Referência de “A Queda do Morcego” em Spawn’s Universe?

Cena clássica pode ter servido de inspiração para a nova HQ

0
122

Atenção: o texto abaixo contém spoilers sobre a história de Spawn’s Universe. Recomenda-se que a leia a HQ antes de prosseguir

Spawn’s Universe #1, o especial que foi lançado na semana passada para dar início ao Universo Expandido idealizado por Todd McFarlane, fez bastante barulho no mercado de quadrinhos a ponto de conseguir esgotar nas comic shops para onde foram enviadas mais de 300 mil unidades e com uma segunda impressão já encomendada. Tal explosão fez com que Spawn retornasse a uma popularidade que há muito tempo não se via e um interesse maior no que está por vir já que McFarlane promete não apenas histórias do seu personagem principal mas também a mudança de holofotes para outros coadjuvantes, como por exemplo o Spawn Pistoleiro que ganhará uma revista própria em outubro deste ano.

Capa alternativa de Spawn’s Universe trazendo o Spawn Pistoleiro, que ganhará uma revista própria este ano. Arte de J. Scott Campbell

A revista teve quatro histórias, cada uma focando em um personagem diferente. A história principal era, logicamente, de Spawn e sua cruzada para livrar a Terra da influência do Céu e do Inferno. Continuando do ponto onde parou na edição #318, Spawn volta para a ilha do Spawn Ômega para descobrir a origem da energia que está causando terremotos ao redor do planeta. Para ajudá-lo, ele leva Cy-Gor consigo já que mal sobreviveu da última vez.

Enquanto a dupla enfrentava um exército pronto para proteger as instalações eis que surge um novo vilão chamado Disruptor cujo poder é de controlar a vontade de seus inimigos e emissão de descargas elétricas. Pegando Spawn e Cy-Gor desprevenidos, Disruptor subjuga-os facilmente, principalmente o gigantesco gorila cibernético cuja mente primitiva é totalmente controlada por ele.

Disruptor é o mais novo vilão das histórias de Spawn. Arte de Jim Cheung

O objetivo do vilão é reabrir as “zonas mortas” fechadas por Spawn para que os portais voltassem a funcionar. Vendo a resistência do herói, Disruptor acabo obrigando Cy-Gor a persuadi-lo em um dos momentos mais importantes da história. Erguendo o herói sobre sua cabeça, o gorila acaba partindo a coluna de Spawn e subjuga-o!

Cy-Gor quebra a coluna de Spawn no ponto alto da história

Para muitos leitores foi inevitável não se lembrar da clássica saga do Batman A Queda do Morcego (Knightfall, no original). Neste longo arco de história que durou aproximadamente 2 anos o Cavaleiro das Trevas passa dias enfrentando inimigo após inimigo após uma fuga em massa do Asilo Arkham, porém tudo não passava de um plano do novo vilão de Gothan, Bane, cujo objetivo era vencer Batman e dominar o submundo. Em seu primeiro embate Batman é facilmente dominado e Bane acaba derrotando-o com uma joelhada em sua coluna cervical, tornando-se assim uma das cenas mais lembradas nos quadrinhos, tanto que ela foi reproduzida no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), dirigido por Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale.

Bane quebra a coluna de Batman na edição #497 (1993). Arte de Jim Amparo e Dick Giordano
Bane também fraturou a coluna de Batman no filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Embora não haja até o momento nenhuma declaração sobre se Todd McFarlane e Jim Cheung decidiram homenagear Batman com esta cena, sabe-se que o criador de Spawn é um grande fã do Homem-Morcego e já desenhou a história Batman – Ano 2 além de também ter produzido junto com Frank Miller o crossover do herói com Spawn.

Para finalizar, diferente de Batman que ficou um bom tempo confinado a uma cadeira de rodas, Spawn ficou imobilizado por pouco tempo já que seu corpo é feito de necroplasma, assim ele pôde se recuperar com facilidade e rapidez. Não foi desta vez que veremos uma versão infernal do Azrael.


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

Instagram – https://instagram.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Deixe o seu comentário