Nos últimos anos vimos uma crescente de filmes baseados em HQs com classificação adulta invadir as telas dos cinemas. Impulsionado pelo sucesso de Deadpool (2016), houve o lançamento de Logan (2017) e, mais recentemente, Venom e Deadpool 2 (2018). O sucesso mais recente é Coringa, interpretado por Joaquin Phoenix e que atualmente arrecadou US$ 936 milhões mundialmente. Empolgado com o sucesso, Todd McFarlane, que também deseja que o novo filme do Spawn também seja classificado para maiores de 18 anos R-rated, disse em sua visita à última New York Comic Con sobre como esta nova tendência pode influenciar os estúdios a lhe darem o apoio necessário.
“É interessante porque as pessoas de Hollywood às vezes dizem: ‘Não, não importa de quem você está falando. Isso não importa. Isso não importa’. É claro que importa, certo?”, McFarlane disse ao ComicBook.com. “Como já foi visto dezenas de vezes, o ‘filme A’ com o ‘tópico A’ é ótimo. Há uma corrida louca para replicá-lo. O programa de TV ‘A’ com ‘tópico A’ é bem-sucedido, há uma corrida louca para que todos possam replicá-lo também. Então, o que eu espero é que no ano passado tivemos o lançamento de Venom, e isso meio que adiciona uma marca de seleção no currículo porque eu posso dizer: ‘Ei, o cara que co-criou o Venom também tem esse personagem chamado Spawn'”.
Sobre o filme do Coringa, McFarlane fiz que isto pode ajudar a abrir as portas para que seu personagem também possa se transposto para as telas.
“Espero que Coringa seja grande, e isso provará que é possível fazer filmes com classificação R”, continua ele. “E houve filmes de super-heróis com classificação R como Logan e Deadpool, mas eu estou falando em que o conteúdo é sério, certo? Que alguém os pegou e fez essa história séria. E se isso funcionar, eles farão suas caixas de seleção e dirão: ‘Ei, você sabe do que precisamos mais? O que acabou de funcionar? Oh sim, classificação R, marque. Material de quadrinhos e sombrio, marque. E isso é Spawn, marque, marque, marque’. Então, eu tenho tentado dizer isso a eles. Eu acho que esse tipo de material funcionará, mas às vezes eles só precisam da prova no pudim para dizer ‘Oh! É o que você tem nos dito. Você está dizendo que o público pode ter uma dieta mais ampla do que apenas o PG 13′. Sim, sim. Em um nível sério, em um nível sério, não no nível Deadpool. Então eu poderei dizer: ‘Aqui está título que vendeu mais histórias em quadrinhos em uma única edição do que qualquer outro título de histórias em quadrinhos independentes americanas. É o título autoral mais longo da história da humanidade. ‘”
Para o site Phoenix New Times Todd McFarlane disse que o sucesso de Coringa quebrou a hegemonia dos filmes PG-13 que tem imperado no cinema, principalmente com a Marvel. Porém ainda é difícil convencer os executivos a investir em filmes mais sérios.
“Continuamos pressionando por isso. É interessante porque os filmes da Marvel, o MCU, têm se saído muito bem e esses são filmes em PG-13. Eu continuo tentando convencer as pessoas de que fazer um filme sério e sombrio de quadrinhos funcionará. Houve tanto sucesso com esses filmes da PG-13 que há uma resistência a eles em Hollywood. Mas desde que Coringa foi lançado, isso prova o que venho dizendo há mais de dois anos a qualquer executivo com quem eu possa conversar. Histórias em quadrinhos sombrias e sérias podem funcionar. Os filmes R podem ter sucesso. Então, de repente, recebi muitos telefonemas dizendo: ‘Todd, precisamos conversar com você sobre essa coisa sombria classificada como R você queria fazer’. Então Coringa me fez um favor. “
O novo filme do Spawn conta com Jamie Foxx (Al Simmons/Spawn) e Jeremy Renner (Max “Twitch” Williams). Greg Nicotero será o diretor de efeitos especiais e maquiagem. Com roteiro e direção do próprio Todd McFarlane com produção da Blumhouse Productions, o filme ainda não tem estúdio nem data de estréia, embora Todd planejou começar as filmagens em 2019.