Até hoje alguns ainda guardam esta dúvida, mas hoje vamos revelar a verdade.

A resposta simples pode ser “os dois”, mas a resposta mais completa seria “Capela”. Vamos explicar isto neste texto, então continue lendo esta matéria até ao final para entender tudo!


Por causa da separação dos personagens do selo de quadrinhos de Rob Liefeld – chamado Extreme Studio – do universo compartilhado da Image Comics, que aconteceu em 1996, um dos personagens criados por ele em questão, chamado Capela (Chapel), precisou ser removido da continuidade de histórias do universo de Spawn.

O motivo foi que lá atrás, em 1993, nas edições 8 e 9 de Youngblood e edições 12 e 13 de Spawn, o personagem Capela foi apresentado como sendo o assassino do, então companheiro de agência secreta do governo, Al Simmons (a mando de Jason Wynn). Por causa dessa cisão (entre o co-fundador da Image, Rob Liefeld, e os outros 6 sócios da editora), Capela não poderia ser mais usado dentro das histórias de Spawn e por isso eles precisaram criar a personagem Jessica Priest, apresentada na edição 61, já próximo do lançamento do filme, em 1997 , e com sua origem expandida nos números 12, 13 e 14 de The Curse of Spawn (lançado no Brasil em A Maldição de Spawn números 8, 9 e 10).

Uma curiosidade sobre os nomes desses personagens: “capela” significa uma pequena igreja, já o nome “priest”, em inglês significa “sacerdote/padre/clérigo”, portanto estão correlacionados.

Para que “fizesse algum tipo de sentido” – esta remoção do Capela do universo da Image – foi criada uma história inteira para isso… Pois é, na verdade não apenas o Capela, mas o Youngblood inteiro deveria sumir da continuidade das histórias. Então uma minissérie em 4 partes, chamada Shattered Image (algo como “Imagem Estilhaçada“) foi planejada e lançada em 1996. Podemos dizer que seria a própria versão de “Crise Nas Infinitas Terras” para a editora. Escrita por Kurt Busiek e Barbara Randall Kesel, e desenhada por vários artistas, mas principalmente por Tony Daniel.

As capas da minissérie “Shattered Image” faz homenagens à outras grandes capas consagradas das editoras Marvel e DC Comics.
Esta splashpage, em Shattered Image #2, lembra muito a cena da personagem da DC, a Precursora, quando ela convoca vários personagens à se reunirem na nave do Monitor.
Página dupla de “Crise Nas Infinitas Terras”, onde temos a Precursora (Harbinger) e Alexander Luthor Jr. com todos os heróis convocados para salvar a realidade que estava sendo apagada da existênciaQualquer semelhança com Shattered Image não é mera coincidência!
Capas da revista “Corporação Infinito” (Infinty Inc.), edições 14, 18 a 24, onde Todd McFarlane foi o desenhista e Roy Thomas o roteirista (foi o primeiro trabalho do tio Todd para a DC). Estas histórias estão interligadas à “Crise Nas Infinitas Terras”, portanto podemos afirmar que McFarlane esteve envolvido com a mega saga… Nada mais justo então fazer sua própria homenagem.

E é nesta história que a equipe inteira do Youngblood simplesmente some num flash de luz, literalmente. Em um quadrinho estão todos eles e no outro (após este flash de luz) todos esquecem quem foram eles.

Podemos destacar três curiosidade desta minissérie: a aparição das Tartarugas Ninjas (que estavam sob licenciamento da Image na época), o próprio Batman, e alguns outros personagens da Marvel, como os X-Mens e até o Homem-Aranha.

Batman tenta fazer Spawn se converter para o lado DC da força… só que não deu.

Apesar disso tudo ter acontecido nesta época, os personagens de Youngblood voltaram para Image Comics em 2017 (comemorando os 25 anos da editora), em uma nova série de quadrinhos (com apenas 11 edições) escrita por Chad Bowers e desenhado por Jim Towe.

Sim! Depois de 21 anos fora, a revista Youngblood voltou à Image Comics em 2017, porém escrita por Chad Bowers e desenhada por Jim Towe (ainda bem!)

Porém, se você chegou lendo até aqui, deve estar se perguntando:
Então quer dizer que quem matou Al Simmons não foi Capela, e sim ficou sendo a Jessica Priest, certo?!
E a resposta final vem agora…

Um pouco antes, em 2015, a partir da edição de Spawn: Ressurreição, nós podemos ver o personagem Capela sendo referenciado novamente como o verdadeiro assassino do Spawn, o único detalhe é que não está sendo mais citado seu nome. Até pelo menos a edição 301 não citaram o seu nome, apenas sua presença, como pode ser visto novamente na edição 296.

Podemos ver claramente um personagem com uma caveira na cabeça, igualzinho o Capela, atirando em Al Simmons. Ele foi referenciado nesta página de Spawn: Ressurreição.
Nesta página dupla de Spawn #296 também é possível ver o personagem Capela novamente sendo referenciado no passado de Al Simmons, porém, sem citar seu nome.

Respondendo a questão de forma completa então temos:
Quem matou Al Simmons? Foi o Capela, depois a Jessica Priest e depois voltou a ser o Capela de novo.
Isso aconteceu devido à saída dos personagens Youngblood da editora Image, porém discretamente ele acabou voltando e no final das conta a equipe toda também!

Então continua sendo o Capela o verdadeiro assassino de Al Simmons? Pelo menos até que provém o contrário.

Pensando em enredo, sempre foi falado que Malebólgia e o inferno acabam brincando com as memórias dos Spawns, quando eles voltam para a Terra, e que eles podem até criar memórias falsas… Enfim, podemos dizer que esta foi uma grande pegadinha do inferno da vida real.

Esperamos que tenham gostado desta matéria… e até mais, soldados do oitavo círculo!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário