Nesta terceira parte de nossa matéria especial vamos continuar falando sobre outros hellspawns do passado e do futuro que apareceram tanto na história principal quanto em títulos paralelos.

Leia também as matérias anteriores clicando nos links abaixo:

Parte 1 – Spawn Anjo, Spawn Zumbi, Spawn Mitológico, Spawn Neanderthal, Spawn II da Era das Trevas

Parte 2 – Spawn Troiano, Spawn Romano, Spawn Escandinavo, Spawn Empalador, Spawn Pós-Apocalíptico

Matéria originalmente publicada no Spawn Alley


Spawn Medieval

Referências: Spawn #9, #14 e #15, A Bíblia do Spawn, Witchblade: Era das Trevas, Altered Image 2-3 (EUA)

Sir ]ohn de York nasceu na Inglaterra em 1106. Sua vida familiar contrastava com a intranquilidade civil que tumultuava o país. Seu pai, um mercador de vinho, era parente distante da nobreza. Assim sendo, John pôde tornar-se escudeiro aos dezesseis anos e cavaleiro aos dezenove.

Como cavaleiro andante, Sir John associou-se aos soldados do Rei Henrique II para debelar os últimos focos da guerra civil. O heroísmo do jovem chamou a atenção do rei e abriu-lhe as portas da corte. Seus méritos haviam sido reconhecidos. No entanto, a maior paixão dele ainda era a batalha.

Em 1170, o Rei Henrique II teve problemas com a Igreja. Ele havia providenciado para que seu amigo, Thomas Becket, se tornasse o Arcebispo de Canterbury. Becket, no entanto, passou a defender a Igreja, opondo-se ao soberano. Em um acesso de raiva, Henrique proferiu insultos que Sir John e três colegas entenderam erroneamente como ordens. Os quatro assassinaram Becket! O escândalo resultante comprometeu o rei, que dispensou Sir John de seus serviços. Em desgraça, o cavaleiro estava disposto a tudo para limpar o nome.

Um ano após o ocorrido, em 1171, Henrique II mandou soldados para a Irlanda, onde havia normandos refugiados. Ansioso para resgatar sua reputação, Sir John aliou-se aos homens do rei. A batalha foi terrível e ao final dela o monarca obrigou os barões normandos a jurarem lealdade. O jovem havia se redimido no campo de batalha e suplicou ao soberano a permissão para voltar à corte. Entretanto, os guardas que o próprio Sir John havia treinado o julgaram como um assassino e o mataram.

Houve trevas. Então, uma voz aterradora ofereceu ao guerreiro tudo o que quisesse. Sir John, o filho do mercador, achou que poderia empreender uma astuta barganha e pediu que seu nome fosse limpo. A voz tonitruante concordou!

Súbito, o cavaleiro viu-se nos arredores de York, perto da loja de seu pai, trajando armadura e ostentando um estandarte que jamais havia visto antes. No lugar da casa de sua família, havia uma lápide com seu nome e as palavras “herói do reino”. Sir John ouviu então uma gargalhada zombeteira ecoando das profundezas. Ele havia se tornado um hellspawn em troca da oportunidade de ver o próprio túmulo – e nada mais. Surge a primeira versão do Spawn Medieval.

Desde então Sir John passou a vagar pela Inglaterra tentando se redimir de seu erro. No ano de 1175, ele se aliou à Katarina, uma mulher que ele se apaixonou no passado e que agora possuía a manopla mística Witchblade, para lutar contra o Lorde Cardinale, um homem que conseguiu se apossar do Poder da Escuridão – conhecido como Darkness – e pretendia dominar o mundo de Faerie, uma realidade alternativa, um mundo de magia, em busca de poder para dominar o planeta. Ambos, auxiliados com o dono de uma taverna e ganancioso Stalker, enfrentaram as hordas das trevas e viajaram ao mundo pacífico de Faerie onde Lorde Cardinale e seu imediato Royale os aguardavam. No fim eles conseguem invadir o castelo ocupado por Lorde Cardinale e Sir John decepa sua cabeça enquanto Royale fugia.

Mais tarde, depois desse acontecido, Sir John conta para Katarina que ambos se conheceram quando ele era vivo numa taverna… Depois de muitas taças de vinho eles foram para um campo isolado e fizeram amor, e por causa deste amor que ambos conseguiram triunfar sobre as hordas de Cardinale. Mas Katarina diz que aquele dia foi só uma diversão e que ela não o amava. Isto partiu o coração do medieval hellspawn.

Ambos se encontrariam novamente algum tempo depois no evento conhecido com Altered Image (Imagem Alterada). Nesta saga, que se passa no presente e no passado, há uma menina em coma, porém com extraordinários poderes psíquicos, que transforma seus sonhos em realidade. Com isto ela coloca em risco a vida dos heróis Spawn, Dragon, Majestic, Witchblade, Shadowhawk e Maxx – que é alterada! Neste interim, eles são levados à várias espécie de mundos paralelos.

Dentre em um destes momentos, Sara Pezzini, a portadora da magia da Witchblade atual, depois de uma crise de realidade no século 20, acorda no século 12, entretanto quem surge é Katarina! Enquanto Sir John estava cavalgando ele vê ao longe um vilarejo em chamas e parte para investigar. O Spawn Medieval então vê Katarina que estava acordando de um desmaio, e ela explica a ele que ali havia dragões que estavam aterrorizando a zona rural por meses e que tentou impedir um deles, mas acabou desmaiando.

Ambos, Witchblade e Spawn (do século 12), se unem e cavalgam até chegar à uma vila que está sendo defendida do ataque de um dragão por Sirrah Majestik e Sable Hawk (que são espécies de “antepassados” dos atuais heróis Majestic e Shadowhawk). Os quatro conseguem abater o dragão e este cai sobre uma ponte vigiada por Maxx. Todos acham que há algo errado e percebem que os heróis atuais estão revivendo as vidas das suas contrapartes passadas. No fim, com intervenção dos heróis atuais, a crise é contida.

Outro feito muito importante na vida de Sir John foi a luta que ele teve contra o Violador, que foi enviado à Terra para fazer com que o hellspawn cumprisse seu papel com soldado do Inferno.

A população estava horrorizada com a notícia de que uma criatura estava matando pessoas e roubando seus corações de vários vilarejos, até que um dia ele captura a donzela amada de Sir John. O Spawn Medieval, agora herói do povo por causa de seus feitos, recebe uma mensagem do próprio Violador para que ele venha recuperar seu amor.

Esta luta entre os dois é ferrenha, até que em certo momento o demônio envia uma rajada de fogo sobre o herói que desaparece, deixando apenas seu traje simbiôntico. O Violador então se volta para a mulher e no momento em que ele estava para torturá-la, Sir John reaparece com sua espada e completamente despido de seus trajes. A batalha continua entre os dois, e Sir John consegue fazer com que sua capa e correntes prendam finalmente o Violador. Completamente imobilizado, ele consegue usar sua espada para decepar a cabeça do demônio, para total espanto da donzela, que foge ao ver a verdadeira aparência do seu amado. Pela segunda vez coração de Sir John é despedaçado pelo amor.

O último feito do bravo Sir John of York foi quando ele encontrou uma donzela ferida no meio de uma estrada e ela explica que foi atacada por um ogro e este levou sua irmã mais nova para sua caverna sob uma cachoeira.

O hellspawn decide ajudá-la, levando-a consigo para mostrar-lhe o caminho. Ambos entram na caverna e quando estavam em seu ventre, a donzela mostra sua verdadeira aparência como Ângela, a caçadora de spawns – que o ataca totalmente desprevenido! Ela, depois de subjugá-lo, utiliza sua lança angelical para enviá-lo de volta ao Inferno sem saber qual era o seu papel depois de sua ressurreição.

O tempo passou e a história do Spawn Medieval teve algumas reviravoltas, contudo já não seria mais o Sir John por baixo do traje… Esta nova história será contada em outra ocasião, aguardem.

Em tempo: Existe uma história “alternativa” para a origem de Sir John de York. Publicada originalmente na revista Spawn Toy Comics #3 (edição que vinha de brinde na compra de uma action figure da McFarlane Toys), esta nova origem diz que Sir John, em vida, era um homem terrível e temido pelo povo. A única pessoa que se importava com ele era sua irmã, que correpondia com um amor maior que a vida. Um dia ele foi cercado por inimigos e, na hora de sua morte, ele foi procurado por Malebólgia que fez a seguinte proposta: tornar a ver sua irmã em troca de liderar o exército maligno. Sir John aceitou e se tornou um hellspawn.

As edições Toy Comics tinham por finalidade apresentar o universo de Spawn para quem estava comprando a action figure, mas que nunca tinha lido uma HQ, portanto as histórias são mais simples e fogem um pouco do que foi estabelecido como canônico.

Spawn Ipsissimus*

Referências: Spawn/WildC.a.t.s 1-4

Ipsissimus, na verdade, não se trata de um novo hellspawn, mas sim uma possível versão futura do Spawn do século 20, Al Simmons. Ou seja, é um Spawn de um futuro alternativo.

Tudo acontece quando seres feiticeiros que vivem além do tempo e do espaço (Chiming Fire, Ladycube, Aiwass e Lord Horse) ficam em constante tédio por já ter visto várias coisas pelo universo em todos os bilhões de anos que existem e criam jogos cósmicos para se entreterem. Um deles cria um talismã que é lançado em nossa realidade com estranhas intenções.

Algum tempo depois, Spawn é atacado nos becos por um Bandoleiro mais velho e uma Devota negra, bem diferente da heroína que estávamos acostumados a ver. Para quem não está familiarizado com estes nomes, Bandoleiro (Grifter), Devota (Zealot), assim como Vodu (Voodoo), Espartano (Spartan), Marreta (Maul), Void e Warblade fazem parte do grupo de heróis chamados WildC.a.t.s! Eles apareceram diante de um clarão e quase tiveram sucesso em matar Spawn – se não fosse pela hesitação de Devota e ambos fogem.

Spawn então faz contatos com a CIA em busca de informações e consegue localizar a sede do grupo WildC.a.t.s, invadindo o prédio em busca de uma revanche e informações. Porém, Spawn nota que Bandoleiro está jovem e Devota é branca. Há confusão nas informações e então, enquanto Spawn explicava o acontecido, surgia a dupla que o atacou. Eles explicam que são viajantes do tempo. Vieram do futuro, do ano 2015, para matar Spawn, pois em 6 meses depois daquele exato momento, Al Simmons encontraria um talismã que concederia a ele poderes para matar seu mestre (Malebólgia) e acabar com a escravidão, roubando o poder do Inferno pra si, se tornando o ser mais poderoso de todos os níveis.

Esta versão do futuro Spawn fica cego pelo poder e se torna Ipsissimus, um poderoso feiticeiro – que possivelmente seria mais forte que o próprio Deus – e declara que a América do Norte estava sob seu poder, fazendo com que todos os demônios fossem seus súditos.

Spawn Ipsissimus massacrou a população humana e praticamente exterminou os super-humanos. Apenas alguns poucos, como os WildC.a.t.s, estavam de pé. Como medida desesperada eles enviam Devota e Bandoleiro de volta no tempo para matar Spawn antes dele se tornar o ser supremo Ipsissimus.

Bandoleiro e a Devota do futuro, com a ajuda de Void, decidem levar todos os WildC.a.t.s (e o Spawn) para sua realidade em 2015. Ao chegar todos ficam chocados ao ver uma Nova York destruída e tomada por demônios sob bandeiras exibindo a marca do hellspawn!

Depois de lutar contra os irmãos Flebíacos (aliás, esta é a primeira e única vez que Spawn luta contra eles) o grupo parte para sua base secreta. Lá dentro eles conhecem Tapestry, que na verdade é a própria Devota dos anos 90, porém envelhecida, e lhes explica a situação toda. Ela explica que estão tentando fazer um ataque contra a fortaleza do Ipsissimus contando com várias alianças (entre elas John Sansker, agora governante de Hong Kong, como ele previu na minissérie Feudo de Sangue).

Logo após serem atacados por um vilão chamado Troika todos da equipe são teleportados para um local nos subterrâneos, que depois descobrem ser uma tumba em homenagem aos WildC.a.t.s mortos, fazendo com que alguns deles fiquem mentalmente abalados. Após isto, eles partem para o Edifício Chrysler, sede de Ipsissimus!

Ao entrar eles se deparam com a cabeça decapitada de Malebólgia (seria uma possível previsão da edição 100?) e também com alguns heróis que se tornaram escravos de Ipississimus, como alguns membros do Gen13. Também eles encontram Violador e seu irmão flebíaco Vandalizador.

Depois de uma breve luta eles se deparam com o gigantesco Ipisissimus. Os WildC.a.t.s partem para o ataque, assim como Spawn – que tenta roubar o talismã de Ipisissimus – mas ele explica que o talismã apenas forneceu o poder a coragem inicial para matar Malebólgia. O poder que corre agora dentro dele é a essência sem limites do senhor do Oitavo Círculo e portanto o talismã era dispensável.

Os WildC.a.t.s percebem então que; se Ipisissimus é a parte futura do Spawn, ele sabe todos os seus movimentos antecipadamente, já que ambos são a mesma pessoa (nas palavras de Bandoleiro, “plantamos um informante em nossa própria operação”). A Devota do futuro decide então tirar Spawn da batalha para que ele não veja o plano que pretendem realizar, fazendo então com que Ipisissimus seja pego de surpresa. Ela leva Spawn para Tapestry que o envia junto com a Devota (de 2015) de volta para o século 20 (o presente das histórias onde acontece nos anos 90).

É então neste ponto que Devota nota algo nas mãos de Spawn, mas ele esconde. Ela percebe que é o amuleto que concedeu poder para a versão futura dele e tudo se encaixa! Quando Spawn lutou contra Ipisissimus, ele agarrou o talismã levando-o para o passado e concedendo-lhe poder. Devota então percebe que é o início do fim, e que tudo isso foi causado pelo efeito bootstrap (entenda melhor nesta página)… Devota tenta pegar o talismã de Spawn, mas ele, já começando a ficar cego pelo poder, a rechaça. Os efeitos já são sentidos por Ipisissimus no futuro, já começando a se recordar dos acontecimentos passados. O círculo está completo!

No século 20 a luta de Spawn com Devota prossegue. Mas, no momento em que Spawn dá um soco em Devota, sua máscara cai revelando o verdadeiro rosto da ninja! Spawn então é atacado pelo terror ao reconhecer o rosto de Cyan, 20 anos mais velha. Cyan não entende como Spawn a conhece, mas no íntimo foi isto que a impediu de matá-lo pela primeira vez. O que outrora fora Al Simmons em vida então se arrepende de tê-la batido e lhe entrega o talismã. Ao fazer isto, o círculo do tempo (bootstrap) é quebrado e é sentido no futuro. Ipisissimus, Tapestry, o Bandoleiro do futuro e tudo o mais deixam de existir.

A realidade alternativa é apagada da existência, assim como no passado Cyan também desaparecem, já que o continuum espaço-tempo foi reestruturado. Enquanto Spawn chora pelo desaparecimento daquela que poderia ter sido sua filha, os WildC.a.t.s. retornam ao presente.

Em algum lugar no tempo e no espaço, os seres extra-temporais resgatam seu amuleto da realidade, satisfeitos com o jogo que criaram.

(*) O termo ipsissimus é derivado do ocultismo, sendo o 10º nível – o mais supremo de todos – que um mago pode receber e alcançar, para aqueles que seguem o Astrum Argentum. Esta ordem (conhecida pela sigla A.·. A.·.), é uma ordem ocultista fundada por Aleister Crowley e George Cecil Jones em 1907, dedicada à evolução espiritual através da “lei de Thelema”, herdeira direta da estrutura da famosa ordem Golden Dawn (a Aurora Dourada, outra ordem ocultista que já citamos aqui no site, em nossa matéria sobre Hitler e o mistério das aparições reais de um hellspawn em sua vida). Ela é extremamente influenciada pelo misticismo cristão e judaico, sendo uma mescla de diversos elementos, inclusive orientais. As influências mais marcantes são a cabala, a ioga e a magia cerimonial. A ordem tem o “Livro da Lei” como obra central.

Lorde Iain Covenant, o Spawn da Era das Trevas

Referências: Spawn: The Dark Ages #1-28, Spawn: O Livro dos Mortos

A história começa na Idade Média.

Mais 400 anos se passaram, e o Inferno procurava outro peão entre os pobres e os maltrapilhos do mundo. A busca não durou muito, e nem foi difícil, pois os olhos do inferno encontraram um candidato aceitável no ano 901 a.C. numa terra próxima à fronteira do País de Gales, na Grã Bretanha.

Um homem, o senhor da floresta de Rhyll, era tudo o que Malebólgia procurava: um homem de coração nobre, mas culpado. Um humano cuja virtude estava conspurcada pelo pecado. Um ser justo, cujas mãos estavam encharcadas com a sangue das guerras em que ele havia lutado.

Seu nome era Lorde Iain Covenant, mas ele viria a ser conhecido como O Cavaleiro Negro.

De coração, Covenant era um homem bom e cheio de fé, mas ele tinha fraquezas. Deixou-se envolver num caso amoroso ilícito com uma das damas da companhia de sua irmã, uma mulher linda e inocente chamada Shiann. Sentindo-se culpado, e atormentado por causa de seu caso ilícito, Covenant procurou absolvição aos olhos de Deus. Precisava descobrir uma missão, um feito que mostrasse a Deus que era um homem de virtude e honra. Uma missão que lhe garantisse a absolvição que ele ansiava com toda força de sua alma, a absolvição do pecado.

Covenant, um cavaleiro poderoso, juntou-se à Cruzada do Papa e deixou seu país, na esperança de regressar mais tarde com o perdão que procurava. As Cruzadas levaram-no a terras estrangeiras, nas quais lutou contra os infiéis guerreiros de Saladino para libertar a Terra Santa do jugo do Diabo.

O cavaleiro cheio de fé sentia que com cada golpe de sua lança ajudava a limpar um pouco mais seus pecados. Depois de muitas batalhas sangrentas, ele estava certo de que quando chegasse sua hora, ele seria levado para o Céu.

Sentia-se um homem novo, batizado no sangue dos sarracenos, mas seu triunfo duraria pouco. A hora de Covenant chegou durante o cerco de uma cidade estranha cujo nome ele nunca chegou a aprender. Caiu numa armadilha, montada por um traidor. Muitos homens bons da Cruzada caíram, e entre eles estava Lorde Covenant. Trespassado pelos guerreiros de Saladino, ele caiu na terra, e enquanto morria, permitiu-se um sorriso. Deu as boas-vindas à morte com uma prece e preparou-se para ser levado para os Céus, como recompensa pelos muitos infiéis que havia matado em nome de Deus.

Covenant estava enganado.

Não havia salvação para os seus atos, ele foi mandado para o Inferno. Lorde lain Covenant foi entregue aos braços expectantes de Malebólgia. Eles tinham planos para ele, e ofereceram-lhe um pacto. Confuso e perdido, Covenant aceitou. Uma terrível maldição foi lançada sobre ele. Seu corpo foi reconstruído, à imagem de seu novo mestre, infundido com necroplasma e cuspido de novo na Terra.

Lorde Covenant era um hellspawn, um soldado do Inferno. Ele era o Cavaleiro Negro, conhecido também como o Spawn da Era das Trevas.

Ao chegar na Terra ele estava confuso e furioso, mas o seu senso de justiça ainda prevalecia. O povo de Rhyll agora era governado pelo Barão Rivalen, cunhado de Covenant. Ele cobrava altíssimos impostos do povo já bastante castigado, e quem era encarregado disto era capitão de armas Guy DuBlanc. Em uma ocasião ele estava procurando quem tinha matado três homens em um cemitério (no momento do renascimento, em que foi reenviado à Terra, Covenant os matou) até chegar a um bar. Depois de ameaçar e matar um homem, Covenant desce do telhado e estraçalha o belo e vaidoso DuBlanc, deixando-o completamente louco. Após isto Covenant parte para seu antigo castelo e encontra Cogliostro.

O jovem Cogliostro estava lá para ensinar Covenant como deve agir a partir de agora e também mostrar-lhe quem ele era, restaurando sua memória (igualmente ele fez com outros hellpawns, incluindo Al Simmons). Covenant então foge por causa da verdade, perguntando por quê Deus o tinha abandonado.

Em outro lugar, o Barão Rivalen fez um pacto com as Três Irmãs de Morrigan, desconhecidas e estranhas mulheres possuidoras de magias. Em troca da vida de sua esposa que estava morrendo ele ajudaria a capturar um novo participante para seus jogos. Elas então entrega para Rivalen um grande elmo que daria poderes para quem o usasse e este o entregou para o desfigurado DuBlanc, que passou a ser conhecido com a Grande Besta e a partir de então começou a cometer atos de crueldade por todo o vilarejo em busca de vingança contra o Cavaleiro Negro, Lord Covenant.

Em um momento de sono o Spawn da Era das Trevas é capturado pelas três irmãs, que extraem dele todos os seus segredos, seus momentos como humano e sua relação com Shiann e a Cruzada na Terra Santa. Covenant também descobre que, quando ele deixou Shiann, ele não sabia que ela esperava um filho seu e que ambos morreram no parto. Quando ele não conseguia mais aguentar pediu por ajuda e conseguiu se teleportar para longe, para a presença de Cogliostro e decide então proteger Rhyll, revelando-se para seu povo aos gritos de “Viva, viva”.

Covenant então, com seus guerreiros, investem contra o exército de DuBlanc, que tinha a missão de matar todo o povo por ordem de Rivalen, que ficou louco depois da morte da esposa. A batalha foi sangrenta, mas Covenant sai vitorioso. Após isto ele parte de Rhyll em busca de um sentido para sua nova vida, mesmo aos berros de Cogliostro para que ele ficasse.

Após esta batalha, DuBlanc, a Grande Besta, estava humilhado e estava a todo custo com sede de vingança pela derrota nas mãos de Covenant. Seus passos o levaram para a França, onde havia pistas que Covenant estaria por ali.

Em outro ponto, um homem e sua mulher às portas de dar a luz estavam caminhando por uma trilha quando são abordados por assaltantes, mas Covenant os salva e leva ambos para um mosteiro próximo onde residia uma freira muito especial: Immaculata.

Immaculata era um anjo caçador, mas em um duelo contra um hellspawn que viveu em Tróia (leia sobre ele aqui), matou várias pessoas e procurava uma forma de expiar seus pecados. Ela então se torna freira e aos poucos sua memória foi-se apagando, mas com a proximidade do hellspawn em seu refúgio, os pesadelos foram aumentando assim como sua memória e ela voltou a ser a poderosa anjo. Isto a levou para um cidade onde sentia a energia infernal do hellspawn, que estava lutando contra DuBlanc que finalmente o havia encontrado. Com isto, Covenant não via sentido para aquela disputa e foge, deixando DuBlanc furioso. Vendo a figura aterradora na sua frente, Immaculata o confunde com o hellspawn e o ataca, mas logo depois percebe seu erro e as lembranças retornam da época em que ele errou da primeira vez.

Em seu castelo, Cogliostro explica que um anjo está caçando Covenant para matá-lo e o hellspawn acha isto bom, pois acabará com o seu sofrimento. Em uma colina ele avista o anjo e quando está pronto para se entregar à morte ambos percebem chamas ao longe. DuBlanc havia incendiado o mosteiro pensando que Covenant estaria lá e ambos partem para salvar seus ocupantes. O hellspawn corta o braço de DuBlanc e o ameaça que se ele estiver em seu caminho novamente o matará. Ele entra no mosteiro e salva a todos, menos a mulher e a criança recém-nascida. Entretanto Immacuta, agora em sua forma humana e arrependida de tentar matar alguém tão nobre, entra na casa e consegue salvar a criança… Logo depois é morta por Cogliostro.

Algum tempo depois, voltando para a Grã-Bretanha e vendo que sua presença causava riscos para as pessoas, não encontrando uma forma de se matar ou pelos menos acabar com a maldição, Covenant se acorrenta nas paredes do fundo uma caverna até ser encontrada pela jovem Maeve quarenta anos mais tarde.

Temendo uma guerra em casa contra a França, o Rei John convoca vários homens para formarem um exército para proteger a coroa. Isto motivou vários homens do condado de Rackham para se apresentarem, entre eles Crispin, pai de uma menina de 14 anos chamada Maeve.

Em outra ocasião, Maeve tem visões de vários homens mortos, os homens de sua vila. Ela correu e encontrou dúzias de cadáveres, inclusive seu pai, beijando-o pela última vez. Ela percebe então que foi Deus que enviou as visões para ela e decide vingar a morte do seu pai e amigos e decide convocar todas as crianças da região para sua cruzada. Ela dizia que Deus iria protegê-la e que o Todo Poderoso forneceria um campeão para ajudá-la e foi algum tempo depois, com seu exército infantil, que ela encontrou a caverna onde estava Covenant. A jovem Maeve explica ao Spawn da Era das Trevas que há um grande mal à solta e que deveriam vingar a morte de seu pai. Nesse interim, Covenant a ajudaria em sua vingança comandando um grande exército. Lorde Covenant fica perplexo com a quantidade de crianças que o esperava. Iniciava-se, então, a Cruzada das Crianças.

Covenant decide a contra gosto treinar os jovens guerreiros duvidando que Deus poderia ter falando com uma menina tão jovem. Tempos depois eles são abordados por homens enviados pelo Rei John que ficou sabendo que Maeve poderia ser uma bruxa e capturado as crianças, mas Covenant decide atacar e a batalha tem início!

Maeve, Covenant e as crianças saem vitoriosas, mas há baixas para o seu lado, levando-os para a realidade de que qualquer um pode morrer de verdade, não por brincadeira infantil… Percebendo que as crianças perderam sua inocência, Covenant decide partir e faz um apelo para que todos voltem para suas casas. Mas ao contrário do que todos pensavam, as crianças não foram embora e seu número foi triplicado, chegando às centenas, fazendo então com que Covenant permanecesse e os treinassem.

Ciclos de dias e noites se passaram e o Cavaleiro Negro percebeu a presença de algo maligno. Ele vê homens vestidos com pele de animais com intenções hostis. Mais uma terrível batalha se inicia e o jovem exército sai vitorioso! Os estranhos homens remanescentes fogem e as crianças os perseguem até uma ravina. Do alto do monte eles vêem um pesadelo: centenas dos homens estavam a sua espera! Uma sangrenta luta se inicia e há várias baixas para ambos os lados, fazendo com que Maeve não acreditasse que isto iria acontecer, mesmo assim não a fez desistir de lutar.

Seguindo as pistas, Covenant descobre que quem está por trás deste massacre da vila – e também dos homens vestidos com peles de animais – é seu antigo mentor Cogliostro! Ele explica que está farto do jogo entre o céu e o inferno e quer acabar com sua maldição. Doravante ele deseja fazer um pacto com os deuses do Mundo Verde para viver além do Céu e do Inferno. Para a realização disto, Cog oferece um sacrifício de sangue, matando as crianças em campo de batalha. É iniciada a luta final!

As forças de Covenant e o jovem exército de Maeve se encontram e há morte de ambos os lados até que tudo parecia já estar finalizado. Maeve, orgulhosamente, estava comemorando a vitória quando uma flecha transpassou seu coração causando sua morte. Covenant então, para vingar a sua morte, libera pela primeira vez o poder negro que repousava dentro dele e mata todos os seus agressores. Ele jura vingança contra seu antigo mentor. Em outra parte Cogliostro tenta convocar os deuses do Mundo Verde em cobrança do sacrifício que efetuou, mas os deuses o ignora por o acharem sem valor. Depois disto Cogliostro vai embora da Inglaterra.

Passa-se os anos e Covenant aceitou sua condição de hellspawn e voltou para Rhyll. Lá chegando ele se tornou seu rei e seu guardião. Um ano após a maior batalha que ele travou em Rhyll, seus súditos o presentearam com um presente: um grande machado de guerra que pesava mais de meia tonelada!

Enquanto ele e seu povo comemoravam, as trevas tomam conta de seu ser e ele cai desmaiado. Ao acordar ele vê corpos daqueles que estavam com ele por toda parte, completamente massacrados! Covenant não compreende o que aconteceu e procura por sobreviventes. Eles chegam do meio da floresta e começa a atacar seu líder, culpando-o pela morte de seus amigos e parentes. Lorde Iain Covenant se vê completamente atônito, como nunca antes em vida. Ele parte procurando por respostas e vai em busca de Cogliostro, para saber se o hellspawn foi culpado ou não pelas mortes. Infelizmente Cogliostro explica que ele foi culpado, talvez não diretamente pelas mortes, mas por trazer desgraças para aqueles que se aproxima dele. Covenant então vai embora continuando sem saber o que aconteceu…

Caminhando sem destino ele vê o fantasma de sua antiga amada Shiann. Ela o leva até um círculo de pedra e se desfaz revelando um grupo de druidas, homens e mulheres de uma religião que cultuavam as forças da natureza. Eles eram liderados por um homem chamado Gareth que, temendo pelo mal que havia dentro do hellspawn, faz um encantamento junto com seus irmãos para roubar o necroplasma do corpo dele. O necroplasma é trancafiado numa jaula feito de ossos. Gareth então vai embora deixando o hellspawn, agora sem o poder negro dentro dele, e com uma sensação de que agora estava livre da maldição.

Em outro ponto um grupo de bárbaros encontra com Covenant pelo caminho. Eles ficam sabendo que algo matou os habitantes de Rhyll, além de espalhar morte pelas estradas. Covenant tenta enfrentá-los, mas como agora ele não possui o necroplama, é facilmente dominado por eles e deixado para morrer na estrada.

Abalado, então retorna para Rhyll completamente ferido implorando por ajuda. Mas tudo que consegue é o ódio de seus habitantes que o crucifica sobre um monte de madeira para ser queimado. Neste momento um garoto chamado Alek chega dizendo que encontraram outra pessoa mutilada. Todos correm para ver o que havia acontecido e Alek aproveita para soltar Covenant, o único que acreditava em sua inocência.

Os habitantes não compreendem como alguém pode ter morrido se Covenant estava amarrado. Até perceberem que o Lorde Covenant não foi culpado pelo massacre, e sim algo que agora é chamado de Besta da Floresta! Os aldeões voltam para pedir perdão ao seu mestre, mas ele já tinha partido…

O Spawn da Era das Trevas procura por Cogliostro, que fica perplexo ao ver que o hellspawn agora estava sangrando vermelho, portanto era um humano com aparência de um ser do Inferno. Cog então vai embora pois um humano não tem utilidade para ele, já que sua missão é encontrar e treinar hellspawns. Covenant não entende e agride o jovem Cogliostro, mas sem poderes é subjugado e deixado para trás.

Covenant então caminha pelas estradas da Grã-Bretanha até encontrar um homem chamado Peter que o acolhe em sua casa. Covenant fica intrigado com o rosto deformado do fazendeiro, e este lhe diz que foi por culpa de um homem chamado Blakert que subjugou a cidade de Turnbold e a tornou numa cidade de assassinos e escravizou várias pessoas, entre elas a esposa de Peter.

Covenant fica comovido com a história que Peter contou e se oferece para trazer a mulher de volta. Ele então vai para a cidade e consegue matar Blackert. Logo depois procura pela esposa de Peter e a salva, mas em seguida é capturado pelos homens de Blackert que o jogam em uma cela no subterrâneo.

Mais tarde Lord Covenant, agora preso, é interrogado por Marcellus – que neste momento é senhor de Turnbold – e que o leva para uma sala de tortura. Covenant então percebe que a sala contém celas com vários homens mutilados que serviriam de comida para os ladrões. Ele fica horrorizado com a visão e quando também começa a ser mutilado percebe um rato em seu ombro e isto o faz lembrar das palavras de Cogliostro (que dizia que as bestas da escuridão providenciariam forças para ele). Então ele come o rato fazendo os grilhões que o prendiam se arrebentassem.

Usando agora um poder temporário, provindo das trevas que o rato acumulou, nosso Spawn da Era das Trevas põe medo em Marcellus e seu ajudante Leech. Como punição, Covenant os obriga a devorarem um ao outro e quem sobrevivesse estaria livre. Marcellus sai vitorioso, mas quando o Lorde Cavaleiro Negro estava a ponto de matá-lo foi interrompido pelos prisioneiros que imploraram para fazerem Marcellus sofrer da mesma forma que fizeram eles sofrerem. Covenant então parte deixando Turnbold completamente em chamas.

Em suas andanças ele também encontrou o gigante Dumas que lhe ensinou várias coisas, como filosofia, física, literatura, alquimia e a arte da explosão usando pólvora. Depois de meses de estadia com Dumas ele partiu assim que o gigante morreu, dizendo para que abandonasse sua vida como Iain Covenant e assumisse uma nova identidade: Spawn.

Deste modo, o agora sim Spawn da Era das Trevas também encontrou um bispo pelo caminho, de nome Gaston Gui, que estava morrendo e para se revigorar roubou o necroplasma que estava com o druida Gareth. O bispo injetou o poder negro em suas veias e se tornou uma monstruosidade. O druida, junto com a guerreira Raven, procuram pelo hellspawn para impedir que a cidade seja destruída pelo novo servo do Inferno. Mas antes disso eles passaram por Rhyll e descobriram que a vila foi mais uma vez destruída por vikings e que o garoto Alek está em posse deles.

Receber esta notícia fez com que os três, juntos com alguns sobreviventes e também Peter, fossem matar todos os saqueadores conseguindo resgatar Alek. Depois de começarem a reconstrução da vila de Rhyll, o hellspawn e o druida, juntos com Cogliostro – que acabou decidindo se unir a eles – partem para a cidade do bispo Gui para retomar o necroplasma.

Lá chegando na cidade, o trio vê a cidade completamente morta e são abordados pelo bispo, que estava agora completamente transformado. A luta é ferrenha. O Cavaleiro Negro duela com o bispo enquanto Gareth realiza o encantamento para aprisionar o necroplasma mais uma vez. Porém, algumas gotas foram respingadas em corpos mortos, criando um ser composto de carne e ossos. Gareth é morto e Spawn é engolido pelo monstro, entretanto o hellspawn absorve a energia negra dos ratos e vermes que ocupavam o estômago do monstro que acaba explodindo.

O Lorde Covenant e Cogliostro partem levando o necroplasma para um local seguro. Spawn então enterra a gaiola contendo o necroplasma em um círculo de pedra e se despede de Cogliostro que espera pela chegada dos servos do Oitavo Círculo, para reclamar sua alma, já que pensavam que ele tinha morrido devido ao desaparecimento do necroplasma.

O Spawn retorna para Rhyll, mas um novo choque o esperava lá: todos os habitantes, com exceção de Alek e Raven, morreram por causa da Besta da Floresta. Neste momento surge o garoto Alek, que na verdade era o próprio Vandalizador, um dos Irmãos Flebíacos, que tomou a forma do garoto quando ele morreu no primeiro massacre de Rhyll. Quando Spawn iria dar fim no Vandalizador, surgem os outros quatro irmãos, liderados pelo Violador!

Neste embate, os Irmãos Frebíacos queimam e mutilam o corpo do Cavaleiro Negro. Quando ele estava a ponto de morrer viu a alma de Shiann novamente, que pedia para ele deixar-se morrer pois, já que não possuía necroplasma, os demônios do Inferno não poderiam tomá-lo uma segunda vez.

Quando o corpo de Spawn deixou de viver, sua alma e de sua amada Shiann voaram para a eternidade.

A história termina com o fim da maldição e início da redenção do mais bravo e valoroso hellspawn que surgiu na face da Terra: Lorde Iain Covenant, o Cavaleiro Negro, o Spawn da Era das Trevas!

Chenglei, o Spawn Mandarim**

Referência: Spawn #165

Nos últimos anos da Dinastia Sung, que governou a China entre o período 960 a 1279, um homem chamado Zheng Li se tornou governador na província de Shansi. Após perder seu favoritismo com o Imperador, ele foi despachado para esta região insólita no norte e considerou isto como um sinal de sua desgraça. Por temer pela invasão dos mongóis, ele se cercou com os melhores soldados que poderia contratar, e para isso cobrava altos impostos dos habitantes sem piedade.

Certo dia, os cobradores de impostos retornaram para o seu governador com uma carga incomum. A vila de Mishi, por não ter dinheiro nem colheitas para pagar impostos, enviou um homem totalmente deformado para servir de diversão para Zheng Li. Segundo informações, o homem havia nascido 22 anos atrás “sob uma lua sangrenta e possuía a marca do demônio”. Imune a dor e incapaz de falar, o grotesco homem foi humilhado pelo governador e pela sua filha Shihong, que cravaram uma adaga em seu peito e uma presilha em seu rosto.

Nos meses seguintes, a criatura serviu de atração para o governador. Ele era preso em correntes para sofrer várias torturas, como ser marcado com ferro em brasa e ter partes do corpo cortadas para servir de alimento para os cães. Porém durante à noite, quando todos estavam em repouso, um homem chamado Yuan Heng – que era o contador de histórias do governador – visitava o monstro e, por piedade, cuidava de suas feridas enquanto recitava contos. Durante estes exames, ele percebeu que uma pequena parte do corpo sobre o coração não continha a espessa camada de couro como as demais, mas sim era macia como a pele de um bebê.

Certa vez, ao visitar novamente o desfigurado homem como sempre fazia, ele flagrou Shihong tentando seduzi-lo. Tudo não passava de mais uma tortura perpetrada pela filha do governador, já que ela sabia que tal criatura seria incapaz de dormir com uma mulher. Isto fez com que Yuan Heng, enojado com a cena, rezasse para que uma punição dos deuses descesse sobre a mulher.

Depois de um algum tempo, em mais uma seção de tortura, um homem chamado Yang Shih, em um desafio do governador, lançou uma flecha sobre o monstro enquanto estava vendado. A flecha atingiu exatamente ponto mais vulnerável da criatura, que caiu desfalecida no solo para a decepção de Zheng Li.

Levado para sua jaula, Yuan Heng fez o possível para salvá-lo mas ele sabia que seu fim estava próximo. Assistido por Mammon, este veio até o vilarejo para levar a criatura chamada Chenglei para Oitavo Círculo onde Malebólgia imperava.

Atônito por ver que Mammon conhecia o verdadeiro nome do monstro, o contador de histórias não pôde vê-lo desaparecer. O que restava na jaula era apenas a criatura morta… Após sua morte, seu corpo foi exibido em uma jaula fora do palácio para ser comido pelos corvos enquanto o tempo passava.

Durante o inverno um homem de capacete e estranhas roupas chega aos portões do palácio do governador para oferecer seus serviços como guerreiro. Zombado por Zheng Li, o estranho visitante desafiou o governador a trazer o melhor guerreiro para um combate. Aceitando o desafio, o convocado para o duelo foi Yang Shih, o mesmo homem que havia matado a criatura há algum tempo atrás.

No meio desta luta o estranho homem disse algo que somente Yang Shih pôde ouvir, e isto fez com que ele perdesse a concentração. Neste mesmo momento a espada do obscuro personagem ultrapassou o ventre do guerreiro do governador e cortou o seu braço, manchando assim a neve com sangue.

Surpreso com a habilidade do estranho, Zheng Li aceitou-o como o substituto do seu guerreiro morto. Ao ser perguntado sobre seu nome, o estranho disse se chamar Chenglei, o que causou surpresa apenas em Yuan Heng, que havia ouvido este nome durante a morte da criatura.

Aceito a sentar ao lado do governador na mesa de jantar, o guerreiro Chenglei enquanto conversava sobre filosofia sacou de sua adaga. E em um rápido movimento, que ninguém pôde ver, decepou a cabeça de Shihong. Isto fez com que os soldados de Zheng Li investissem sobre o guerreiro, que os massacrou a todos sem piedade. A única pessoa que foi poupada da matança foi Yuan Heng, cuja piedade com Chenglei – enquanto era um monstro deformado – o salvou.

Após a partida de Chenglei o contador de histórias tirou o corpo do monstro da jaula, que ficava exposta no palácio, e colocou o corpo do governador no lugar, que havia morrido sem nenhum sinal de ferimento.

Enquanto os anos se passavam e o palácio se deteriorava o corpo de Zheng Li não apodrecia e nenhum animal se alimentava dele. Isto serviu de curiosidade para vários visitantes que vinham visitar o corpo inerte. Para sobreviver, Yuan Heng recebia moedas em troca de mostrar o cadáver e um pequeno truque: quando cutucado com uma vara, os olhos do governador se abriam!

Quanto ao misterioso guerreiro Chenglei, somente lendas foram criadas em torno do seu nome – que diziam que ele governava um pedaço do Inferno ao lado de sua concubina Shihong e seu exército de guerreiros mortos após desaparecer da face da Terra em um portal de fogo.

(**) O mandarim é uma das variações da língua chinesa falada na maior parte do norte e do sudoeste da China. Quando é considerado um idioma separado, como frequentemente é feito pela literatura acadêmica, o mandarim possui mais falantes do que qualquer outra língua no mundo. O idioma passou a ser a língua oficial da China em 1956.

Nunca o fim…

Continua na parte 4!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário