Título Original: The Wind that Shakes the Barley – Part 2
Data de Publicação (EUA): Novembro/1999
História: Paul Jenkins
Desenhos: Dwayne Turner
Arte-final: Chance Wolf
Capa: Dwayne Turner e Chance Wolf
Cores: Drew Hutchinson, Jay Fotos e Todd Broeker
Letras: Oscar Gongora e Richard Starkings
RESUMO:
Richard Doyle é forçado a enfrentar seus próprios demônios para libertar a alma de Amy. Spawn instrui Richard a reviver os eventos que levaram à morte de Amy e a assumir a responsabilidade por isso. Spawn confronta os demônios que governam a alma de Richard e os força a liberar o espírito de Amy. A alma de Amy é, portanto, liberada de seu atual local de residência, que fica em Roxy, a gata de Richard. Sua reunião com ela deve esperar, mas agora é garantida devido à intervenção de Spawn.
CURIOSIDADES:
O título da história se refere a uma balada irlandesa cuja tradução é “O vento que sacode a cevada” e foi escrita por Robert Dwyer Joyce (1836-1883), um poeta nascido em Limerick e professor de literatura inglesa. A música foi escrita da perspectiva de um jovem rebelde condenado de Wexford que está prestes a sacrificar seu relacionamento com sua amada e mergulhar no caldeirão de violência associado à rebelião de 1798 na Irlanda.
O título da música foi emprestado para o filme de Ken Loach, de 2006, com o mesmo nome, que apresenta a música em uma cena. No Brasil o filme recebeu o nome de Ventos da Liberdade.