Realmente, o que o soldado do inferno teria a ver com o espadachim andarilho com a cicatriz em forma de X!? Se você está se perguntando: “Samurai X? Espadachim andarilho? Cicatriz em forma de X? Do que esse cara tá falando?”, calma, eu vou explicar!

Samurai X (No Brasil. Original: Rurouni Kenshin, Meiji Kenkaku Romantan; O Andarilho Kenshin, Crônicas de um Espadachim da Era Meiji) é uma revista em quadrinhos japonesa (mangá) criada pelo artista Nobuhiro Watsuki e publicada entre 1994 e 1999 (2001 e 2003, e novamente entre 2012 e 2015, no Brasil, pela editora JBC), com alguns capítulos extras nos anos seguintes e retomada em 2017 para um novo arco em andamento. A aclamada série conta a história de um espadachim que procura se redimir do seu passado de assassinatos usando uma espada com lâmina invertida para proteger pessoas. A maior parte do mangá clássico foi adaptada em desenho animado (anime), que também possui sagas exclusivas menos reconhecidas pelos fãs, além de especiais, filmes e várias outras mídias.

Spawn e Kenshin Himura, criações de Todd McFarlane e Nobuhiro Watsuki.

Após esse breve resumo Spawn e Samurai X parecem coisas ainda mais distantes, certo? Pois bem, a relação está na verdade na admiração que Nobuhiro tem pelas criações de Todd McFarlane. Watsuki sempre foi um grande fã de quadrinhos ocidentais e, como todo grande artista, busca inspirações em obras que acompanhou durante sua vida para criação de personagens e enredos. Uma delas, Spawn!

O autor de Samurai X costumava escrever pequenos textos (chamados de Papo Furado nas publicações no Brasil) entre capítulos do mangá falando do seu dia-a-dia, hobbies e em relação à sua obra. Além disso, apresentava fichas detalhadas dos personagens, onde explicava sua criação, incluindo visual, personalidade e história de fundo. Nesses textos, muitas vezes Watsuki citou algo sobre McFarlane, como algumas inspirações, mas principalmente sobre sua coleção de action figures. Nesta matéria trazemos um apanhado de todos estes momentos! As imagens trazidas aqui são da primeira publicação brasileira, coleção pessoal. Clique nelas para ampliar!

Início da Coleção de figuras do Spawn!

Nobuhiro cita pela primeira vez action figures do Spawn na edição 21 brasileira de Samurai X, onde fala que está empolgado com eles e começando a colecionar, além de demonstrar o quanto ficou impressionado com a qualidade. Apenas a título de curiosidade, para quem não acompanha: no Japão, quadrinhos geralmente são publicados em capítulos em revistas com diversos títulos por edição, em preto e branco. Após certo número de capítulos e sucesso, são relançados em formato encadernado, como os chamados tankobon ou kanzenban, com diferenças, por exemplo, no número de volumes e edição. Aqui no Brasil inicialmente Samurai X foi lançado no formato “meio-tanko”, com 56 volumes, baseado no tankobon original de 28 volumes. Portanto esta citação da edição 21 brasileira ocorreu na 11 japonesa.

Páginas do número quatro do mangá Samurai X (primeira versão, JBC), com biografia de Nobuhiro Watsuki; e da edição 21, onde o autor inicia sua coleção de figuras do Spawn.

Super Size Spawn em cima da Mesa!

Já na edição 23, Watsuki fala sobre sua nova aquisição, que deixa em cima da sua mesa pessoal e não na prateleira com os outros bonecos que tem: o Spawn de 13 polegadas (33 cm). Acreditamos que seja a figura apresentada na imagem abaixo pois, além dele, na época apenas o Spawn Medieval também teve uma versão com esse tamanho, fora Angela e Violador, todas lançadas com o título Super Size entre dezembro de 1996 e janeiro de 1997.

Página da edição 23 em que Watsuki cita a compra do Spawn de 13 polegadas e imagens dele e de outras figuras Super Size lançadas na época.

Seijuuro Hiko e seu Manto Infernal!

Além disso, nessa mesma edição ele apresenta a inspiração possivelmente mais conhecida e aparente no Todd, que é a capa desta matéria: o manto do personagem Seijuurou Hiko, mestre de Kenshin e do estilo Hiten Mitsurugi. Acredito que o Spawn Super Size que ficava na mesa dele teve certa influência nessa decisão criativa, hein!

Página da edição 23 em que Nobuhiro Watsuki cita a inspiração em Spawn para o manto de Seijuurou Hiko e imagens do personagem.

Vilões também servem de inspiração!

No número 29, o criador de Samurai X apresenta mais uma inspiração na criação de McFarlane: a personalidade do personagem Hen-ya Kariwa. O autor explica que se baseou no personagem Aberração (Freak, em inglês) para a insanidade da sua criação. Confesso que não notei muita semelhança enquanto lia. Na edição 32, Nobuhiro volta a citar que continua focado em comprar bonecos do Spawn e demonstra sua esperança de que o mercado japonês de bonecos e quadrinhos ocidentais continue firme para que continue colecionando.

Páginas do número 29 em que Watsuki cita a inspiração do personagem Hen-ya no vilão de Spawn, Aberração; e 32, onde chama atenção para seu foco em figuras de X-Men e Spawn.
Hen-ya e Aberração, criações de Nobuhiro Watsuki e McFarlane.

A estressante perda do Spawn Zumbi Repaint.

Na edição 34, Nobuhiro fala sobre um dos grandes problemas pelo qual estava passando nos últimos dias: a perda do boneco Zombie Spawn, versão Repaint. Fora isso, ele diz que está tudo bem com ele! É mole? A action figure ao qual ele se refere provavelmente é o Repaint Zombie Spawn, Series 7, lançado em maio de 1997. Essa figura teve algumas variantes na sua primeira versão, além do relançamento citado. O Spawn Zumbi tem uma breve história apresentada na embalagem do boneco, mas outras duas versões apareceram em edições de Curse of the Spawn (A Maldição do Spawn, que citamos nessa matéria e resumo) inéditas no Brasil, chamado Hatchet; e no mangá Shadows of Spawn, chamado Cheveyo, também não publicado em terras tupiniquins. No número 36, o autor apenas demonstra sua empolgação com a enxurrada de lançamentos de bonecos que ele compra para desestressar, enfatizando a evolução da qualidade da linha “Mac Farlane” (atenção a esse e outros errinhos da edição da JBC).

Páginas do número 34 onde Nobuhiro cita a perda do seu Zombie Spawn, versão Repaint; e 36, onde a evolução da linha McFarlane é citada.
Action figures Zombie Spawn versões comum e repaint, respectivamente e hellspawns zumbi, Hatchet (Curse of the Spawn) e Cheveyo (Mangá Shadows of Spawn).

Malebolgia e a risada maníaca no escritório!

Estamos na edição 38 brasileira do mangá Samurai X e aqui Nobuhiro Watsuki se diz passando dos limites na compra de action figures. Está com a prateleira cheira e ainda quer comprar mais bonecos do Spawn? Tendo dinheiro, quem não iria? O mais legal desse texto é que ele fala da sua empolgação com o boneco “Malebórgia” (mais um errinho de edição, hein, JBC?) do filme, lançado em 1997! Leia você mesmo o que ele fazia com o boneco na imagem abaixo! Essa é uma figura de 12 polegadas (aproximadamente 30 centímetros). Dá para ver que o cara curtia muito as versões maiores das figuras do Spawn, hein.

Página da edição 38 com a citação da perda de limites na compra de action figures e da sua empolgação com a figura do Malebolgia do Filme!

Venom ou salada de referências?

No Papo Furado do número 40 o autor apenas fala que sente falta de dispositivos de ação nos bonecos da McFarlane Toys. Neste número temos a aparição de outro personagem com inspiração nas criações do Todd: Mumyoui Yatsumi. Aqui, em uma história que conta o passado de Kenshin, o visual de Mumyoui é claramente inspirado em Venom, mas essa aparência varia quando o personagem volta a dar as caras nos tempos atuais do mangá. Na ficha de criação, publicada na edição 45, Watsuki explica que inicialmente quis fazer uma mistura entre Carnificina (Carnage) e Wolverine, mas que após se incomodar ao ouvir que ele se parecia muito com o Homem-Aranha ou Spawn, ele adicionou ainda o Venom na salada.

Páginas das edições 40, citando a falta de dispositivos de ação nos bonecos McFarlane; e 45, com a ficha do personagem Mumyoui Yatsume e referências a Venom e outros personagens de quadrinhos ocidentais.
Visual do personagem Mumyoui Yatsume com inspiração em Venom e sua variação de aparência em dois momentos da história do mangá.

Figuras Manga Spawn para um Mangaká!

De volta à edição 42, o autor do mangá cita seu interesse nas figures Manga Freak e Manga Cyber Violator. Essas figuras, com tamanho mais comum de cerca de 16 centímetros, foram lançadas em abril de 1998, na Series 10, Manga Spawn 2. Na edição 44, Nobuhiro volta a falar do Cyber Violator Manga, onde comenta que cometeu o “crime” de comprar mais de um por gostar tanto dele.

Páginas das edições 42 e 44, onde o autor de Samurai X demonstra o quanto curtiu a serie Manga Spawn 2, comprando logo dois do Manga Cyber Violator.
Manga Freak e Manga Cyber Violator, Series 10, Manga Spawn 2, lançados em abril de 1998.

Cogliostro também serviu de referência?

Na edição 50, Watsuki comenta que está desanimado com bonecos ocidentais e um dos motivos é o fato de as action figures da McFarlane Toys estarem “ficando cada vez mais grotescos”. Como assim, Nobuhiro!? O que você comprou até agora ainda não era? Na mesma edição temos a ficha do personagem sem nome, “Velhote” (“Oibore” em japonês), na qual o autor desmente a crença de que sua inspiração para o personagem foi o Cogliostro, sendo na verdade proveniente de uma história infantil japonesa que possui semelhanças à Toy Story. Aqui para nós, eu ainda acho que tem o Cog na parada sim. Afinal, este é um momento do mangá onde Kenshin se isola em um local humilde onde apenas cidadãos indigentes, que não têm uma casa para voltar, se acumulam. Muito semelhante à região da Cidade dos Ratos, becos da cidade de Nova York onde Spawn se instala ao lado dos mendigos, certo? O “Velhote” atua como uma espécie de “mentor” para ajudar o Kenshin despertar da sua depressão e voltar a enfrentar seu obstáculo, enquanto que Cog foi o mentor de Spawn por grande parte da sua história. Watsuki explica que algo semelhante também acontece na referência realmente usada, mas…

Citação do desanimo com os bonecos ocidentais, incluindo Spawn, na edição 50, e ficha de criação do personagem “Velhote”. Possível relação com Cogliostro?
Personagens “Velhote” e Cogliostro, mentores em certo período da história de Kenshin e Spawn, respectivamente. Criados por Nobuhiro Watsuki e McFarlane.

Declínio dos quadrinhos ocidentais no Japão e outras referências.

A última vez que o autor cita as action figures do Spawn é na edição 52. Dessa vez Watsuki mostra como está chateado com o fim da série dos X-Men e o possível encerramento da publicação de quadrinhos ocidentais no Japão. Aqui o criador de Kenshin deixa claro que apesar de colecionar Spawn, entre outros, seus quadrinhos e bonecos preferidos eram dos X-Men. Aproveito para trazer como bônus a página da edição quatro em que ele menciona sua inspiração no Gambit para o visual do personagem Jin-E Udou. Outros personagens também tiveram alguma inspiração em X-Men, como por exemplo, o Kujiranami, com sua boca baseada no Apocalipse. Mais um pequeno bônus, olha que legal: Watsuki também comprava a saudosa revista Wizard de vez em quando!

Páginas com a última citação sobre Spawn no mangá, edição 52; e onde mostra outra de suas referências dos quadrinhos ocidentais, X-Men, na criação de um dos vilões, Jin-E.
Páginas do mangá com mais uma inspiração em quadrinhos ocidentais: Kujiranami (Apocalipse, X-Men); e onde Watsuki conta sobre também comprar a revista Wizard de vez em quando.

E aí, já conhecia essas curiosidades? Você tem ou já teve alguma das action figures citadas na matéria? Conhece outros casos onde Spawn ou Todd McFarlane de alguma forma serviram de inspiração em outras obras? Interaja com a gente e deixe nos comentários abaixo ou em alguma das nossas redes sociais!

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