25 Anos de Spawn no Brasil

Em março de 1996 título chegava às bancas brasileiras

0
285

O ano era 1996 e as bancas eram tomadas em sua totalidade pelos títulos da Marvel e da DC, foi então que uma terceira força surgiu e abalou o mercado editorial brasileiro. Ela chamava-se Image Comics e, assim como aconteceu 4 anos antes nos Estados Unidos, trouxe uma série de novidades, desde páginas com mais ação, cores espetaculares, melhor acabamento gráfico e personagens totalmente desconhecidos do grande público.

Inicialmente a Image foi dividida entre duas editoras brasileira. A editora Globo saiu na frente e publicou os títulos da WildStorm e Top Cow enquanto a Abril ficou com os títulos da Extreme, Highbrow e TMP, este último contendo o quadrinho de maior sucesso da editora: Spawn, criação do artista superstar Todd McFarlane.

Capa original remasterizada digitalmente

O primeiro número de Spawn chegou às bancas brasileiras em março daquele ano e se tornou um dos títulos mais vendidos do país, batendo de frente contra medalhões como Homem-Aranha e Superman. A história do agente do governo que foi morto, foi ao Inferno e fez um pacto para rever sua esposa agradou várias pessoas que passaram a comprar as próximas edições rigorosamente. Sua primeira história, Questões – Parte 1, mostrava a chegada de Spawn à Terra com apenas fragmentos de memória sobre sua vida anterior e tentando entender sobre sua nova existência.

A revista contou com a edição e tradução de Mário Luiz C. Barroso, letras de Gisele Emann Tavares e adaptação de Sadika Osmann. Contendo 32 páginas, ela era bem fiel à edição americana tanto ao conteúdo quanto à capa; na verdade o tipo de papel utilizada acabou sendo melhor que sua irmã original.

Conforme o sucesso ia crescendo, os fãs exigiam mais histórias do Soldado do Inferno, assim a editora Abril trouxe outras minisséries como Violador, Feudo de Sangue e Ângela, o especial A Bíblia do Spawn e até mesmo a série animada da HBO em formato de VHS. A sucesso foi tão grande que a revista chegou a ser quinzenal e um segundo título foi lançado: A Maldição do Spawn.

Vinte e cinco anos depois, embora a quantidade de fãs seja menor, os que permaneceram continuam fiéis através da comunidade Spawn Brasil que se tornou o ponto de concentração para debates, dúvidas e conversas sobre os rumos da história. Com a chegada do próximo encadernado pela editora New Order, Guerra Contra Satã, esperamos que Spawn possa continuar vivo por aqui pelo mesmo tempo e além. Feliz Aniversário, Spawn!


Siga o Spawn Brasil em nossas redes sociais:

Grupo do Facebook – https://facebook.com/groups/spawnbrasil

Fanpage – https://facebook.com/spawnbrasil

YouTube – http://youtube.com/spawnbrasiloficial

Instagram – @spawnbrasil

Orkut  https://orkut.br.com/MainCommunity?cmm=70098

Deixe o seu comentário