Neste ano a Comic Con Experience, batizada de CCXP Worlds, foi realizada de modo online devido à pandemia de COVID-19 que assolou o mundo. Assim os artistas convidados tiveram a oportunidade de se apresentarem de forma remota em seus lares enquanto o público passeava pelos palcos através das telas de computadores e smartphones. O resultado foi uma nova experiência de interatividade entre os participantes mas também gerou uma série de problemas devido ao grande porte do evento. Havia a incerteza sobre a conexão de streaming, diferença de fuso horário entre as atrações internacionais e diversas outras situações que fizeram com que parte do público criticasse sobre a sua realização, e uma destas reclamações foi sobre a participação de Todd McFarlane no evento.

Vários problemas ocorreram na apresentação online de Todd McFarlane na CCXP Worlds

Era a primeira vez que o artista se dirigia aos seus fãs no Brasil e havia a grande expectativa a respeito de sua apresentação, porém as coisas começaram a ficar estranhas mesmo antes de começar. Anteriormente foi anunciado que McFarlane se apresentaria no dia 05/12 às 19:00h através de um cronograma que foi disponibilizado no próprio site, mas no dia de abertura do evento os fãs ficaram surpresos pelo fato de que o artista iria se apresentar antecipadamente no dia 04/12. Outro problema que aconteceu foi o fato da entrevista, que foi conduzida por Affonso Solano no Omelete Stage, ter sido feita totalmente em inglês, o que dificultou a compreensão daqueles que não dominam o idioma. Não houve nem intérprete ou legendas em closed caption para que auxiliasse no entendimento da entrevista.

Todd McFarlane se apresentou no Omelete Stages

Até então não havia sido feito nenhum pronunciamento sobre este problema, mas durante uma live com Mário Luiz C. Barroso em seu perfil no Instagram Ivan Costa, organizador da CCXP Worlds, comentou sobre o saldo do evento e um dos pontos discutidos foi sobre a participação de McFarlane. Segundo ele, as dificuldades já haviam começado antes mesmo de iniciar o evento.

“Foi uma negociação difícil”, relatou Ivan Costa. Segundo ele, McFarlane havia imposto algumas regras para sua participação que, inicialmente, seria gravada. “Nós tivemos que marcar diversas vezes com ele pois nem sempre estava disponível”.

Ivan Costa é um dos organizadores da CCXP

Um dos problemas encontrados foi o fuso horário. Muitos artistas tiveram que aparecer por meio de gravações já que, em alguns locais, seria de madrugada caso a transmissão fosse ao vivo. “Foi ideia minha realizarmos as gravações com os artistas. Achamos por bem gravar boa parte das participações estrangeiras para que não pudessem se dispor às 04:00 da manhã para atender um evento no Brasil.”

Mas, mesmo no dia combinado para a gravação, houve um outro problema inesperado: a internet. Segundo Ivan Costa, isto dificultou bastante para que pudesse chegar a um resultado aceitável. “Ele estava com uma conexão muito ruim. Ficava travando e caindo bastante”, relatou ele.

A solução foi tentar a transmissão ao vivo na sexta-feira, antecipando o cronograma já que era o único dia e horário disponíveis para ele, e torcer para que não acontecesse nenhum imprevisto com McFarlane. Quando a transmissão começou um novo problema surgiu que foi a não inclusão da legenda relatado durante a live com Mario Barroso, que infelizmente também passou por instabilidades de conexão e com isso não pôde ficar registrada em seu perfil. “Tivemos um problema com a equipe técnica responsável pelo gerador de caracteres (GC), sendo que também já havia acontecido com outros artistas que se apresentaram nos dias do evento.”

Mas uma declaração positiva que foi passada é que sempre houve o desejo da organização da CCXP em trazer Todd McFarlane para o evento de forma presencial, e que a proposta continua em pé. “É nossa vontade que o Todd possa participar em alguma das próximas edições fisicamente”, comentou Ivan Costa de forma esperançosa. Assim, ficamos na torcida para que, em um futuro próximo, possamos ver o criador de Spawn em terras tupiniquins.

Para quem quiser conferir como foi parte desta entrevista a gente disponibilizou em nosso Canal do YouTube ela totalmente legendada em português brasileiro, exclusivo para os fãs:

https://www.youtube.com/watch?v=FurtEyQbP9w
https://www.youtube.com/watch?v=x4j4tnPqImI
https://www.youtube.com/watch?v=xjUDTgJCWI8

Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário