Já pensou ter em casa uma edição gigante com a arte original da revista antes dela ser colorida digitalmente? Mas não estou dizendo aquelas versões em preto e branco, e sim com anotações do lado de fora das páginas, com aquelas linhas de marcações de sangria e tudo o mais.

Praticamente é como se você tivesse aí na sua coleção uma página original, que comumente é oferecida como um “print”. Óbvio que não é a página verdadeira, mas foi digitalizada a partir destes originais, sim! Nesta lindíssima edição podemos ver as marcas de nanquim, do lápis e até mesmo das correções que foram feitas.

Este tipo de super encadernado de luxo, com capa dura e um tamanho extremamente grande existem sim, porém são edições que são extremamente caras. Podem custar facilmente 1.000 dólares por causa da raridade e do tamanho. Elas geralmente recebem o nome de “artist’s edition”, porém a Image Comics lançou sob o nome de “vault edition”, que em inglês seria algo como “edição caixa-forte/cofre”, no sentido dos tesouros que este tipo de edição guarda ali dentro.

Continue lendo abaixo o review completo do primeiro encadernado! Conteúdo traduzido e adaptado do site ArtistEditionIndex.org. Caso queira ler sobre o segundo encadernado, clique aqui (Spawn Vault Edition Vol. 2).


Em celebração aos 25 anos de Spawn completados (1992 – 2017), Todd McFarlane abriu seu cofre pessoal e está reunindo pela primeira vez a coleção das sete primeiras edições de Spawn em seu formato de prancheta original, com lápis, nanquim e letreiramento!

O que está incluso nesta edição SPAWN VAULT EDITION:

• Arte original de algumas páginas nunca antes publicadas!
• Livro em formato capa dura e com tamanho gigante (31,2 cm x 43,8 cm).
• Estão incluídas nesta edição especial alguns extras surpresas de Todd.
• Alguns livros serão escolhidos aleatoriamente para terem incluídos dentro um sketch exclusivo desenhado por Todd McFarlane.

Editora: Image Comics
Data de Publicação (EUA): 09 de Agosto, 2017
ISBN: 978-1-50670-070-0
Dimensões: 31,2 cm x 43,8 cm
Páginas: 184
Preço de capa: $175 dólares

A editora Image finalmente se junta à crescente lista de editoras que oferecem livros do tipo Artist’s Edition, seguindo a linha do mesmo formato estabelecido pela editora IDW. A questão aqui é que todos os livros incluem uma página de assinatura, com 1 em cada 6 sendo autenticado e 1 em cada 100 tendo um sketch personalizado incluído nessa página de assinatura. A tiragem total da impressão não foi divulgada em nenhum lugar, mas o próprio McFarlane declarou neste vídeo (em inglês) que 250 páginas de assinatura estão sendo autenticadas e 15 páginas de assinatura terão um sketch personalizado, portanto, se é 1 em 6 para as páginas com o reconhecimento de autenticação de assinatura e 1 em 100 para as páginas com sketchs então, isto quer dizer que a tiragem é de 1500! Uma semana depois do lançamento, a distribuidora Diamond listou o livro como “Não Disponível em Estoque“, o que basicamente significa que ele já saiu como sendo um livro esgotado, entretanto deve ter alguma edição “perdida” por aí em alguma loja on-line esperando ser revendida, talvez com um preço mais em conta ou com o preço supervalorizado.

O livro consiste de um prefácio escrito por McFarlane, as sete primeiras edições de Spawn, incluindo os desenhos das capas – todas no formato original que foram feitas, sem coloração nenhuma – , e uma biografia de uma página. Existem divisores de capítulos terminando uma edição e começando o próximo.

Ao longo desta matéria iremos colocar imagens (fotos) de diversas páginas do livro e alguns comentários adicionais.

Página com um desenho sketch não usado do Violador para a edição 2. Ao lado é o local onde Todd desenhava um sketch personalizado. Abaixo podemos ver em vermelho sua assinatura, e conforme explicando acima, algumas destas páginas continham um selo indicando a autenticidade dela, elevando assim o valor do produto.
No prefácio acima Todd conta, dentre outros detalhes, que muitas destas páginas originais nunca foram vistas por ninguém, nem mesmo pela sua própria esposa, Wanda! Ele as guardou, todas as páginas, pois havia prometido a ele mesmo que, nunca mais iria vender nada que fosse original da revista mensal do Spawn. Pelo menos todas as 100 primeiras edições foram feitas neste modo tradicional!
Engraçado notar aqui na página de biografia, pois temos uma arte inédita do rascunho para a capa da edição 12, que não se encontra coletada neste encadernado. Com isso poderíamos pensar que a “origem” de como aconteceu o assassinato de Al Simmons (por causa do Capela) já era algo combinado entre McFarlane e Rob Liefeld antes de entrar as quatro edições dos roteiristas convidados. Porém, talvez por causa das “acusações” que as revistas da Image estavam sofrendo pelo estigma “muita arte e pouco roteiro”, ele pensou em adiantar estas histórias (edições de 8 – 11, escritas por Alan Moore, Neil Gaiman, Dave Sim e Frank Miller), onde mostraria mais detalhes da mitologia do Spawn, antes de contar de fato sobre seu passado… Mais detalhes sobre este processo criativo pode ser lido nesta outra matéria especial do nosso site, vale a pena a leitura.
Há algum rascunho no canto esquerdo da página. Provavelmente um pequeno sketch da capa da edição #2.

Todas as páginas são dos arquivos pessoais de McFarlane e podemos assumir que todas as digitalizações foram feitas com muito cuidado por ele mesmo ou alguém da sua equipe. As digitalizações são nítidas e claras, sem suavidade ou desfoque. Os negros do nanquim são consistentes com gradientes mínimos. Dá-se até para ver as marcas do lápis em alguns lugares! A maioria das páginas estão bastante limpa, indo de branco ao esbranquiçado, com um pouco de amarelecimento por causa do tempo. Aquele fluído branco de correção também são visíveis, porém apenas em poucos lugares e anotações nas margem também são minimamente perceptíveis; como McFarlane estava fazendo tudo, menos a coloração e letreiramento, as notas de rodapé são praticamente todas para os coloristas. Há uma boa mistura daqueles papéis originais da Marvel, para os três primeiros números e, em seguida, os papéis de desenho já com o logo da Image para os demais restante.

A primeira edição tem o que parece ser sobreposições coladas nas páginas das pranchetas; dá pra perceber onde eles não se alinham perfeitamente. Há uma diferença clara de cores entre a sobreposição e a folha da prancheta. Eles parecem ser para o letreiramento feito posteriormente por Tom Orzechowski, já que as arte-finalizações da página frequentemente ficam abaixo dessas sobreposições.

Marcações de sobreposições de recortes coladas na prancheta, para complementar a arte, podem ser percebidas analisando as páginas originais.
Imagina poder ver esta imagem extraordinária da primeira revelação do Spawn em tamanho gigante? Poder analisar de perto cada detalhe desta cena… Incrível.
Dá para se perceber as colagens, como já descrevemos anteriormente, mas nesta página exclusiva, por causa da foto cópia dos jornalistas da televisão. Claramente foi feito uma cópia (popularmente chamada de “xerox”) das TVs e coladas ao lado!
Nesta página dos créditos é possível ver claramente as marcações de nanquim e lápis utilizadas originalmente para fazer os desenhos. Ver este processo de perto é praticamente ter contato com a obra original. Realmente é algo incrível para qualquer fã ver!
Acima a página do índice da VAULT EDITION indicando o conteúdo do encadernado, na qual foram reunida as sete primeiras edições.

Não há muitos créditos listados: o Coordenador de Publicação é Shannon Bailey e o Diretor de Arte é Ben Timmreck. O design é mínimo, utilizando imagens de painel ampliadas até o fim da página, com um sumário e divisores de capítulos. A cor também é mínima. Um vermelho escuro nos cabeçalhos das páginas e o logotipo do Spawn aqui e ali. O logotipo não combina com o conteúdo nem com a capa, pois todo o resto é tudo muito “manual”, meio rudimentar – no sentido que está sem o acabamento final, deixado assim de propósito. Portanto o logo digital destoa um pouco do restante. Uma sugestão seria utilizar um logo desenhado a mão livre também. Outro detalhe: embora haja um sumário com os números das páginas, nenhum número de página aparece nas páginas individuais, mas somente nas divisórias de capítulos.

A produção gráfica é excelente, num nível realmente de luxo! O papel possui uma gramatura espessa e fosca, com encadernação costurada na lombada. A maioria das páginas ficam planas quando o centro é suavizado. O livro vem embalado em uma caixa de papelão com um adesivo colorido mostrando a capa, o código de barras e publicidade. Existe aquela informação de assinatura exclusiva, esboços na caixa e em um adesivo de plástico retrátil.

Continue apreciando mais imagens (fotos) das páginas internas do livro e alguns comentários adicionais.

Nas anotações laterais estão escritos avisos para o colorista Steve Oliff, avisando que a família é negra, o vestido da Wanda é de nylon e o fundo da página pode ser deixado em branco, da esquerda para a direita.
Há um sketch de um personagem NUNCA utilizado na revista de Spawn. Ele até lembra um hellspawn mais demoníaco, quase uma mistura de Venom com Spawn. Será que seria um novo inimigo? Será que foi daqui que ele tirou ideia pro novo Spawn Praga (Plague Spawn)? Não sabe do que estamos falando? Então clique nesta matéria do site e saiba mais.
Todd comentou diversas vezes que prazo é um fator complicador demais na vida de um desenhista e produtor de quadrinhos no geral. Então sabiamente (e muito esperto, também), Todd simplesmente encurtou a batalha entre Violador e Spawn a uma sessão de onomatopeias e corpos voando, deixando a imaginação do leitor voar longe.
Algumas vezes é possível notar que a numeração da página, na região superior da página da prancheta, foi mudada no final.
A edição #5 é considerada por muitos fãs como sendo uma das melhores histórias do Spawn. Isso porque ainda há pessoas que criticavam os roteiros… Imagine só!
Aqui existem mais algumas anotações para o colorista Steve Oliff, dizendo que a coloração da página é referente à um flashback, uma memória do passado, portanto, fazer as cores de forma “estranhas” (como num devaneio). Além disso, é uma das únicas vezes que vemos o Spawn com nariz sob a máscara! Leia esta matéria explicado os motivos que fez Todd fazer alterações no uniforme do Spawn!
Mais uma vez é possível ver alterações na numeração da página, além de uma anotação pro colorista Steve Oliff, onde Todd pede para colorir o céu de azul, pois é está de dia.
Mais alterações no número das páginas, além da marcação de onde é deveria ficar a parte de baixo da página. Muito provável a mudança de numeração veio por conta desta página onde Spawn destrói Chacina. Claramente é um tipo de página que renderia uma página dupla.
Este desenho a direita é mais um pin-up inédito e pouco divulgado do Spawn.
Foto da parte de trás da embalagem do encadernado.

Até mais soldados do oitavo círculo!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut  https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário