprio informou que a campanha voltará no futuro (com o perdão do trocadilho), porém formatada de outra maneira. Os detalhes não podemos repassar agora, mas vamos torcer que tudo se resolva, afinal de contas, é sim um material histórico.

Acreditamos que um dos principais motivos para a campanha estagnar e falhar foram, infelizmente, os cancelamentos realizados para cima do autor, Dave Sim, e também contra o próprio dono da Editora Futuro, Carlos Costa.

Até mais, soldados do oitavo círculo!

Deixe o seu comentário