No mundo dos colecionadores de revistas em quadrinhos quando se fala em SPAWN logo já vem à mente a questão de capas variantes. Para quem não entendeu a “questão” nas entrelinhas, é que em inglês o termo usado para edições mensais é single issue. Uma issue, portanto, além de significar “publicação/edição”, também pode ser traduzido como questão, no sentido de “problema/acontecimento inesperado”… OK, questão entendida, continue acompanhando a página até o fim!

Para quem é um colecionador de HQs as capas variantes realmente se tornam uma tremenda “questão” a ser resolvida! Portanto esta pessoa fã/colecionador vai querer ir atrás de todas as capas para sua coleção NÃO ficar incompleta. Caso contrário, no mínimo, ele ficará em dúvida em qual das capas variantes escolher levar para ter na sua coleção.

Antes de mostrar as capas paródias/homenagens/referências de SPAWN #1, vamos imaginar a seguinte situação abaixo:

Estamos de volta em março de 1996! Olhamos as prateleiras da nossa banca de jornal preferida mais próxima de casa e, de repente, nos deparamos com esta nova revista mensal abaixo!

PORÉM, não apenas esta capa acima! Ao lado dela temos algumas capas variantes… para a nossa alegria e/ou desespero.

O que será que o “jovem você” faria nesta situação?
Difícil responder, né?
Hoje em dia, talvez se a grana permitisse, não pensaríamos duas vezes e compraria todas elas de uma vez!

Observação: as capas acima são meramente ilustrativas e não foram efetivamente publicadas no Brasil.

Galeria de capas em homenagem à SPAWN #1

As capas das revistas a seguir não estão categorizadas em nenhuma ordem específica.

Spawn:


Spasm

Esta imagem faz referência a uma paródia de Spawn que aparece na HQ humorística Splitting Image lançada em março de 1993 pela Image Comics escrita e desenhada por Don Simpson. Ela foi lançada em várias versões diferentes e cada contracapa vinha com um personagem diferente. A imagem abaixo é uma destas versões com arte de Todd McFarlane.

Contracapa da HQ Splitting Image. Arte de Todd McFarlane.

Spoon

Ao invés de caveiras, esta paródia de Spawn tem como símbolo colheres (spoon, em inglês)! Esta HQ foi lançada pela pequena e extinta editora Personality Comics sob o selo Spoof Comics, especializada em quadrinhos para adultos e biografias não autorizadas de artistas e atletas profissionais. Um dos desenhistas que colaborou com a editora foi Adam Hughes, que mais tarde viria a ter uma carreira bem sucedida na DC Comics à frente Wonder Woman e Catwoman.

Escrita por Mike Halbleib, desenhada por Cinimod e contendo arte de capa por Sven O. esta HQ conta a história de de Alice Timmid que trabalha em uma fábrica de sopas e foi morta pelo marido após provar um caldo especial. Após fazer um pacto com um ser parecido com Patolino (!), Alice retorna à Terra como a super-heroína Spoon em busca de vingança!

A HQ retrata a Spawn #1 de forma bem humorada onde vários quadros são familiares aos leitores como a chegada à Terra e o primeiro ato heroico de Spawn ao salvar uma mulher de um estupro, sendo que aqui é um rapaz que é salvo de um bando de mulheres, e ao invés de lançar uma bola de energia de necroplasma, Spoon lança sopa de letrinhas (!!!). Não sobra sátira para outros vigilantes como Justiceiro e Motoqueiro Fantasma.

Capa de Spoon #1. Arte de Sven O.

Do You Pooh?

Com uma mistura bizarra de Deadpool com Ursinho Puff (Winnie The Pooh, em inglês) o desenhista e roteirista Marat Mychaels criou sua HQ autoral Do You Pooh? através da sua própria editora, a Counterpoint Comics. Parodiando as histórias da Marvel, este especial teve numeração limitada e dezenas de capas diferentes, todas homenageando uma arte clássica das HQs. Uma delas é parodiando Spawn #1, foi limitada a 35 cópias e com numeração impressa na capa, exclusiva da Amazing Comic-Con de Las Vegas em 2015. Há diversas outras versões desta capa, uma delas mesclando Spawn com Venon e que foi exclusiva da San Diego Comic-Con de 2017. Uma curiosidade é que este especial continua sendo reimpresso até hoje, sempre com uma nova capa!

Demais capas paródias/homenagens

As capas a seguir foram desenhadas pelo artista brasileiro Manu Silva.

A capa a seguir foi desenhada pelo brasileiro Coltro

Referência: SpawnWorld.com
Agradecimentos ao soldado David Neblina (@spawncomicsecia) por ter nos ajudado com as imagens de algumas destas capas. Ele mesmo já mostrou parte da sua coleção para nós em nosso Canal do YouTube, dê uma olhada no vídeo!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário