Este encontro aconteceu na capa da edição de aniversário do clássico catálogo de quadrinhos dos EUA, o “The Overstreet Comic Book Price Guide” Volume 50.

Quem diria que este encontro tão esperado entre Spawn e Homem-Aranha iria acontecer apenas numa capa para a edição especial nº 50 do maior catálogo de quadrinhos para colecionadores e também (talvez principalmente) para revendedores/lojistas de comic shop locais.

O “mistério” começou pelo próprio Todd McFarlane através de sua rede social onde ele postou apenas este desenho rascunho do Homem-Aranha com a legenda que dizia: “Shhhh… aqui tá meu rascunho para uma imagem Top Secret (com um herói do meu passado) que estou trabalho atualmente. Não mostre isso para ninguém.

Rascunho feito por quem entende muito de desenhar Homem-Aranha, já que Todd foi importante para o herói pois popularizou as teias-de-aranha espaguete, o jeitão aracnídeo dele fazer poses impossíveis e os olhos grandes na máscara!

Se você quiser imprimir este pôster em alta resolução, vá até ao final desta matéria e baixe o arquivo!

Mas afinal de contas que diabos é este “The Overstreet Comic Book Price Guide”? Vamos descobrir agora!

O The Overstreet Price Guide, conhecido pela sigla OCPG (em tradução livre significa “O Guia de Preços Overstreet”) é um anuário que praticamente cataloga todos os preços dos quadrinhos dos EUA. Já algum tempo em suas capas ele traz um desenho especial, feito por um artista convidado… e deste ano é Todd McFarlane! Além disso, para se manter atual e relevante, ele trás matérias, descontos e um hall da fama próprio.

Depois de muitos anos aguardando e dos fãs sempre pedirem, a oportunidade de ver Homem-Aranha e Spawn juntos finalmente aconteceu e desenhado pelas mãos de quem mais entende do assunto: Todd Father “Big Mac” McFarlane!

Por aqui no Brasil chegou a existir uma tabela de preços para ajudar os jornaleiros no momento da venda dos quadrinhos e de revistas em geral (principalmente os da Editora Abril), época em que o plano Real ainda não havia sido implementado pela equipe econômica do então presidente Fernando Henrique Cardoso, já que a inflação vivia nas alturas e os preços variam demais. Esta tabela de preço pelo menos tentava padronizava tudo, mas era algo único e exclusivo ao jornaleiro, não ia para o público (e nem tinha o porquê disto). Talvez o mais próximo que chegamos de um catálogo como o Overstreet foi feito de forma virtual através do site Universo HQ, que trazia um checklist mensal de praticamente todas as editoras do Brasil junto com os preços de cada edição.

Mas nos EUA, o livro guia Overstreet existe desde 1970. Nomeado em homenagem a Robert M. Overstreet, colecionador de moedas, pontas de flechas e gibis, o OCPG começou como uma tentativa de fornecer uma fonte definitiva para determinar preços para o hobby de colecionar gibis. No final da década de 1960, as pessoas estavam com fome de quadrinhos fora de catálogo (ou que não eram as correntes do mês e que já haviam sido recolhidas algum tempo). No mesmo período, os vendedores de quadrinhos descobriram que muitos quadrinhos esgotados e mais difíceis de encontrar comandavam preços premium de colecionadores que tentavam adicioná-los às suas coleções.

O objetivo do OCPG era originalmente estudar as listagens dos revendedores e criar um guia de referência estável para determinar os preços. Apenas alguns anos antes, um fã de quadrinhos de Kansas City, Missouri, chamado Jerry Gwin Bails (1933-2006) estava organizando fanzines e, com base em seus dados, publicou seu próprio guia de colecionador para a primeira era heroica. Familiarizado com o trabalho de Bails, Overstreet entrou em contato com ele e fez uso de seus dados para produzir o que foi chamado de então um “guia definitivo” para o valor dos quadrinhos existentes da época.

Algumas capas dos anos anteriores do “Guia de Preços de Quadrinhos da Overstreet”

Com uma tiragem de exatamente 1000 cópias, o OCPG foi quase imediatamente recebido pelos colecionadores logo na sua primeira publicação, lá nos anos 1970, como uma ferramenta indispensável para obter uma ideia do valor dos seus quadrinhos. O Guia foi tão popular que, apenas seis anos depois, foi escolhido para distribuição nacional. O Oversteet Guide é atualmente distribuído pela Gemstone Publishing, uma subsidiária da famosa distribuidora de quadrinhos na América do Norte, a Diamond Distributors de Steve Geppi.

O catálogo então virou um item indispensável para as lojas de quadrinhos especializados (as comic shop) e também para os especuladores de quadrinhos. Talvez menos para os colecionadores casuais. Porém, como vem acontecendo com tudo em forma física (como discos de música, jogos de vídeo-game e os quadrinhos), este tipo de catálogo vem perdendo força de uns anos para cá por causa da Internet. Sites como GoCollect.com e o próprio eBay viraram outras formas de você procurar por preços de quadrinhos. Nós aqui no Brasil temos o (muitas vezes irreal) Mercado Livre, talvez.

Claro que aqui no Brasil não temos esta cultura de colecionismo e especulação de quadrinhos como acontece nos Estados Unidos. Mas por isso mesmo é sempre importante se reinventar, inovar e propor sempre novas maneiras de segurar sua audiência. O Oversteet Guide ainda tem muito prestígio e importância para o mercado de quadrinhos dos EUA, por isso, Spawn e Homem-Aranha estão na capa deste ano! Mais um recorde para o tio Todd… Será que vem coisa boa pela frente? Tomara!

Até mais, soldados do oitavo círculo.

Ainda não foi desta vez que vamos ver uma história completa entre os dois, mas nunca se sabe…

Referência: Blog do GoCollect e ToddFather Talk


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Deixe o seu comentário