A Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri, continua sendo um dos maiores poemas épicos de todos os tempos ao lado da Odisséia de Homero, a Eneida de Virgílio e o Paraíso Perdido de John Milton e sua importância é tão grande culturalmente pois muitas das passagens relatadas em suas páginas serviram de inspiração para diversos tipos e artes, seja na música, cinema e histórias em quadrinhos, mais particularmente Spawn. A forma como o Inferno é dividido em níveis na história e o próprio nome do senhor do Oitavo Círculo, Malebólgia, vieram diretamente da primeira parte do poema, que foi dividido em Inferno, Purgatório e Paraíso.

Muitas tentativas de transpor o poema para as telas do cinema foram feitas, mas talvez pelo grau de complexidade que ele apresenta poucos resultados foram satisfatórios. Uma destas tentativas foi o filme de 1935 chamado A Nave de Satã (Dante’s Inferno) que apenas lembra vagamente a Divina Comédia, sendo que há uma cena de 10 minutos que mostram cenas do Inferno como retratadas no poema.

A Nave de Satã, de 1935, é um dos primeiros filmes que fez menções à Divina Comédia

Outro filme que faz pequenas alusões à Dante é Amor Além da Vida (What Dreams May Come) de 1998 e que ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais. Estrelado por Robin Williams e Cuba Gooding Jr, ele conta a história de um médico que morre e vai para o Paraíso enquanto sua esposa fica na Terra e entra em um processo de depressão até cometer suicídio e por isso acaba indo para o Inferno. Para tentar resgatar sua esposa, ele terá que atravessar vários obstáculos para alcançá-la.

Com uma viagem muito parecida com a que Dante fez para encontrar Beatrice, uma das cenas retrata os condenados enterrados na Terra e somente com o seu rosto descoberto. Isto pode ser uma referência ao Cócito, nono e último nível do Inferno de Dante.

No filme Amor Além da Vida Robin Williams empreende uma viagem para resgatar sua esposa do Inferno

Um dos mais recentes filmes que faz referência direta à Divina Comédia é Inferno, de 2016. Baseado na obra homônima de Dan Brown, Tom Hanks é Robert Langdon, um famoso simbologista que tenta impedir que um vírus mortal seja espalhado pela Terra e as pistas para encontrar os responsáveis estão na pintura Mapa do Inferno, de Sandro Botticelli, que representa o Inferno de Dante em forma de funil.

A pintura de Botticelli teve uma grande importância no filme/livro Inferno

E para finalizar este giro não podemos esquecer do jogo Dante’s Inferno, que depois virou uma animação. Neste jogo, que foi lançado exclusivamente para Xbox 360, Dante é transformado em um cavaleiro templário que precisa atravessar os nove círculos do Inferno em busca de Beatrice que foi sequestrada por Lúcifer. Embora tenha havido toda esta mudança para transformar o jogo em uma aventura dinâmica, a fidelidade com a obra original é impressionante já que tudo que é visto no poema foi transposto perfeitamente como os personagens históricos e mitológicos, as descrições dos pecados, os juízes etc.

Dante’s Inferno é um jogo épico que transpôs com fidelidade várias partes da Divina Comédia

Porém existe um filme que até há pouco tempo era desconhecido e é o único que conseguiu levar a Divina Comédia, mais precisamente o primeiro ato do poema, com incrível precisão, sendo considerada única obra do gênero, e o nome deste filme chama-se L’Inferno.

Capa do DVD do filme L’Inferno

L’Inferno (O Inferno) é um filme mudo italiano de 1911 e que foi dirigido por Francesco Bertolini, Adolfo Padovan e Giuseppe de Liguoro é considerada a primeira adaptação da Divina Comédia. Considerada uma superprodução para a época, ela também foi muito cara para ser realizada já que foram utilizados diversos efeitos especiais (novidades até então) e durou 3 anos para ser concluído. Ele foi exibido pela primeira vez no Teatro Mercadante em 10 de março de 1911, tornando-se um grande sucesso. Por causa da sua incrível fotografia e história obteve uma arrecadação superior a US$ 2 milhões nos Estados Unidos, desta forma o filme é considerado o primeiro blockbuster da história.

Com cenário muito vastos, grande quadro de figurantes e atores, L’Inferno conta a história da descida de Dante ao Inferno em companhia do poeta Virgílio e atravessa os nove círculos do Inferno para se encontrar com Beatrice que se encontra no Paraíso. Praticamente todas as descrições da primeira parte do poema são mostradas com incrível precisão, além da fotografia que foi inspirada nas gravuras de Gustave Doré retratando com fidelidade anjos, demônios e outras criaturas presentes no livro.

Em um dos momentos do filme Dante e Virgílio encontram Bertran de Born no Oitavo Círculo, condenado a segurar a própria cabeça
A cena foi inspirada em uma das gravuras de Doré com extrema precisão

Por anos os originais do filme ficaram perdidos. Foi então que, recentemente, o filme foi encontrado na Filmoteca Vaticana e restaurado graças à combinação de diversos outros materiais resgatados dos arquivos do American Film Institute, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e do British Film Institute. Recebendo uma nova trilha sonora composta pelo grupo Tangerine Dream, o filme foi reapresentado no Future Film Festival em Bolonha, na Itália em 2006.

Além de ser considerado o primeiro filme italiano com efeitos especiais (o primeiro do gênero é Viagem à Lua, de 1902), é o longa metragem mais antigo a sobreviver ao tempo que se tem conhecimento já que sua duração é de 1h 11m. Você pode assistir ao filme legendado em português abaixo.

Ficha Técnica

Título original: L’Inferno
Ano de lançamento: 1911
Duração: 68 min
Direção: Giuseppe de Liguoro
Roteiro: Dante Alighieri (A Divina Comédia)
Elenco: Salvatore Papa (Dante Alighieri), Arturo Pirovano (Virgílio), Giuseppe de Liguoro (Farinata degli Uberti), Augusto Milla (Lúcifer), Pier Delle Vigne (Conde Ugolino), Attilio Motta e Emilise Beretta
Direção de fotografia: Francesco Bertolini e Sandro Properzi
Direção de arte: Emilio Roncarolo

Confira algumas cenas em nossa galeria de imagens:


Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%27inferno

http://cinemalivre.net/filme_inferno_1911.php

https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u57017.shtml


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – https://instagram.com/spawnbrasil

Orkut https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário