A Image Comics comemora seu 30º aniversário em 2022. Isso mesmo, já se passaram 30 anos desde que a inovadora editora – da qual seus criadores foram os sete ex-funcionários proeminentes da Marvel Comics: Jim Lee, Rob Liefeld, Erik Larsen, Todd McFarlane, Marc Silvestri, Jim Valentino e Whilce Portacio – tiveram a visão de trabalhar para si mesmos, e possuir total controle de suas próprias criações de quadrinhos! Então, desde o início de 2022, já se iniciou esta festa, esta grande comemoração…

Mas, o que eles estão planejado para a ocasião? E será que teremos ALGUMA COISA DE SPAWN?!

Enquanto tudo ainda está sendo divulgado, o site Newsarama confirmou vários projetos – e a notícia de um (mas possivelmente mais) longos quadrinhos esgotados voltando à impressão. Quer saber todas as respostas? Então continue lendo abaixo a lista que separamos!

O Retorno de Saga (Janeiro de 2022)

Após um hiato de dois anos e meio, Saga – o título principal da Image Comics nos últimos anos (depois de The Walking Dead) – de Brian K. Vaughan e Fiona Staples, retornará em 26 de janeiro de 2022. Sem capas variantes e sem uma renumeração “enigmática”, a série de ficção científica/fantasia vai continuar de onde parou com Saga #55 – com planos para a série chegar em um total de 108 edições, como já divulgado anos atrás.

A Linha do Tempo Oficial da Image Comics (Fevereiro de 2022)

Embora o 30º aniversário da Image Comics só acontecerá mesmo em abril de 2022 (o mês em que Youngblood #1 estreou), o co-fundador/vice-presidente Jim Valentino está trabalhando em um livro de 64 páginas (one-shot) chamado, The Official Image Comics Timeline, que será publicado em fevereiro de 2022 nas lojas de quadrinhos.

“Trabalhei com muita atenção e dedicação nesta linha do tempo nos últimos anos, tentando permanecer o mais fiel possível aos fatos, independentemente de onde eles vieram”, disse Valentino no anúncio do livro. “Embora eu sinceramente espero que os fãs, novos e velhos, aproveitem esta jornada ilustrada ao longo dos últimos 30 anos – também espero que esta Linha do Tempo termine, de uma vez por todas, a desinformação e os mal-entendidos do que é a Image Comics e do que ela se esforçou para ser.”

Como parte disso, Valentino, sem dúvida, compartilhará algumas obras de arte inéditas, bastidores, fotos e detalhes sobre a Image Comics – incluindo a estranha história de que a empresa foi nomeada após a campanha publicitária de 1990 para a empresa de fotografia Canon intitulada ‘Imagem é Tudo’, estrelada pelo tenista Andre Agassi.

Uma nova série Witchblade (Março de 2022)

Witchblade (a eterna Sara Pezzini) retorna em março de 2022 com uma nova série escrita pela roteirista Marguerite Bennett e do artista Ariel Kristantina, começando com um especial chamado Witchblade #1/2.

“Witchblade é uma HQ icônica. Estou totalmente feliz por trazer Sara Pezzini de volta aos seus fãs e honrado por ter a chance de apresentá-la a uma nova geração de leitores”, disse Bennett no anúncio. “Estamos passando por um mundo de cosmos e mitos, horror e sensualidade, romance e perigo – e eu não poderia estar mais feliz por trabalhar com Ariela e Marc Silvestri para tornar esse sonho impossível uma realidade.”

Esta série, como a que iremos falar na lista à seguir, também recebeu um recente Volume 2 de uma coletânea chamada The Witchblade Complete Collection.

A volta triunfante de The Darkness em 2022!

Um outro personagem principal da Top Cow (selo de quadrinhos dentro da Image), é a série The Darkness! Ele retornará (provavelmente) no segundo semestre de 2022, embora anunciado para o primeiro semestre. Com esta nova série teremos o retorno do co-criador Marc Silvestri, com o artista Christopher Mitten e cores de Bryan Valenza.

“Jackie Estacado sempre foi um dos meus personagens favoritos. Há algo imensamente atraente sobre um herói que não só é muito poderoso, mas – certamente no caso de Jackie – muito, muito falho”, disse Silvestri ao Newsarama. “Personagens que têm que lutar contra si mesmos apenas para fazer a coisa certa fazem com que protagonistas complexos sejam convincentes. Eu queria escrever sobre Jackie e o poder das trevas, o ‘darkness’ que vive dentro dele, que o influencia há muito tempo. Esse tempo pra escrever e desenhar tem que ser agora e eu não poderia estar mais emocionado fazendo isto.” completou ele.

A nova série está programada para começar com The Darkness #1/2, que já foi vendido como parte da recente campanha do Kickstarter para The Darkness Complete Collection Volume 2.

A volta do “Profeta” (Março de 2022)

Em alta com as notícias, Jake Gyllenhaal (conhecido em Homem-Aranha: Longe de Casa – como o vilão Mistério – e filmes como Príncipe da Pérsia e Donnie Darko) vai estrelar um filme live-action do personagem Prophet (criado pelo famigerado Rob Liefeld). Ele tem falado abertamente sobre os planos para vários projetos do “Profeta” para 2022, e um deles, antes da estreia do filme acontecer em junho, é a Edição Remasterizada de 30º Aniversário de Prophet (lembrando que o Prophet estreou em Youngblood #3, o terceiro gibi da Image Comics).

Um dos outros projetos é a edição Prophet #50, somando com todas as outras numerações das várias séries de Prophet ao longo dos anos.

Por fim, o outro projeto é uma versão re-desenhada da edição original Prophet #1, com a presença de vários artistas (Liefeld, Dan Panosian, Philip Tan, Ed Piskor, Dan Fraga, Marat Mychaels, Jim Rugg, Tom Scioli e Karl Altstaetter), todos trazendo suas próprias versões (e visões) das páginas do que foi lançado originalmente em 1993.

Bem-vindo de volta a Astro City! (Março de 2022)

Kurt Busiek ao lado de Brent Anderson, retornarão a cidade de Astro City em 2022! Uma das maiores séries de super-heróis de todos os tempos. Ela fez o maior sucesso, além do roteiro ser sensacional, mas também ainda por causa das lindíssimas capas desenhadas por Alex Ross. Saindo da DC Comics, a série está de volta para sua casa, a Image Comics (onde tudo começou). Tudo isso graças a um mega acordo feito por Busiek! Esta nova era de Astro City começará com uma graphic novel original chamada Astro City: That Was Then… (“Isso foi Antes” ou “Então foi Isso”, em tradução livre). E não se preocupe, as capas de Alex Ross, junto do icônico colorista Alex Sinclair, também estão voltando.

O retorno de The Walking Dead (Junho de 2022)

A série de quadrinhos The Walking Dead – criação de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard – retornará com uma nova série focada na personagem adolescente Clementine, que estreou na série de sucesso do videogame da Telltale’s The Walking Dead. A escritora/artista Tillie Walden, que vem de uma série de graphic novels de sucesso para o mercado de livrarias, está escrevendo e desenhando The Walking Dead: Clementine como uma trilogia de graphic novels originais.

“Começar com uma personagem como Clementine é uma enorme responsabilidade e alegria”, diz Walden no anúncio da Skybound Entertainment (selo criado por Kirkman, o único sócio escritor da Image). “Clementine é uma pessoa que traz a aventura junto dela, para onde quer que ela vá. E quanto mais eu pensava nisso, mais eu queria levá-la para além do mundo dos jogos, para um lugar novo e emocionante (como o topo de uma montanha!). Ela por si é uma força ímpar… Desenhando e escrevendo suas histórias tem sido uma das melhores experiências na minha vida.”

O novo título será a HQ principal de um novo selo, planejado pela Skybound, chamado de Skybound Comet.

Reimpressão de CyberForce (Junho de 2022)

Cyberforce é um dos títulos fundadores da Image Comics, mas, infelizmente, tem sido um dos mais difíceis de se encontrar – especialmente os dois primeiros anos originais de histórias, que não estão disponíveis digitalmente e não foram reimpressos há duas décadas.

Mas tudo isso está mudando, já que a Top Cow anunciou o Cyberforce Complete Collection Volume 1 – uma coleção das 4 primeiras edições da série original (lançada em 1992), Cyberforce #0, e as 13 primeiras edições da série (lançada em 1993), bem como as origens em formato one-shot: Cyblade, Cyberforce Origins: Stryker e Cyberforce Annual #1.

Cá entre nós, poderia haver mais clássicos Image Comics reimpressos em 2022… Mas vamos comentar disso mais a frente.

ShadowHawk também vai celebrar 30 anos (Agosto de 2022)

O segundo projeto de Jim Valentino para o 30º aniversário da Image será a volta para o seu personagem de estreia (que já se encontrou com o Spawn, saiba como foi isso). Porém, segundo foi anunciado, ele estará se afastando como escritor e artista de ShadowHawk. Valentino compartilhou um desenho a lápis da capa principal de ShadowHawk 30th Anniversary Celebration #1, mas não revelou quem é o artista ou sobre o que o livro será. Pelo traço, parece ser do próprio, e está parecendo ser um tipo de história paródia. Agora é aguardar para ver…

Novos títulos anunciados…

Além da já mencionada série Saga (que foi lançada em 2012 como parte da celebração do 20º Aniversário da Image Comics); sem pressão alguma a Image lança novas séries de quadrinhos quase todos os meses (a lista é realmente enorme, se vocês vissem a newsletter deles, uau!) e para 2022 não parece muito diferente.

Como parte do já citado acordo Busiek/Image, o artista Busiek tem vários projetos chegando em 2022. Além de Astro City, teremos:

Arrowsmith: Behind Enemy Lines – com o artista Carlos Pacheco
The Gods on Sunday Morning – uma graphic novel original por Anderson, Ross e Sinclair
Free Agents – uma nova série com Fabian Nicieza e Stephen Mooney
Autumnlands – o retorno da série será com Benjamin Dewey e Jordie Bellaire.

Além disso, teremos vários quadrinhos digitais em conjunto da Substack Pro:

Vanish (com Donny Cates e Ryan Stegman)
The Black Cloak (com Kelly Thompson e Meredith McClaren)

E outros já anunciados para vir à Image Comics para um lançamento impresso/digital:

Kaptara – por Chip Zdarsky e Kagan McLeod (não está claro se isso chegaria à Imagem em 2022, ou se será lançado mais tarde).

…e nada de Spawn?

Pra quem está esperando alguma coisa de SPAWN até agora não temos nada além dos COMPENDIUNS Volumes 1 e 2 – que reúnem as edições de 1–50 e 51–100 da série mensal, que já foram lançados e estão disponíveis com desconto na loja Comic & Signatures.

Mas estes encadernados não foram algo pensado para comemorar os 30 anos da Image. Assim como as novas séries mensais anunciadas – King Spawn, Gunslinger Spawn – e a única nova série que será lançada agora em 2022 (a primeira série de “grupo de super-heróis” do Universo de Spawn), a The Scorched. Até mesmo a one-shot especial Spawn’s Universe – e todas estas citadas anteriormente – foram apenas lançamentos normais, ou seja, nenhum “anúncio especial” para o 30º aniversário…

Poxa, tio Todd, será que está escondendo o ouro? Devemos esperar alguma SURPRESA vindo da Todd McFarlane Productions (divisão de quadrinhos) ou da McFarlane Toys (divisão de colecionáveis)?

No Brasil, enquanto isso, o que teremos para 2022 (já anunciado antes) é o encadernado Hellspawn com mais de 420 páginas! Veja o anúncio desta pré-venda nesta outra matéria, mas de novo não é nada referente ao aniversário dos 30 anos da Image.

ATUALIZADO (21/01): Foi anunciado dois novos encadernados, então siga lendo nesta outra matéria para adquirir sua edição!

Novas reimpressões a caminho…

Isso também traz à tona a disponibilidade – ou a falta dela – da primeira onda de quadrinhos da Image Comics, aquelas HQs dos fundadores. Embora as primeiras edições de Spawn, Savage Dragon e até WildC.A.T.S. e Wetworks (graças à DC) já tenham sido disponibilizadas relativamente em coletâneas impressas e/ou versões digitais das mesmas, outros títulos de estreia da Image – como Youngblood, Shadowhawk e Cyber Force, só estão disponíveis em alguma loja de quadrinhos obscura ou nesses sites de leilões on-line (sem citar nomes).

Isso sem antes mencionar outros quadrinhos antigos dos anos 90…

Como já citamos parágrafos acima, as primeiras edições de CyberForce estarão sendo coletados agora no meio do ano de 2022 – mas poderia haver mais coisas, não?

Esta questão foi levada a Eric Stephenson – o editor-chefe da Editora Image – que estreou nos quadrinhos como assistente de Jim Valentino no início dos anos 90, e o Newsarama perguntou sobre qual o potencial de vermos os chamados “Image Firsts” ficarem disponíveis novamente.

“Algumas dessas coisas já estão em andamento, mas se um criador não está mais associado à Imagem, não temos como gerenciar seu catálogo pra trazer de volta”, respondeu Stephenson. “Nós [a Image Comics] não possuímos os direitos dessas coisas, são os criadores que a fazem, e se olharmos para algo, como … ‘Trencher’, de Keith Giffen, bem, sim… Seria legal bem legal trazer de volta, mas principalmente se estivesse disponível digitalmente. Porém, estas coisas é tudo uma decisão do artista, no caso, do próprio Keith, não a nossa.”

Então… Foi coletado as quatro primeiras edições de Trencher em 2005, mas esse volume está fora de catálogo e não está disponível digitalmente.

O que acontece é que em muitos casos destes quadrinhos antigos não existem mesmo versões digitais em lugar algum (nem com a editora nem com o artista). Então a única maneira, em alguns destes casos, é fazer a digitalização manual do quadrinho… o que se torna um método caro e demorado.

Dito isso, Stephenson respondeu que manter os quadrinhos clássicos disponíveis digitalmente ou fiscamente, para as gerações futuras, está em seus planos, sim!

A pergunta final que fica no ar é…
Será que teremos alguma coisa no Brasil, pra comemorar o aniversário de 30 anos da Image Comics?!
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

Fonte: GamesRadar


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – Facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – Facebook.com/spawnbrasil

YouTube – Youtube.com/SpawnBrasilOficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário