Após o sucesso da revista mensal de Spawn houve a necessidade de se criar um segundo título para que pudessem ser contadas histórias de outros hellspawns, tanto do passado quanto do futuro, além de contos relacionados aos personagens secundários da revista principal. Assim, em setembro de 1996, foi lançada nos Estados Unidos a revista Curse of the Spawn, cujo arco inicial girava em torno de Daniel Llanso, um jovem de 400 anos no futuro que passou boa parte de sua adolescência preso após matar o seu pai abusivo para proteger sua mãe e irmã e que acaba morrendo durante uma viagem espacial. Anos depois, após o Armagedom ter chegado à Terra, ele renasce como um hellspawn com o objetivo de liderar os exércitos do Inferno na Terra, porém acaba se rebelando e passa a lutar pela humanidade. Este arco acabou gerando uma edição especial que concluía a história de Daniel Llanso chamada Spawn: Blood and Salvation.

Seguindo o arco de Daniel Llanso várias outras histórias foram publicadas, seja sobre outros hellspawns (como Raenius, Angel e Spawn Zumbi) ou de personagens ligados à Al Simmons (Sam & Twitch, Jessica Priest e Tony Twist). Ao todo foram publicadas 29 edições, cuja última história foi lançada em março de 1999. Todas as histórias foram escritas por Alan McElroy, que foi roteirista do filme do Spawn de 1997 e da série animada da HBO. Os desenhos ficaram a cargo de Dwayne Turner e Clayton Crain, enquanto a arte final contou com Chance Wolf, Todd McFarlane e outros.

Após o término da revista foram lançados diversos encadernados. A lista é a seguinte:

  • Curse of the Spawn: Livro 1: Sacrifice of the Soul (edições 1 a 4)
  • Curse of the Spawn: Livro 2: Blood and Sutures (edições 5 a 8)
  • Curse of the Spawn: Livro 3: Shades of Grey (edições 9 a 11, e 29)
  • Curse of the Spawn: Livro 4: Lost Values (edições 12 a 14 e 22)

Além disto, em agosto de 2006, foi lançado o encadernado The Best of Curse of the Spawn, contendo 512 páginas em preto e branco e englobava praticamente todas as edições. Os únicos desfalques ficaram por conta do arco da Ângela (edições 9-11) devido ao processo de Neil Gaiman e o arco de Tony Twist (edições 17-19) por causa também de um processo movido por um jogador de hóquei de mesmo nome.

No Brasil, a revista foi publicada pela editora Abril em março de 1999 com o título A Maldição do Spawn, porém ela não seguia exatamente a numeração original. A primeira edição (arco da Ângela) equivalia à edição 9 americana e o motivo desta troca se devia que, ao mesmo tempo, estava sendo lançada a edição 62 de Spawn, que tinha estreita ligação com este número de Curse. O arco de Daniel Llanso, que foi o primeiro da série, jamais foi lançado no Brasil.

A Maldição do Spawn durou apenas 12 edições, cujo último número foi lançado em fevereiro de 2000, porém não foi o último número de Curse of the Spawn. Em maio de 2000 a editora Abril lançou a mini-série em três partes A Caçada ao Poderoso Chefão (arco de Tony Twist) que equivalia às edições 17 a 19 da série original.


Deixe o seu comentário