Ao longo das mais de 300 edições de SPAWN é claro que referências à cultura pop aconteceram – como por exemplo as recentes capas da edição de Spawn #323 e Kings Spawn #3, na qual vemos crianças fantasiadas de Batman, Mulher-Maravilha e Capitão América. Falamos mais sobre isto nesta outra matéria, comentando sobre capas parecidas entre si.

Todas estas referências e easter-eggs estão espalhadas pelas revistas do Spawn ao longo de seus 30 anos, e justamente nesta matéria exclusiva, selecionados aquelas cenas que prestam uma homenagem aos filmes, seriados e desenhos da TV.

Continue a leitura…

Lista de homenagens a cenas de filmes em Spawn

OS DOZE MACACOS (Twelve Monkeys, 1995) / SPAWN #69

Nesta edição, logo que vemos Sam e Twitch carregando o Spawn pelos becos da Cidade dos Ratos, vemos nas paredes alguns pixos. O primeiro deles é o símbolo usado no filme Os 12 Macacos. Já o segundo você irá ler mais abaixo. Continue a leitura.

MONSTROS (Freaks, 1932) / SPAWN #82 e SPAWN #134

Uma das falas de Billy Kincaid para o Spawn na edição #82 foi “one of us”, ditas repetidas vezes, igual acontece no filme. Assim como em Spawn #134, onde os palhaços ficaram repetindo “um de nós”. Sempre desconfie de pessoas que dizem isto para você…

O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather, 1972) / SPAWN #94

Vemos a cabeça cortada do Palhaço embaixo da coberta em cima da cama, igual a clássica cena da cabeça de cavalo toda ensanguentada. Certamente um trauma para a pequena Cyan, coitadinha.

A HORA DO PESADELO (Nightmare on Elm Street, 1984) / SPAWN #121

Spawn ultrapassa uma cela da prisão igualzinho aquela cena do primeiro filme em que Freddy Krueger também faz isto, deixando seu corpo incorpóreo por alguns instantes e mata o prisioneiro enforcado, na sequência. Esse aí nunca mais cometerá algum crime.

HELLRAISER – RENASCIDO DO INFERNO (Hellraiser, 1987) / SPAWN #130

Nesta edição existe um punk muito do espertinho querendo dinheiro, e sua cabeça está cheia de pregos grudados nela, igualzinho o Pinhead, o personagem principal da franquia. Será que ele tira isso para comer?

OS SELVAGENS DA NOITE (The Warriors, 1979) / SPAWN #138

A referência é uma das falas dos humanos é “Spawn, vem brincar!”, idêntica ao do filme onde o personagem, diz batendo três garrafas na mão, “Warriors, come out to play”. Huumm… Do que será que eles vão brincar?

O MÁGICO DE OZ (The Magic of Oz, 1939) / SPAWN #148

Há um momento da história que aparece na placa a famosa frase deste filme, “Não há lugar como nosso lar!”. Agora, se este “lar” seria para ir direto ao oitavo círculo… não, não, eu agradeço…

O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI (Das Cabinet Des Dr. Caligari, 1920) / SPAWN #171

Spawn luta contra os devedores de pecados, trazidos pelos demônios Ab e Zab. A casa onde eles se encontram lembra muito os corredores distorcidos e sinistros do filme impressionista alemão. Se o corredor é assim, imagina o banheiro…

Menções honrosas a séries e desenhos da TV

ARQUIVO-X (The X-Files) / SPAWN #68

Numa rápida cena podemos ver passando na TV o logo da famosa série de tv norte-americana Arquivo-X. Curiosamente na versão que chegou no Brasil e na versão digital o logo foi levemente censurado, na versão americana aparece o logo inteiro. Não sabemos o motivo… A verdade?! Está lá fora…

TRANSFORMERS / SPAWN #69

[Veja a imagem acima!]

Além da referência ao filme Os Doze Macacos (leia acima), nesta edição, podemos ver pichado na parede o símbolo dos Autobots.

AS MENINAS SUPERPODEROSAS (The Powerpuff Girls) / SPAWN #94

Além da referência àquela cena tão icônica de O Poderoso Chefão, temos um pôster do desenho animado de As Meninas Superpoderosas, com a personagem Docinho em destaque. E esta personagem ganhou este destaque pois existe uma homenagem dela para o Spawn. A garota de verde fez em isso no episódio chamado “Super Zerois”, onde ela “se torna” o Spore! Já comentamos sobre isso nesta outra matéria do site.

DOCTOR WHO / SPAWN #130

Também na edição de Spawn #130 é possível ver escrito “Dr. ?” na camiseta do Max, filho do detetive Twitch, que poderia ser lido muito bem como “Doutor Quem?”, que em inglês seria “Dr. Who”, o mesmo nome da famosa série de tv britânica. Para não perder a piadinha… Quem é mesmo esse Dr. Who?

MILLENNIUM / SPAWN THE UNDEAD #1

Na primeira edição da minissérie Spawn The Undead o personagem principal desta história é igualzinho a cara do ator Lance Henriksen, que fez o personagem Frank Black na série de tv – que por coincidência foi co-criada pelo mesmo criador de Arquivo-X.

AKIRA, NARUTO, GUNDAM WING, HELLO KITTY, STAR WARS, ED-209 e LARA CROFT TOMB RAIDER / SPAWN #176 e #177

Nossa! Quem diria que em duas edições o artista iria nos presentar com tantas referências assim… E achei melhor colocar todas juntas nas imagens da galeria acima. Bom, os detetives Sam e Twitch estão investigando o caso do garoto que utilizava seus dons de desenhar para matar pessoas, e estes itens estão no quarto dele e no quarto de uma das vítimas. Tanto talento assim sendo desperdiçado…

THE FLINTSTONES / SPAWN #12, SPAWN #104 e SPAWN #167

Esta eu deixei para o final pois até foi tema aqui em outra matéria do nosso site. Nesta edição temos os moradores da Cidade dos Ratos, no Bowery em Nova Iorque, cantando a música tema do desenho animado da idade da pedra… Com já detalhei, as questões de censura desta página estão na outra matéria, confira lá. Em Spawn #104 uma criança vestida para o Halloween aparece como o personagem Fred. Já em Spawn #167 uma mulher entrevistada pelos detetives (Sam & Twitch) tem o nome de Wilma Barbera, uma sutil homenagem para os personagens dos Flintstones, já que o marido dela se chama Fred e o amante Barney, assim como no desenho animado também temos estes personagens!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – Facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – Facebook.com/spawnbrasil

YouTube – Youtube.com/SpawnBrasilOficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário