Em teoria foi causada pelos dois! A resposta curta: foi o Batman. A resposta longa: foi o Houdini! Então entenda o caso lendo a matéria abaixo.

Trecho originalmente escrito na matéria Todd McFarlane não sabe contar?.

A edição número 19 e 20 foram aquelas histórias em duas partes chamadas A Hora do Show“Showtime”, no original – escrita por Tom Orzechowski e Andrew Grossberg, onde vemos o Spawn junto do mágico escapista Houdini.

Nesta história (“A Hora do Show, partes 1 e 2”, edição 18 e 19 brasileira), Houdini ensina Spawn a usar seus poderes como se fossem mágica.
Juntos nesta história, Spawn e Houdini se infiltram para tentar impedir a explosão de uma bomba nuclear. Sim, eles utilizam um carro voador!

Curioso lembrar que estas duas histórias (as números 19 e 20 – sendo que aqui no Brasil saíram nos números 18 e 19, onde a revista se tornou quinzenal ao invés de mensal e teve um reajuste de preço de capa), elas fazem uma “pequena conexão” com os fatos ocorridos na minissérie especial Spawn/Batman (escrita por Frank Miller e desenhada por Todd McFarlane), pois no final de ambas as histórias vemos o Spawn com aquele famoso ferimento bem no meio do seu rosto, onde depois ele utilizou de um cadarço de tênis para costurar seu rosto (e que serviria de amuleto para Cyan no futuro, a partir da edição 51).

Na história do Houdini o ferimento foi causado por algum acidente depois de uma explosão (o que ficou meio confuso essa parte final da história, pois numa página está “tudo bem” e na outra página já está com um machucado no rosto).

Páginas da história de Spawn #20 onde ele ganha a cicatriz no meio do rosto após uma explosão nuclear! O que não ficou muito bem explicado…

Já na história com o Batman o ferimento foi causado pelo próprio morcegão a lá “Cavaleiro das Trevas”… Batman quem jogou um batarang no meio do rosto do Spawn!

Do lado esquerdo temos a página 4 de Spawn #21. Do lado direito temos a última página da história do especial Spawn/Batman. Na edição brasileira da Editora Abril, na legenda, ao invés de apontar para “ver os fatos ocorridos anteriormente nas edições 18 e 19”, eles colocaram apontando para “ver o especial do Spawn/Batman”. Como a Editora Abril publicava ambas as revistas das editoras DC Comics e Image Comics, talvez (pra eles) não teria problema… só que não.

Parando para pensar, isso foi uma bela jogada de mestre – ter duas versões para um mesmo fato ocorrido – pois incluir algo que aconteceu em uma “minissérie” com outro personagem de outra editora poderia gerar problemas na justiça (e a gente sabe que McFarlane “adora” ir aos tribunais – só que não, leia mais sobre os problemas na justiça aqui). Mesmo assim o tio Todd colocou esse ferimento no rosto do Spawn, causado pelo corte feito pelo Batman, como algo canônico! Por isso a edição do Houdini (números 19 e 20) demoraram para serem lançadas, ocasionando assim talvez os atrasos… Entenda melhor este caso dos atrasos das revistas do Spawn nesta matéria abaixo:

Jogada de mestre!

Até mais soldados do oitavo círculo.

Deixe o seu comentário