Algo que só os saudosos anos 90 poderiam nos entregar: Sonic e Spawn juntos em uma história em quadrinhos!

O personagem meio ouriço/meio porco-espinho azul mais veloz de todos os tempos, conhecido como Sonic “The Hedgehog”, finalmente chegou às telonas num filme live-action (com Jim Carrey no papel do vilão Robotnik), mas fora do mundo dos vídeo-games e filmes, seu meio mais conquistado foram as histórias em quadrinhos!

Sim, é isto mesmo! As HQs do Sonic foram bem populares nos anos 90, lançadas pela editora americana Archie Comics. Lá ele acabou criando histórias inéditas aos dos jogos, expandindo seu universo, criando assim sua própria mitologia. Muitos anos depois, já mais recente, ele mudou de casa e foi parar na IDW Comics, mas isso já é assunto para outra história.

Hoje vamos falar da edição Sonic Super Special #7, da Archie Comics (Outubro/1998).

Capa do pôster do filme de Sonic e a capa da primeira HQ da Archie Comics.

Assim como outras HQs têm edições anuais, esta edição de Sonic tinha coletâneas chamada de “Super Especiais”. O volume #7 dessa coletânea deu ao nosso ouriço/porco-espinho velocista azul o seu crossover mais estranho até então, colocando-o cara a cara com os ousados personagens do anos 90 da Image Comics, incluindo aí uma certa criação de… Todd McFarlane!

A trama deste crossover acontece quando Savage Dragon e Union, juntos enfrentam Particle e o mestre dela, O Doutor. O Doutor usa o poder transdimensional à sua disposição para convocar os SWATbots de Robotnik, aprisionando os heróis enquanto ele planeja usar a Emerald (aquelas esmeraldas mágicas que precisamos coletar nos jogos da franquia Sonic). Depois de mudar de ideia, Particle libera os heróis que atacam O Doutor mais uma vez. Usando a Master Emerald, Knuckles destrói o vilão, devolve os heróis libertados ao seu mundo e, no processo, apaga o evento de suas memórias. Os personagens da Image ainda se lembram da provação, no entanto, tornando-se provavelmente cânone para as histórias das HQs de ShadowHawk, Spawn e Savage Dragon.

O número de heróis da Image Comics (e também seus anti-heróis) é alto nesta edição quando comparamos com os já incluídos do mundo de Sonic the Hedgehog. Mas, isto foi para as duas franquias muito bom, já que ambas estavam em ascensão ali no final dos anos 90, quase anos 2000.

O primeiro dos personagens da Image que Sonic e companhia encontram não é outro senão o próprio Spawn, que pela primeira vez é visto meditando em um beco durante o dia. Você pode conferir esta cena (e outras) na galeria de imagens acima e mais abaixo.

Outro personagem de destaque nesta edição é Eddie Collins, o segundo a vestir o manto de ShadowHawk. Ele foi inicialmente um violento vigilante, no melhor estilo Batman de ser, que aplica uma justiça mais impiedosa e dura, embora Eddie fosse um pouco mais maduro do que seu falecido antecessor, Paul Johnstone. O personagem foi criado por Jim Valentino, que também desenhou a edição.

Em seguida aparecem Savage Dragon e Union. O primeiro personagem é a criação máxima de Erik Larsen, um policial alienígena armado e musculoso, com aparência reptiliana, que protege Chicago de “super-aberrações”. Por sinal ele já tinha até seu próprio desenho animado nas manhãs de sábado, por isso não era tão difícil aceitar que ele aparecesse ao lado de Sonic! O segundo personagem, tinha super-força e podia voar – um dos vários personagens óbvios do tipo “Superman” da editora, ao lado do Supremo, por exemplo, este criado por Rob LiefeldUnion foi criado por Mike Heisler e Mark Texeira, se encontra dentro do selo WildStorm, e teve uma participação importante na minissérie Shattered Image (mais precisamente na edição #4, onde ele se junta para enfrentar Malebólgia).

Também está presente a personagem Velocity, criada por Marc Silvestri (que também criou The Darkness no selo TopCow), uma velocista ciborgue da super-equipe Cyberforce (também criado por ele), na qual pode acompanhar o Sonic.

Finalmente então surge o personagem bizarro conhecido como The Maxx, criado por Sam Kieth e que já possuía um desenho que passava na MTV, na qual aparece na história usando a própria Master Emerald como arma.

A maioria das HQs desses personagens era equivalente a PG-13 no mínimo, então fazer um crossover do Sonic com esta galera não fazia muito sentido (já que eram personagens voltados para um outro público, muito diferente do público próprio de Sonic). Entretanto, esta revista fala muito da popularidade destes personagens no final dos anos 90, especialmente do próprio Sonic.

O crossover no final é uma aventura bem interessante, principalmente por juntar tantos personagens… E dentre eles estão os agentes especiais do FBI que estavam cuidando de mais um caso para um tal de Arquivo-X.

MAS…

…ainda que pareça inusitado este crossover, descobrimos recentemente que esta edição que acabamos de citar (Sonic Super Special #7) NÃO FOI A ÚNICA VEZ em que Spawn e Sonic se encontraram. Pois é, soldados! Encontramos uma outra pequena aparição do soldado do inferno (cameo) na revista Sonic The Hedgehog #8 – publicado anteriormente ao crossover que falamos agora mesmo – lançado em março de 1994, também pela Archie Comics.

Neste número 8 da série normal de Sonic, o vilão Robotinik cria vários robôs baseados em diversos personagens para lidar com Sonic, e um deles é o “Spawnmower”, um cortador de grama baseado no estilo do Spawn. Mesmo que não seja o personagem de fato, mas foi baseado nele, assim como acontece com diversos outros super-heróis de outras editoras. Veja a capa da edição nas imagens logo abaixo. Podemos citar Wolverine, Batman, Motoqueiro Fantasma, Capitão América, Superman e até o Super Mouse!

A primeira vez que Sonic e Spawn se “encontraram”, pode-se dizer que foi na edição #8 da Archie Comics. Na verdade foi uma “versão robô cortador de grama do mal” com a aparência de Spawn!

Texto de referência: CBR.com
Tradução e adaptação: Biason X
Edição final: André Luiz
Complemento: Leo Violador

Deixe o seu comentário